Você sabe que saber como escolher a localização da clínica é fundamental antes de abrir o seu estabelecimento de saúde? Essa escolha pode, inclusive, nortear os tipos de serviço que você e outros profissionais oferecem.
Todos nós sabemos que uma boa localização ajuda nas vendas de qualquer tipo de empreendimento.
Quando pensamos no comércio “comum”, por exemplo, sabemos que certas áreas de uma cidade podem ser conhecidas por ter mais lojas de roupas, de acessórios, entre outros.
No caso de uma clínica médica, mesmo que não estejamos vendendo produtos, e sim serviços, a localização é muito importante.
Por vezes, escolhemos profissionais que estejam mais próximos de nossas casas ou de nossos trabalhos. Afinal, ninguém quer perder tempo e dinheiro nos deslocamentos para um atendimento, não é?
Além disso, a localização também deve estar alinhada com o tipo de público que você irá atender. Um exemplo clássico são as clínicas que oferecem serviços estéticos e cirurgias plásticas.
Esse tipo de serviço é buscado principalmente por mulheres das classes A e B. Nesse sentido, não faz sentido abrir uma clínica estética num bairro que esteja afastado dessas pessoas ou num lugar que não seja condizente com a realidade financeira delas.
Por todos esses motivos, escolher a localização da clínica do jeito certo é essencial. Neste artigo que preparamos para você, vamos trazer os detalhes de como você deve fazer isso.
Você aprenderá mais sobre:
Qual a importância da localização da clínica?
O endereço da clínica ou consultório médico é de suma importância. Quando você escolhe um local para abrir um negócio, é necessário que este local tenha algumas características.
Além de ter um bom endereço, também é importante buscar um imóvel que cumpra as necessidades da clínica. Deve-se investir um bom tempo em pesquisa e visita de imóveis – não tenha preguiça, isso valerá bastante a pena.
Ao escolher a localização para o seu estabelecimento de saúde, tenha em mente que ele deve ter as seguintes características:
- A rua e o bairro devem ser de fácil acesso para o público que você busca atender. Se os seus clientes são das classes A e B, o seu endereço também deve estar em um bairro desse padrão;
- Ser um ambiente tranquilo e silencioso. O ideal nesse caso é evitar avenidas grandes, que tenham muito fluxo de carros e pessoas. Você pode estar próximo dessas avenidas, mas em ruas paralelas;
- O local deve ter opções de estacionamento para os pacientes. É importante ter um número mínimo de vagas para os clientes da clínica e também haver a opção de se estacionar na rua ou em estacionamentos particulares a no máximo 1 quarteirão.
Como a localização impacta o funcionamento de uma clínica médica?
Sua clínica tem mais chances de prosperar se estiver localizada perto de seus clientes.
É essencial que você busque estudar o entorno da sua clínica, buscando conhecer os estabelecimentos que mais têm a ver com o seu público alvo e quais devem ser evitados.
Por exemplo, imagine uma clínica pediátrica em uma avenida de trânsito caótico, possivelmente os pais evitariam tal localização e procurariam uma clínica em uma rua mais tranquila.
Além disso, é importante que a sua clínica esteja no Google Maps para que os seus pacientes encontrem a sua clínica de forma fácil e rápida.
No Google Meu Negócio (GMN), você pode cadastrar gratuitamente todas as informações da sua clínica como um ponto comercial.
Dessa forma, você passa a constar no Google Maps e os pacientes podem usar o GPS para chegar ao estabelecimento.
Como saber a localização ideal para sua clínica médica?
Leve em consideração o seu público-alvo
Como já apontamos anteriormente, o público-alvo deve ser uma das partes principais no planejamento e escolha da localização.
A sua localização deve “agradar” a esse público, facilitando tanto o seu acesso quanto a permanência e locomoção.
Se você está fazendo uma clínica para os públicos A e B, a clínica obviamente terá uma localização diferente de uma clínica popular.
Nesses primeiros públicos, normalmente os pacientes vão às consultas de carro particular ou carros de aplicativo.
Por outro lado, em clínicas populares, muitos acabam indo por meio do transporte público.
Então, ter pontos de ônibus ou estação de metrô próximas à sua clínica pode ser mais relevante para essas pessoas e antes de escolher seu imóvel, você deve pensar nisso.
O perfil das pessoas que você atende também deve nortear a escolha da localização pela vizinhança. Públicos das classes A e B prezam por ambientes mais arborizados e nobres, por exemplo.
Evitar locais muito movimentados e aglomerações é necessário para agradar a estas pessoas.
Observe a estrutura do imóvel
Não há nada mais frustrante do que encontrar um imóvel bom com localização ruim ou uma localização maravilhosa com um imóvel péssimo.
Como você está montando uma clínica, o mais provável é que você se mantenha na mesma localização por muitos anos.
Por isso, é importante que você esteja na melhor estrutura possível para atender e receber os seus pacientes.
Em um primeiro momento, verifique sobre qual é o estado de conservação da fachada e das paredes internas e externas. Mesmo que você precise fazer uma reforma, o ideal é que o local esteja em um bom nível de conservação.
Isso poderá dar um parâmetro sobre o quanto você vai gastar – e principalmente sobre quanto tempo esse tipo de reforma vai levar.
Posteriormente, você deve verificar o funcionamento de torneiras e pontos de eletricidade. Se possível, contrate especialistas para fazer esse tipo de verificação e evitar sustos durante a reforma – ou pior, durante o funcionamento.
Atente-se há concorrentes na vizinhança
Ter concorrentes nem sempre é um mal sinal, mas tudo depende do lugar que você está, da qualidade dos seus serviços e principalmente dos serviços que sua clínica e seus concorrentes prestam.
Nesses casos, o melhor a se fazer é estudar previamente a região e visualizar os possíveis concorrentes. Às vezes, podem existir clínicas no mesmo bairro, mas que prestam serviços para diferentes tipos de clientes.
O ideal é que não haja concorrência direta e se houver, buscar imóveis em outras regiões que tenham o mesmo tipo de público, mas ainda não são atendidos pelo seu tipo de estabelecimento.
Características do bairro
As características do bairro são relevantes na hora de escolher onde abrir uma clínica. Imagine, por exemplo, um bairro predominantemente industrial.
Mesmo que o aluguel lá seja mais barato e o imóvel seja exatamente do jeito que você procura, dificilmente você terá pacientes suficientes para manter a sua operação no nível que deseja.
Bairros com histórico de violência também devem ser evitados, já que isso traz mais uma objeção para o paciente escolher a sua clínica para ser atendido.
Clínicas médicas podem estar em bairros predominantemente residenciais sem problemas, desde que haja um alvará para isso.
O uso destes bairros residenciais para abrir o seu negócio pode ser uma boa oportunidade, sobretudo se você estiver perto do seu público-alvo.
Se você estiver escolhendo um bairro por causa disso, tente se localizar nas regiões mais centrais do bairro, para ficar equidistante de tudo.
Facilidade de locomoção e visibilidade
“Quem não é visto não é lembrado”. Uma frase do mercado publicitário que faz todo sentido, mesmo que estejamos falando de clínicas e consultórios médicos.
Não adianta nada ter um estabelecimento maravilhoso, mas as pessoas não sabem como chegar ou não conseguem ver. Por isso, é importante escolher um local que tenha fluxo de pessoas.
Além disso, as pessoas devem conseguir chegar de forma fácil ao seu estabelecimento – seja por transporte público ou carro particular.
Estar nas regiões mais conhecidas de uma cidade pode até custar caro, mas não mais do que perder clientes importantes.
Por isso, não deixe de analisar quão distante o seu estabelecimento está dos seus possíveis clientes e sempre se questione se as pessoas que não conhecem a sua clínica conseguirão ver a sua fachada e o seu letreiro.
Como uma boa fachada ajuda na localização da clínica médica?
Uma boa fachada de clínica médica deve ser elegante, sóbria e ao mesmo tempo ajudar as pessoas a identificarem o que há dentro daquele imóvel.
Não adianta nada investir mundos e fundos na decoração interna e em bons móveis, se as pessoas não chegarem até você por não saberem onde você está.
Veja quatro pontos que você deve ter atenção na hora de escolher os itens da sua fachada.
Letreiro moderno
Um bom letreiro é aquele que dá as informações necessárias de forma rápida a quem está passando na rua. Nesse sentido, evite letreiros cujas fontes só são entendidas quando se está muito perto.
Um exemplo disso são as clássicas letras cursivas que, embora sejam do gosto de muita gente, nem sempre fazem sua função principal: comunicar.
O ideal é que o letreiro esteja em tamanho condizente com a fachada, com um logotipo e o nome em boas dimensões. É importante que abaixo haja um subtítulo, com a inscrição “clínica médica” ou a especialidade caso haja.
Iluminação
A iluminação também é parte importante, mesmo que a sua clínica só funcione durante o dia. Imagine que alguém esteja passando em frente à sua clínica durante à noite e precise de uma consulta para o dia seguinte.
Essa pessoa vai ver o letreiro e a fachada iluminada e pensar: “vou ligar amanhã cedo e tentar marcar uma consulta”.
Por outro lado, se a fachada não está suficientemente iluminada ou o letreiro está apagado, pode dar a impressão de que o lugar está “abandonado” ou então a pessoa sequer consegue notar o seu estabelecimento.
Cores alegres e harmoniosas
A primeira impressão que uma pessoa tem de sua casa é a fachada, concorda? O mesmo irá acontecer com o seu estabelecimento de saúde.
Nem todo mundo se sente à vontade com um ambiente clínico-hospitalar. Por isso, variar um pouco além do branco pode ser importante na hora de deixar o seu paciente mais tranquilo ao entrar no seu estabelecimento.
Invista em tons como amarelo, rosa e azul para passar uma impressão de harmonia, mas sem perder a sobriedade necessária a uma clínica.
Pintura
A pintura vai muito além das cores no caso de um consultório ou clínica médica. Como em qualquer parte do estabelecimento, a fachada deve ser limpa e não ter defeitos nítidos. Mofos e infiltrações então, nem pensar.
Por isso, planeje-se para realizar a pintura da fachada da sua clínica de tempos em tempos. Os melhores dias para se realizar a pintura são nos dias em que a clínica não estiver funcionando (domingos e feriados, por exemplo).
Outro ponto importante na pintura é o portão, que não deve estar enferrujado ou com rebarbas sobressalentes.
Lembre-se que todo tipo de pessoa deve passar pelo seu estabelecimento e por isso, cuidados devem ser tomados para evitar incidentes desagradáveis.
Veja outros pontos que é preciso considerar para atrair mais pacientes na sua clínica
Atendimento
Ainda que a localização, o preço e as comodidades sejam levadas em consideração pelos clientes na hora de escolher uma clínica médica, o atendimento é, sem dúvidas, uma das peças-chave na conquista de clientes.
Boas práticas de gestão e marketing dizem que um cliente já conquistado custa bem menos do que conquistar novos clientes. Por isso, treinar bem a equipe e deixá-la preparada para atender bem os clientes que você já tem faz muita diferença.
Porém, além de custar menos, há outras vantagens em manter um cliente fidelizado. Quando o atendimento deixa ele satisfeito em todas as vezes que ele vai até o seu estabelecimento, ele retorna e pode indicar a clínica para outras pessoas.
Ou seja: investir um pouco de tempo no treinamento de sua equipe e dar um atendimento diferenciado fará com que você ganhe promotores gratuitos para o seu negócio.
Decoração da clínica
Muitos médicos acabam desmerecendo essa parte do processo na abertura de uma clínica. A escolha de elementos decorativos e dos móveis pode fazer com que uma pessoa se sinta mais à vontade no seu estabelecimento.
O ambiente deve ser limpo e com decoração sóbria. No entanto, determinados elementos como quadros e esculturas poderão dar um ar maior de autenticidade no local.
Esses elementos decorativos, inclusive, são capazes de distrair a atenção dos seus pacientes enquanto estão na sala de espera. Forneça outras comodidades como um wi-fi liberado e bebidas como água e café.
Cadeiras e poltronas confortáveis tornam a espera mais suportável. Com esse conforto, os pacientes tendem a dar menos trabalho para as pessoas que trabalham direto no atendimento, como as recepcionistas.
Além disso, juntamente a um atendimento médico de qualidade, a pessoa se lembrará do seu estabelecimento como uma boa experiência e não deve procurar outro local para fazer suas consultas.
Reputação e reconhecimento profissional
Quando começamos em qualquer profissional, espera-se que tenhamos uma certa insegurança para obter os primeiros pacientes. No entanto, esse processo é comum e mesmo os médicos mais experientes já passaram por isso.
O importante é que, a cada cliente adquirido, busque-se priorizá-lo e tornar a experiência de consulta a melhor possível.
Inicialmente o seu paciente pode ter procurado você apenas por motivos de saúde. No entanto, quando você proporciona uma experiência tranquila e com um bom nível de credibilidade, você ganhará muitos pontos com ele.
Quando esse paciente começar a falar bem dos seus atendimentos, outras pessoas poderão se consultar ou fazer procedimentos com você. E quanto mais gente você coloca nessa “teia”, maior se torna o ciclo virtuoso.
Isso fará com que você possa selecionar cada vez mais os atendimentos que presta, já que sempre terá possíveis clientes em busca de atendimentos com você.
Pós-atendimento
As clínicas e consultórios médicos devem investir tempo e energia no desenvolvimento de processos para o pós-atendimento.
Ainda que os serviços médicos propriamente ditos já tenham sido finalizados, deve-se buscar manter um relacionamento saudável e cordial com seus pacientes.
Isso porque, com o passar do tempo, ele precisará fazer outras consultas médicas e com um relacionamento bem mantido, ele sempre irá optar pela lembrança mais fácil ou agradável que vier à sua mente.
Deixe claro que o paciente tem liberdade para fazer solicitações de documentações e ajude-o a entender o que ele não souber.
Além disso, prepare sua equipe de recepção para entrar em contato com esse paciente de tempos em tempos ou em datas comemorativas como o aniversário.
Ao demonstrar que você se lembra e se importa, o seu paciente desenvolverá um sentimento positivo com relação ao estabelecimento e isso pode ser muito benéfico a longo prazo.
Quais são os cômodos necessários em uma clínica médica?
Numa clínica médica, é importante que cada setor seja bem dividido e tenha o espaço necessário para realizar sua parte das tarefas e processos.
Toda clínica deve ter pelo menos os seguintes cômodos:
- Recepção e sala de espera: a escolha do tamanho desse cômodo varia de acordo com o número de pacientes que se espera receber. O ideal é que todos possam se acomodar e sentar de forma confortável enquanto esperam. Boas práticas de arquitetura apontam que deve-se contabilizar 1,2m² para cada paciente numa sala de espera. A parte das recepcionistas deve contemplar também o espaço para os móveis e utilitários como cadeira, balcão e lixeiras;
- Consultório: um consultório deve ter pelo menos 12m² de área total e o ambiente deve ser claro, limpo e conter todos os materiais necessários às consultas e exames à mão do profissional. Os pisos e azulejos devem ser brancos e fáceis de limpar;
- Depósito: o depósito ou a despensa deve ficar próxima ao local de atuação dos médicos e enfermeiros. Cada utensílio ou insumo médico deve ser guardado de acordo com as boas práticas da vigilância sanitária e de forma organizada. Tudo deve ser facilmente encontrado – organização é fundamental;
- Sala de esterilização: o local onde é feito o processo de desinfecção e descontaminação deve ter pelo menos 4,8m² e conter itens como bancada, pia e torneira com boa vazão de água;
- Banheiro feminino e masculino: os banheiros devem ser organizados e limpos de forma exemplar. Afinal, estamos falando de um ambiente hospitalar, onde a higienização é fundamental.
O ideal é ter pelo menos um sanitário feminino e um masculino. Os sanitários devem ainda ser acessíveis para pessoas com necessidades especiais como idosos, pessoas com deficiência e etc.
Entenda as normas de vigilância sanitária no local de uma clínica médica
Para cada estabelecimento comercial é necessário adequar-se às normas de atendimento e estrutura do ambiente, garantindo a qualidade e excelência no serviço.
Em estabelecimentos de saúde isso não é diferente. Seguir as normas de vigilância sanitária para consultório médico ou clínica é ainda mais importante.
As principais normas utilizadas estão relacionadas a estrutura física do consultório, equipamentos, equipe de funcionários, documentos e autorizações.
Em relação a estrutura física a clínica médica deve:
- Adotar pisos antiderrapantes e com desníveis para o escoamento de água;
- Possuir iluminação e ventilação adequada;
- As paredes e divisórias devem ser laváveis e de cor clara;
- Acesso independente à clínica;
- As portas de banheiros e cozinhas devem possuir um mecanismo de abertura inteligente;
- Local específico para esterilização de materiais e armazenamento dos mesmos;
- Vestiários;
- Os banheiros devem ter lavatório, vasos sanitário, sabão líquido, toalhas de papel e lixeiras com tampa e pedal;
- Estoque protegido contra pragas, insetos e roedores;
- Instalações elétricas protegidas e com isolamento adequado.
Como expandir a localização da sua clínica com a Telemedicina?
A telemedicina hoje representa a tendência mais relevante de toda a área da saúde.
Mais que uma ferramenta para democratizar e ampliar o acesso à rede de assistência, ela também oferece as melhores oportunidades para quem deseja crescer no ramo médico.
Através da telemedicina é possível atender pacientes de diversas localidades sem que eles precisem ir até o consultório.
As principais vantagens da Telemedicina e o que tem levado as maiores empresas da área de saúde a investir nessa tecnologia são:
- Reduz custos para clínicas e clientes;
- Facilita a comunicação com profissionais de saúde;
- Possui resultados comprovados em várias partes do mundo;
- Facilita tratamentos e acompanhamentos médicos;
- Evita deslocamentos para atendimentos presenciais;
- Tecnologia em constante expansão e desenvolvimento;
- Dentre outras vantagens.
Como um software médico pode ajudar na gestão da sua clínica?
Assim como qualquer empreendimento, uma gestão eficiente é o que move o negócio para o seu sucesso, além de ajudar a atrair pacientes e conquistar bons resultados.
Os softwares médicos, são recursos que otimizam o serviço de clínicas e consultórios, reduzem custos e aumentam a produtividade. Em uma clínica popular, esse sistema traz grandes vantagens na gestão e serviços prestados.
Os softwares médicos vão muito além dos prontuários eletrônicos e agendamento de consultas.
Cada empresa fornecedora oferece um software diferente, com funcionalidades diversas, mas é importante observar algumas funções essenciais, como essas serão explicadas logo abaixo.
Esses são apenas alguns dos recursos que podem mudar a vida financeira de uma clínica e otimizar todos os processos. Um software completo, como é o caso do iClinic, está preparado para oferecer tudo isso e mais.
Conclusão
A qualidade do espaço físico é um fator muito importante para os pacientes que buscam por um bom serviço médico. Um local agradável, claro e com boa aparência demonstra o cuidado do profissional.
Além disso, é importante que o local seja bem localizado e de fácil acesso. Verifique as opções de transporte público disponíveis, estacionamento e acessibilidade.