Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como escolher o local ideal para montar seu consultório médico?

O melhor lugar para montar seu consultório médico

Escolher o local para seu consultório médico é o primeiro passo para colocar seu sonho em prática. Garanta que você não faça a escolha errada lendo este artigo.

Prefere escutar o áudio do artigo ao invés de ler? Clique no player abaixo:

O mercado de saúde está crescendo cada vez mais, e com isso, os profissionais da saúde precisam buscar novas maneiras de se destacar e fidelizar seus pacientes.

Segundo os dados do CFM, todo ano são registrados cerca de 16 mil novos médicos no Brasil.

Grande parte dos médicos que finalizam sua residência possuem o sonho de abrir seu próprio consultório. Essa é uma ótima maneira de investir na sua carreirae se tornar um verdadeiro destaque em sua especialidade.

O primeiro passo para começar esse sonho é escolher o lugar ideal para montar seu consultório médico.

Esse processo pode ser um pouco difícil no começo, principalmente pelo fato que durante seu curso de medicina, você provavelmente não teve nenhuma matéria sobre gestão médica.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para te ajudar a escolher o melhor local para montar seu consultório. Continue a leitura e descubra o que você precisa levar em consideração nessa escolha!

Qual o local ideal para montar seu consultório médico?

Para escolher o local ideal, é preciso levar em conta uma série de detalhes administrativos e burocráticos.

Fazer uma boa escolha sobre essa questão é fundamental, afinal, mudar a decoração, estrutura interna do imóvel, tudo isso pode ser feito de maneira simples, mas você não pode mudar o local sem um investimento alto.

Confira a seguir os principais pontos que não devem ser deixados de lado na hora dessa escolha tão importante. Acompanhe!

1. Qual é o perfil dos seus pacientes?

Antes de pensar em definir o local do seu estabelecimento, é preciso decidir qual é o perfil dos pacientes que você deseja atrair para seu consultório, levando em conta também sua especialidade.

Por exemplo, vamos imaginar que você está pensando em montar uma clínica de dermatologia estética voltada para o gênero feminino entre 20 e 50 anos.

Esse perfil de paciente provavelmente busca por agilidade e praticidade no atendimento, ou seja, um consultório perto da área de trabalho delas, ou até mesmo de suas casas, é uma ótima opção.

Levando isso em conta, montar seu consultório em uma área comercial onde a maior parte dos funcionários sejam mulheres, como em centros comerciais, pode ser uma boa escolha.

Caso você opte por atrair pacientes particulares, o que pode ser uma boa decisão (levando em conta que apenas em 2014 o país já contava com 71,9 milhões de pessoas com acesso à saúde privada, de acordo com a FenaSaúde), considere escolher um local em áreas residenciais de classe A e B.

2. O local permite a construção de um imóvel adequado?

Caso você esteja pensando em construir seu consultório do zero, escolher um lugar que permita a construção de um imóvel adequado é extremamente importante.

Lembre-se de verificar se o local permite a construção de um estacionamento, entradas com uma boa estrutura de acesso para todas as pessoas, incluindo deficientes e idosos.

Mantenha em mente que normalmente, os consultórios contam com pelo menos uma sala de espera, sala de atendimento e banheiros.

Se o imóvel tiver uma copa para seus colaboradores e uma sala exclusiva para exames, dependendo da sua especialidade, é um ótimo diferencial.

Considere desde o planejamento inicial montar um consultório sustentável, assim, você pode tornar seu próprio local ainda mais humanizado e consciente.

3. O lugar atende às exigências legais?

Todo estabelecimento médico deve ser regularizado por órgãos como a ANVISA, e isso inclui a estrutura do consultório, assim como sua localização.

Os critérios podem variar de acordo com a sua especialidade, por isso, é preciso se informar detalhadamente sobre essas normas para evitar futuros problemas com fiscalização e multas.

Para saber mais sobre quais são as exigências para sua especialidade, você pode acessar a seção de normas e regulamentos sobre estrutura física dos estabelecimentos de saúde no site da ANVISA.

Quer saber mais? Confira nosso conteúdo com tudo o que você precisa saber  sobre como regularizar o seu consultório.

Quero mudar meu consultório de endereço: e agora?

Se você já possui um consultório, mas como o volume de pacientes aumentou, está considerando mudar de endereço para ampliar sua estrutura, lembre-se dos pontos acima e analise também os pontos a seguir.

Primeiro, pense se a mudança realmente será benéfica para os seus pacientes.

Talvez esse aumento de procura esteja diretamente relacionado com o local onde você está, e mudar de endereço pode fazer com que você perca pacientes, ao invés de ganhá-los.

Para conferir esse ponto, você pode realizar uma pesquisa com seus pacientes e perguntar se eles continuariam com o atendimento caso você mudasse de endereço.

Se a maioria das respostas for “não” ou “talvez”, uma expansão pode não ser uma boa ideia.

Uma ótima dica é procurar um lugar perto do seu endereço original que permita a construção de um consultório maior, assim, você evita quaisquer transtornos.

Suas escolhas sempre devem levar em consideração o conforto dos seus pacientes. Se você tiver isso em mente durante o planejamento da sua mudança, as chances de erros serão bem menores.

Quer se aprofundar ainda mais no tema de abertura de clínicas? Baixe gratuitamente este guia  sobre como montar seu consultório da melhor forma possível:

Já sabe como escolher o melhor lugar para montar seu consultório médico? Conte pra gente nos comentários. E não se esqueça de reagir e compartilhar o conteúdo com seus amigos!

Sair da versão mobile