Site icon Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Podcast de Medicina: quais você precisa escutar agora mesmo?

podcast-de-medicina
Leia em 4 min.

O dia a dia de um médico é bastante corrido, pois além dos atendimentos dos pacientes, existe uma clínica para gerenciar. Manter-se atualizado pode ser uma tarefa complicada. Mas, se o problema é tempo, temos a solução! Você já ouviu falar sobre podcast de Medicina?

Clique no player para escutar o áudio do conteúdo:

A inovação é uma tendência em qualquer área de atuação. Na área médica, manter os tratamentos atualizados e buscar novas metodologias, que atendam aos pacientes da melhor forma, é essencial.

Nesse sentido, conhecer os dados da área médica é básico para qualquer profissional da área, seja para gerenciar um consultório, seja para o atendimento dos pacientes em si.

Por causa da rotina pesada de trabalho, muitas vezes ir à palestras ou até mesmo fazer cursos a distância pode ser algo difícil.

Nesse cenário, o podcast de Medicina é uma ferramenta que pode ser uma grande aliada. Trata-se de um conteúdo produzido em formato de áudio, que pode ser reproduzido onde você quiser, quando você quiser.

Essa é uma forma prática que você pode absorver conteúdo, ao mesmo tempo que otimiza o seu tempo. Você pode ouvir um podcast enquanto dirige até seu consultório, enquanto espera ser atendido em algum lugar ou antes de dormir.

O formato é prático e pode ser de muita qualidade, se você souber onde procurar.

Quer conhecer as principais opções da área? Então acompanhe a leitura e confira!

A popularidade dos podcasts

Uma pesquisa feita pela PodPesquisa, em 2018, mostra o perfil das pessoas que consomem esse tipo de conteúdo, seus hábitos e os assuntos mais populares entre os entrevistados.

Segundo os dados, 51% das pessoas ouvem podcast todos os dias e 79% escutam o conteúdo quando estão em trânsito.

Ainda que a popularidade desse formato seja recente, os podcasts estão presentes no Brasil desde 2004. Nesse ano, a pesquisa contou com a participação de aproximadamente 4 mil pessoas; em 2018, esse número subiu para 22 mil. 

Não dá para negar: os podcasts estão com tudo quando se trata de consumo de conteúdo, independentemente do tema.

Quer se manter atualizado na área da saúde? Selecionamos os principais podcasts de Medicina, continue a leitura e descubra! 

Principais podcasts de Medicina

Ao buscar conteúdo, o médico precisa garantir a idoneidade das informações.

As fontes precisam ser confiáveis e o material deve ser robusto para que os assuntos tratados possam ser absorvidos e aplicados na sua clínica, com responsabilidade e de forma a beneficiar os pacientes.

Para isso, selecionamos alguns dos principais podcasts de Medicina para que você tenha acesso ao melhor conteúdo e possa potencializar o tratamento que é oferecido em seu consultório!

Saúde Digital

A marca Saúde Digital vem com a proposta de conectar o mundo da tecnologia com o mundo da Medicina e tem como missão inspirar, informar e equipar médicos para o mercado de trabalho. 

O podcast oferece diversos conteúdos, tanto voltados ao conhecimento médico em si, quanto um conteúdo voltado para empreendedorismo, essencial para quem administra ou quer abrir sua própria clínica.

MedCast

O MedCast atua há mais de três anos como podcast de Medicina e também aborda assuntos variados, como temas relacionados a metodologias e ferramentas para médicos e também argumentações sobre a profissão em si. 

Esse programa já é ouvido por médicos de todo o Brasil e trata-se de um dos que possuem maior alcance no país.

Ausculta Cast

Mais voltado para estudos de caso e assuntos mais técnicos, o Ausculta Cast oferece conteúdos voltados aos principais temas da Medicina da atualidade.

Ainda que seja um canal recente, o conteúdo é robusto e excelente para médicos de qualquer idade. 

Os criadores do Ausculta Cast trazem também entrevistas e revisões clínicas para os ouvintes.       

Maratona da Saúde

A principal característica do Maratona da Saúde é que seu conteúdo é baseado em entrevistas com grandes nomes médicos do país, que trazem suas diferentes especialidades aos conteúdos oferecidos.

Além disso, alguns episódios são focados em algumas doenças específicas.

TEDTalks Health

O TED Talks já é uma marca bem conhecida no mercado e isso não seria diferente quando o assunto é Medicina. Para quem não sabe, o TED Talk é um talkshow que traz apresentações de diversos profissionais para falar sobre temas específicos.

Na aba “Health” do site da marca é possível encontrar um compilado de áudios de programas que abordam assuntos sobre inovação, tendências e novas descobertas relacionadas à Medicina

O mais interessante é que os programas trazem especialistas de diferentes lugares do mundo para falar sobre assuntos relevantes a médicos que atuem em qualquer lugar. 

Medicina em debate

O podcast Medicina em Debate oferece uma visão completa sobre Medicina, mas fala também sobre saúde pública e política, o que o difere um pouco dos demais.

Os áudios levantam diversos temas polêmicos que afetam a saúde do Brasil, além de outros temas relevantes.

PQU Podcast

O PQU Podcast produz conteúdos voltados à Medicina psiquiátrica. Os temas abordados têm como objetivo divulgar informações atualizadas e balanceadas sobre diversos temas relacionados à psiquiatria.

Neurocast

O Neurocast é um podcast que, assim como o PQU, tem foco específico em uma área da atuação médica. No caso, a neurocirúrgica.

Muito mais técnico, o conteúdo desse canal é produzido nos departamentos da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e apresenta clássicos da literatura, assim como opiniões sobre elementos polêmicos dentro do tema.

Fronteiras da Ciência

O podcast Fronteiras da Ciência aborda temas não focados na Medicina, mas sim na ciência em geral. Especialistas tratam de temas voltados à atualidade, prometendo preencher as lacunas deixadas pelo ensino formal das universidades.

A Medicina é algo que muda constantemente. Novas descobertas são frequentes, assim como a criação de novos métodos de tratamento para diferentes áreas de atuação.

Um médico precisa estar sempre o mais atualizado possível, afinal, a saúde dos seus pacientes depende disso.

Acompanhar um podcast de Medicina é uma forma de você acompanhar as tendências e proporcionar aos seus pacientes metodologias inovadoras, que realmente tragam melhorias. 

Assim, você e seu negócio ficam atualizados e sua clínica pode oferecer a melhor forma de tratamento para seus pacientes, o que facilita também a fidelização.

Quer saber outras formas de fidelizar ainda mais seus pacientes? Baixe nosso ebook gratuito com 15 técnicas para fidelizar seus pacientes:

Gostou do conteúdo? Conte para gente o que achou, reaja e não esqueça de compartilhar o conteúdos com seus amigos! 🙂

Exit mobile version