Administrar o próprio consultório significa lidar com diversos desafios, que não foram ensinados na vida acadêmica dos profissionais de saúde, como a gestão financeira.
Isso significa que muitos profissionais, como médicos, fisioterapeutas e psicólogos, aprendem na prática como a gestão financeira funciona, e notam que precisam contar com a ajuda de ferramentas eficientes.
Afinal, para entregar o melhor atendimento aos pacientes, é necessário otimizar os processos burocráticos do consultório, como por exemplo, os relatórios sobre o fluxo de caixa.
O psicólogo Maximiliano Gigena foi um dos profissionais que decidiu ter um serviço mais profissional e organizado, com a ajuda do software iClinic.
Descubra neste caso de sucesso como ele alcançou seus objetivos da melhor forma. Acompanhe!
Conheça o psicólogo Maximiliano Gigena
Maximiliano é graduado em Psicologia pela PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), na qual também possui pós-graduação com ênfase em psicologia clínica.
Além de ser especializado em dependência de álcool e drogas pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), também é sócio titular da APTF (Associação Paulista de Terapia Familiar) e ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar).
“Eu sempre quis muito ajudar as pessoas, e decidi fazer psicologia. Sempre foi um sonho seguir na área clínica e ter meu próprio consultório, por isso, me especializei em psicologia clínica.”
Ao iniciar o seu negócio, o psicólogo sempre pensou em oferecer um serviço de excelência aos seus pacientes, e foi pensando nessa estratégia que buscou um software médico.
“Na minha área, é muito comum os psicólogos realizarem tanto os agendamentos com os pacientes, quanto cuidarem da gestão financeira. Na minha época, o prontuário era de papel, mas eu sempre gostei da tecnologia, acho mais seguro e prático, para ter uma gestão organizada.”
De fato, como o próprio Maximiliano aponta em sua entrevista, a tecnologia traz uma excelente eficiência para o consultório, além de não ter as desvantagens dos documentos físicos.
Um prontuário de papel, por exemplo, pode ser facilmente perdido ou acessado por pessoas não autorizadas, além de exigir, em muitos casos, uma sala exclusiva para seu armazenamento.
Profissionais de saúde, como o psicólogo Maximiliano, que buscam assegurar a segurança do paciente em todos os momentos, assim como a segurança do consultório, precisam contar com um sistema de qualidade, como um software para clínicas em nuvem.
“No meu consultório, as secretárias cuidam da agenda e das finanças. Um sistema nos garante um controle melhor da gestão, e fica mais fácil até para os pacientes.”
Por que o Maximiliano optou pelo iClinic?
O profissional de saúde já utilizou dois sistemas antes do iClinic, mas decidiu buscar por um software mais robusto, que atendesse todas as suas necessidades.
“Eu utilizava um sistema online, mas ele era atrasado, a interface era ruim, não era prático, além de ser pouco atraente.”
Afinal, para atender seus pacientes com excelência, Maximiliano precisava da melhor plataforma para auxiliá-lo no seu dia a dia.
“Na época procurei uma opção de sistema online que fosse mais moderno, e encontrei o iClinic. Achei mais fácil e intuitivo. Eu consigo acessar os dados de qualquer lugar, nunca tive problema. Por isso, decidi migrar.”
Entre as funcionalidades favoritas do profissional, estão a agenda médica e o prontuário eletrônico.
“A agenda é ótima, as secretárias conseguem acessá-la facilmente, ela entrega uma boa visualização e organização.”
Além da acessibilidade do iClinic, a personalização do prontuário é outro diferencial para Maximiliano, que customizou a funcionalidade da forma ideal para seus atendimentos.
“O prontuário é simples de acessar, e facilita muito o dia a dia, pois o histórico do paciente fica atualizado a cada consulta. Eu posso customizar, criar áreas específicas para atendimento familiar, atendimento de casal ou individual. Posso criar algo personalizado, o que facilita muito pra mim.”
No começo, o psicólogo só utilizava o software para gerir a parte dos atendimentos, mas como sempre buscou melhorar seu serviço, decidiu utilizar outras funcionalidades do iClinic.
“Eu usava muito o iClinic para prontuário e agenda, a parte financeira da clínica não era tão bem estruturada. Chegou um momento em que ficou híbrido, porque utilizava a agenda do iClinic, e a planilha no computador para a gestão das finanças.”
“Eu não sabia quanto eu tinha para receber, quais eram os custos da clínica, quanto gastava em funcionários, era desorganizado. Decidi deixar tudo centrado no iClinic, o que ajudou muito depois, porque hoje minhas secretárias têm mais controle, conseguimos diminuir o número de ferramentas utilizadas. A gestão da clínica melhorou, facilita muito.”
Conquistar uma gestão de excelência não é uma tarefa fácil, mas Maximiliano optou em oferecer um serviço profissional para seus pacientes, e investiu seu tempo para alcançar esse objetivo.
“Depois que você customiza as finanças da sua clínica no iClinic, organizando seus procedimentos, valores, de forma bem estruturada, fica muito fácil de controlar depois, e funciona muito bem. É um controle financeiro excelente, que eu não tinha antes.”
Além de auxiliar no dia a dia, uma boa gestão financeira também garante estabilidade, já que os profissionais conseguem visualizar de forma clara, como está o fluxo de caixa do consultório.
Uma boa visualização das finanças também ajuda na análise de gargalos e despesas que podem ser revistas, assim como investimento em outras áreas do consultório.
“Com o iClinic ficou mais organizado, e profissional. Ficou mais fácil para mim e para minhas secretárias também.”
E recentemente, o profissional começou a utilizar outra funcionalidade do iClinic: a Teleconsulta.
Continue a leitura e descubra como tem sido a sua experiência com essa funcionalidade.
Como é a experiência com a Teleconsulta para o Maximiliano?
Como muitos profissionais de saúde sabem, o Conselho Federal de Psicologia já regulamentava a Telemedicina antes da pandemia, e muitos psicólogos praticavam essa modalidade, como o Maximiliano.
“Eu utilizava os sistemas tradicionais, como Skype e Zoom, mas me incomodava, porque eu queria algo mais profissional, uma ferramenta integrada ao sistema do consultório, prezando para a segurança dos dados dos pacientes, para que eles se sentissem ainda mais seguros.”
Porém, como o próprio psicólogo enfatizou em sua entrevista, ele queria oferecer a melhor ferramenta para seus pacientes, e por isso, decidiu utilizar a Teleconsulta iClinic, logo quando ela foi lançada.
“Quando o iClinic lançou a Teleconsulta, fiz alguns testes, vi que meus pacientes se adaptaram bem, e estou utilizando desde então.”
Para ajudar seus pacientes nessa transição, Maximiliano explicou detalhadamente como a funcionalidade funciona, e enviou orientações para que os atendimentos, a distância, fossem feitos de forma segura.
“Eu fiz um tutorial explicando como a Teleconsulta funciona, mostrando que o iClinic é uma plataforma própria para a área da saúde, junto com um passo a passo mostrando como acessar o link para a consulta.”
“Nesse material também tem orientações, como pedir para o paciente ir a um local reservado, checar a internet e bateria antes do atendimento, são dicas que facilitam muito a experiência.”
Outro aspecto essencial, do iClinic para o psicólogo, é o atendimento da equipe de suporte.
“Sempre que eu tenho uma dúvida, entro em contato com o suporte, as secretárias também entram quando precisam. Nós tínhamos um receio porque antigamente os suportes eram demorados, mas no iClinic sempre foi bom, respondem com agilidade.”
O contato próximo com o suporte ajuda tanto o Maximiliano e suas secretárias, quanto o iClinic, que está sempre buscando se desenvolver e melhorar suas funcionalidades.
“As funcionárias elogiam, falam que o suporte resolveu ou estão resolvendo e depois retornam. Muitas sugestões vão sendo realizadas ao longo do tempo, e percebemos que as melhorias foram implementadas.”
O profissional de saúde também conhece outros canais da iClinic, como a plataforma de cursos, que possui conteúdos voltados para a educação médica, assim como especialização de secretárias.
“Eu acho o sistema bom, então me interessei em olhar outros canais, conheço o blog, os cursos, até sugeri alguns cursos para minhas secretárias, que falam sobre organização financeira e atendimento.”
Os canais de conteúdo da iClinic são outra forma de auxiliar os profissionais em suas jornadas, principalmente com temas, como empreendedorismo, inovações tecnológicas e gestão médica.
“São conteúdos úteis que vão direto ao ponto. Tem diversos temas, alguns assuntos são interessantes para mim, outros para as funcionárias, todos eles são pontuais e didáticos, não é massante.”
Administrar seu próprio consultório e cuidar dos pacientes com um serviço de excelência são objetivos que todo profissional de saúde deseja alcançar.
Maximiliano é um ótimo exemplo de profissional que alcançou esse objetivo com a ajuda da tecnologia, sempre tendo em mente sua missão de ajudar as pessoas.
Teste gratuitamente o iClinic e conheça todos os diferenciais citados pelo psicólogo Maximiliano. 😉
Contatos do psicólogo Maximiliano:
Endereço: Rua do Rócio, 423, 14° andar, Conjunto 1411, Vila Olímpia – São Paulo
E-mail: clinicamaxsiqueira@gmail.com
Telefone: (11) 45616696