Como a equipe de design da iClinic busca as melhores soluções

Como a equipe de design da iClinic busca as melhores soluções

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Última atualização em

Leia em 5 min.

Os designers da iClinic se empenham todos os dias para entregar as melhores soluções para os nossos usuários. Confira, neste artigo, como a equipe de design se estrutura para fornecer excelentes resultados.

A definição do conceito de design é processo e resolução de problemas. Esse processo envolve não apenas a criatividade, mas a definição do problema, entendendo as dificuldades do usuário para entregar as melhores  soluções para suas principais demandas.

A equipe de design não é responsável apenas pela parte criativa ou visual, como muitas pessoas pensam, mas principalmente pela parte funcional, e ambas as partes andam juntas com o objetivo de entregar o melhor produto ao usuário.

Continue a leitura e descubra como nós estruturamos nossa equipe de design na iClinic!

O que é design?

A maioria das pessoas ainda pensa em design como sendo apenas arte, limitando-o em um aspecto exclusivamente visual, quando, na realidade, design é um conceito bem mais amplo.

Essa área é responsável pela pesquisa de determinada funcionalidade, desenvolvimento da mesma de forma que seja fácil de usar, elaboração de estratégias, planejamento visual, ou seja, toda a experiência do cliente em relação ao produto como um todo.

Uma das principais tarefas de quem trabalha na equipe de design, é pesquisar a melhor forma de entregar o produto para o usuário, buscando conhecer a fundo suas principais necessidades.

Dessa forma, esses especialistas criam uma identidade, conceito e a forma como o produto é entregue, garantindo um diferencial e uma qualidade de excelência.

design-no-marketing

Quer saber como o processo de design funciona nas diferentes áreas da iClinic? Continue a leitura!

Como funciona o processo de design em cada área da iClinic?

Buscando fornecer os melhores resultados para os clientes da iClinic, os designers se dividiram entre as áreas de produto, marketing, growth e services.

Confira como essas áreas funcionam e o papel da equipe de design em cada uma delas.

Design em produto

Em um produto digital, como iClinic, a necessidade de realmente entender as dificuldades do usuário é muito presente, principalmente na área de produto, afinal, é onde as funcionalidades são desenvolvidas.

Por isso na nossa equipe de produtos temos designers UX e UI. O primeiro foca mais na experiência do usuário durante o uso da plataforma, enquanto o outro foca em desenvolver o design da interface das funcionalidades.

Ambos tem como objetivo entregar o melhor produto possível, sendo o mais fácil de usar. Por isso, nossos designers de produto realizam várias entrevistas e pesquisas com os clientes, elaborando toda a estratégia de acordo com seus pontos de vistas.

Para o desenvolvimento de uma funcionalidade, antes de tudo há o planejamento, onde os designers procuram entender qual é o problema do usuário e quais são as possíveis soluções.

Depois começam as pesquisas, tanto com clientes, para realmente entender o que eles precisam em sua rotina, quanto em soluções já existentes no mercados de acordo com a funcionalidade que será desenvolvida.

equipe-de-design-em-produto

Após as pesquisas, os designers fazem protótipos em papéis, modelos iniciais da funcionalidade, para representar como seria a funcionalidade, e cada um apresenta a solução que pensa ser a ideal. Então, há uma votação silenciosa.

A votação silenciosa funciona da seguinte maneira: todos olham os protótipos, mas não julgam externamente. Após a avaliação, marcam com  caneta colorida ou adesivos, os principais pontos do projeto. Cada cor representa uma opinião, sendo:

  • verde, ideias que gostaram;
  • laranja, ideias interessantes mas que precisam de ajustes;
  • vermelho, aquelas ideias que provavelmente não irão funcionar.

Depois dessa marcação, todos os pontos são discutidos, tanto positivos quanto negativos, e as melhores ideias serão parte do protótipo final.

Os designers focam na usabilidade, buscando um fácil entendimento de como usar a ferramenta. Primeiro, é realizado um protótipo navegável para os clientes testarem e depois do teste, levantam suas dúvidas e pontos positivos.

Depois desse teste e dos feedbacks coletados, os designers de produto visualizam o que precisa ser melhorado ou modificado, e buscam feedback em outras áreas da empresa, como o marketing, suporte, entre outros.

Após as alterações, o protótipo final realmente começa a ser feito. Nesse processo, é extremamente importante que os designers façam entrevistas para criar empatia com o usuário, e realmente se colocando em seu lugar.

Para entregar as melhores soluções, os designers sempre pensam nas questões de usabilidade e navegação, buscando deixar o produto mais prático e intuitivo.

Design no marketing

Os designers de marketing são bastante focados em atração, aquisição, retenção e indicação de usuários.

Isso significa que todas as campanhas são pensadas para levar a melhor experiência possível desde o primeiro ponto de contato até depois, quando o usuário se torna um cliente.

equipe-de-design-no-marketing

Pensando nisso, os designers de marketing buscam sempre trabalhar quatro princípios durante as campanhas: entregar valor, ter uma boa usabilidade, gerar adoção e despertar desejo.

Dessa forma, os designers são um meio “facilitador” para o usuário, visando entregar a melhor solução, e não um meio onde se empurra a venda de um produto que talvez não faça sentido para ele.

Da mesma forma que a equipe de produto se empenhou para entregar o melhor produto para os nossos clientes, os designers de marketing desenvolvem uma estratégia pensando em vender o produto da maneira certa.

Os designers de marketing, assim como as outras áreas, realizam pesquisas para entender os usuários. Depois, pensam em soluções que sejam aplicáveis e viáveis.

Antes de entregar esse produto final, testes são feitos para validar se a comunicação realmente vai ser efetiva, se está clara e se ajuda o cliente.

Design em growth

A equipe de Growth é responsável por pensar, implementar e testar maneiras de aumentar o crescimento da iClinic. Isso pode acontecer de diversas maneiras, por exemplo, desenvolvendo uma funcionalidade que ajude nossas áreas a melhorar seus resultados.

Os designers de growth desenvolvem projetos tanto dentro do sistema iClinic, quanto nas páginas externas. Por isso, eles sempre estão alinhados aos padrões de design do software, à identidade da marca e das campanhas.

design-em-growth

Assim como nas outras áreas, em growth também se aplica o design de UI/UX, explicados no começo do artigo. Os projetos devem ser desenvolvidos de forma que atendam aos padrões de design de produto e marketing, tanto visuais quanto de experiência de usuário.

Isso pode acontecer de diversas formas, desde uma simples alteração de texto até a criação, movimentação ou reorganização de elementos da página.

Às vezes é necessário desenhar e desenvolver novas ferramentas ou páginas. Nesses casos, cabe aos designers de growth, em conjunto com as áreas relacionadas, desenhar e implementar o projeto atendendo às demandas.

É assim que a equipe de design do iClinic busca as melhores soluções para os nossos clientes. Caso tenha ficado interessado em participar das pesquisas dos designers, clique aqui, e ajude-nos a entregar o melhor produto para sua rotina médica!

Gostou do conteúdo? Comente sua opinião aqui embaixo, não se esqueça de reagir e compartilhe com os amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.