Um problema frequente no cotidiano dos profissionais de saúde é a quantidade de consultas perdidas: pacientes que marcam, ocupam sua agenda, mas não comparecem.
Estas faltas, além de comprometerem o tratamento dos pacientes, também tem impacto no faturamento da clínica, uma vez que certa fatia de tempo no dia é perdida e poderia ser utilizada para o atendimento de outro paciente.
Adotar uma política simples de envio de lembretes pode diminuir casos de não comparecimento no consultório.
Razões para não comparecer
Em primeiro lugar é necessário entender os motivos que levam o paciente a se atrasar ou não comparecer a sua consulta.
Desta forma você poderá definir quais os melhores meios de envio de lembretes para lembrá-los do compromisso.
Dentre os motivos mais comuns encontram-se imprevistos pessoais ou profissionais do paciente, mas na maioria dos casos, o esquecimento da consulta é principal razão que leva a ausência.
Telefonemas
Ligar ao paciente lembrando da consulta é a maneira mais utilizada até o momento, principalmente por ser mais pessoal.
Entretanto, este hábito consome muito tempo de secretárias e recepcionistas, além de elevar os custos de telefonia.
Um outro ponto é que, para serem efetivas, as ligações dependem da disponibilidade do paciente em atender o telefonema, o que pode não ocorrer.
Além disso, algumas pessoas podem considerar essas ligações invasivas, especialmente se ocorrem em horários inconvenientes.
E-mails
O envio de e-mails é uma forma automatizada de enviar lembretes, mas existe o risco de que o paciente não leia a mensagem a tempo, isso porque nem todo mundo lê seus e-mails diariamente.
Além disso, ainda existe o risco do lembrete cair na caixa de SPAM e nem chegar a ser visualizado, caso não seja enviado da forma correta.
SMS
O envio de lembretes via SMS é sem dúvida alguma a forma mais eficaz para aumentar a assiduidade de pacientes em suas consultas.
Pesquisas mostram que o envio de mensagens no dia anterior pode diminuir em até 30% a taxa de não comparecimento.
As mensagens SMS possuem baixo custo de envio, não consomem tempo da equipe, já que podem ser automatizadas, não são invasivas, uma vez que o paciente abrirá somente quando tiver tempo, e possuem uma alta probabilidade de leitura já que a maioria das pessoas carrega seus celulares consigo onde quer que estejam.
Procure entender seus pacientes e estabeleça uma política de envio de lembretes utilizando estes canais de forma combinada.
O envio de lembretes por e-mail e SMS são funcionalidades oferecidas pelo iClinic, sistema líder de mercado em softwares online para gestão de clínicas e consultórios.
Reduza até 32,5% das faltas dos pacientes com a Mensageria da Afya iClinic
A Mensageria, funcionalidade de envio automático por WhatsApp, permite que os profissionais de clínicas e consultórios enviem lembretes de consulta e confirmação de agendamento de forma 100% automatizada pelo sistema.
Diferente do lembrete de consulta tradicional, em que você precisa clicar na agenda e enviar manualmente pelo WhatsApp Web ou o WhatsApp do celular, a Mensageria faz todo esse processo de forma automática para você.
Com o envio automatizado, você tem maior grantia de entrega e pode personalizar o conteúdo da mensagem, bem como o horário de envio.
Basta que você assine a Mensageria em qualquer plano do sistema Afya iClinic.
Dessa forma, você pode focar no que realmente importa: pacientes que precisam de atendimento humano e ações de reengajamento de pacientes faltantes, por meio da lista automática de pacientes que cancelaram consultas.
Ao contar com a automação em lembretes e confirmações de consulta, você pode reduzir as faltas dos pacientes em até 32,5%, além de converter agendamentos em atendimentos de 70% para 79,75%!
Ou seja, com a Mensageria da Afya iClinic você pode aumentar seus atendimentos em mais de 40%.
Além de todos esses benefícios, a solução possui gráficos e métricas inteligentes como quantidade de cancelamentos e faltas, histórico de envio e relação entre agendamentos versus atendimentos.
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