Atender pacientes e administrar um consultório dermatológico requer diversas responsabilidades e organização. Com a ajuda de um software médico, é possível realizar ambas atividades com excelência.
A Dra. Paula Yume Sato Serzedello Corrêa é uma das diversas médicas empreendedoras que decidiu abrir sua própria empresa para atender seus pacientes de maneira personalizada.
Porém, para ter uma rotina dinâmica como empreendedora e médica, é preciso contar com o apoio de um software de gestão.
Continue neste caso de sucesso e descubra como o iClinic auxilia a Dra. Paula em seu dia a dia.
Sobre a Dra. Paula Yume Sato Serzedello Corrêa
A Dra. Paula é graduada em Medicina e Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo), e é especialista em dermatologia pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
Durante a entrevista, a profissional compartilhou um pouco sobre a sua jornada.
“A Medicina foi uma escolha bem natural, porque no colégio acabei me voltando para a área de biológicas. Tinha uma preparação mais forte para o vestibular e gostei da ideia de seguir nessa carreira.”
Além de ser médica dermatologista, a Dra. Paula também possui certificação em Cirurgia Micrográfica de Mohs pela SBD.
“Decidi me especializar em dermatologia porque é uma área na qual eu posso atuar em todas as frentes, desde o diagnóstico clínico, com biópsia e exames, quando necessários, até o tratamento, seja clínico ou cirúrgico. Me interessou bastante poder atuar em todas as áreas e oferecer um tratamento completo para os meus pacientes.”
Atualmente, a profissional atua em diferentes estabelecimentos médicos, e administra seu próprio negócio.
“Hoje sou assistente voluntária do Hospital das Clínicas, tenho meu próprio consultório, além de atuar em outras clínicas e ambulatórios. Em 2021 pretendo focar cada vez mais no meu consultório.”
O que motivou a Dra. Paula a se tornar uma médica empreendedora foi o desejo de estar cada vez mais próxima de seus pacientes, e oferecer um atendimento humanizado.
“Sempre tive o objetivo de ter meu próprio consultório, porque eu crio um vínculo diferente com os pacientes. Ao atender em clínicas de outros profissionais, por mais que o paciente goste do seu trabalho, o vínculo dele é com a clínica. Agora, quando um paciente procura o seu consultório, seu serviço, é outro tipo de relação. Tem mais confiança, troca, disposição e até amizade, e eu gosto de ter uma relação próxima com meus pacientes.”
Como a própria dermatologista enfatizou em seu depoimento, ter um consultório exige responsabilidades que vão além do atendimento médico.
“O consultório é uma empresa sua, representa seu nome, então tudo precisa estar da melhor maneira possível para que você possa transmitir a imagem que deseja, a mensagem que vai te refletir como profissional. O maior desafio é lidar com essa parte administrativa, principalmente porque nós não adquirimos esse conhecimento no curso de medicina.”
Por isso, ela decidiu contar com a ajuda de um software médico de gestão, que a ajudasse na administração de seu consultório.
Como a Dra. Paula Yume Sato utiliza o iClinic em seu consultório dermatológico?
“Sempre trabalhei em hospital público, toda minha graduação foi na USP. Antes, os prontuários eram todos à mão, e se perdia muita informação. As folhas ficavam desorganizadas, você não entendia a letra do outro profissional, e sempre senti que era necessário um documento mais padronizado, que pudesse ser acessado de qualquer lugar.”
As experiências acadêmicas da Dra. Paula mostraram que um prontuário eletrônico é uma ferramenta essencial para os profissionais que desejam ter mais segurança e agilidade em suas rotinas.
“Se um paciente entra em contato em um período no qual você não está no consultório, é preciso ter acesso fácil ao prontuário. O prontuário eletrônico permite que você resolva seus problemas de maneira prática, de vários locais. É usar a tecnologia ao seu favor. Não vejo sentido em ficar presa no papel quando temos dados seguros na nuvem.”
Para ter esses diferenciais em seu serviço, a dermatologista buscou indicações de seus colegas e descobriu o software médico iClinic.
“Escolhi o iClinic porque meus colegas que utilizam comentaram que era fácil de usar, personalizável, e notei que poderia editar o prontuário da melhor forma para minha consulta dermatológica, que não segue o padrão comum de prontuários.”
A principal vantagem do sistema para a Dra. Paula é o prontuário eletrônico personalizável, porém, ela também utiliza cada vez mais as ferramentas de gestão.
“Também vi que o iClinic tinha outras funcionalidades voltadas para gestão, Telemedicina, algo essencial hoje, principalmente na época de pandemia. E todas as vezes que tive algum problema, obtive uma resposta rápida do suporte. Foi outro diferencial que me conquistou.”
Outro destaque para a profissional é a Teleconsulta, que permite a realização do atendimento a distância diretamente do software, com integração completa com o prontuário.
“Eu adquiri o iClinic durante a pandemia para realizar a Teleconsulta, então desde a abertura do meu consultório já estava com o sistema na nuvem.”
A Teleconsulta iClinic também possui um termo de consentimento para pacientes, que esclarece como o atendimento é realizado, e garante respaldo jurídico para os profissionais.
“Atualmente as Teleconsultas estão mais raras, apesar da pandemia continuar. Mas foi bem positiva a experiência. Testei algumas plataformas na época e a do iClinic foi a que melhor me adaptei. Achei particularmente bom que logo no início, a plataforma já disponibilizou a assinatura digital e os termos de consentimento para serem lidos e assinados pelo paciente, o que passou mais credibilidade e confiança numa época em que a segurança de dados sensíveis, como os prontuários, é tão importante.”
A profissional também pretende utilizar a Teleconsulta no futuro, para continuar prestando assistência aos seus pacientes, mesmo quando estiver fora do país.
“Tenho a programação de realizar um estágio de alguns meses na Austrália em um centro Hospitalar especializado em Melanoma. E nesse período, pretendo utilizar a Teleconsulta para manter o seguimento dos meus pacientes a distância.”
Além disso, outras funcionalidades destacadas pela Dra. Paula é a agenda, que permite uma excelente organização das consultas, e os lembretes de consulta que podem ser enviados por e-mail, SMS e WhatsApp.
“A agenda eu acho ótima, bem fácil de organizar, você acrescenta os valores de cada tipo de atendimento, já deixa as informações padronizadas para a secretária. O sistema é intuitivo, fácil de usar. Os lembretes de consulta, e-mails de aniversário também são ótimos.”
A integração com o iClinic Rx, prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio automático por WhatsApp, é outro benefício essencial.
“Não tem como não ter prescrição eletrônica hoje em dia, ainda mais no caso de dermatologistas, que lidam com milhares de produtos lançados todo ano no mercado.”
Como o iClinic auxilia a Dra. Paula Yume Sato na gestão do seu consultório dermatológico?
O iClinic permite que a Dra. Paula administre seu consultório de qualquer lugar, por meio de um dispositivo como um computador, tablet ou celular.
“Se eu tenho alguma dúvida, ou esqueci de um detalhe, consigo acessar o prontuário, olhar a agenda, posso gerenciar tudo a partir do meu computador ou celular. Consigo organizar meus horários, atendimentos, não dependo de outras pessoas para realizar as atividades do consultório.”
Com a organização e centralização de dados do software, a dermatologista também consegue ter mais agilidade em suas consultas, conquistando mais tempo para conversar com o paciente.
“O fato de poder salvar as informações com segurança, conseguir digitar, que é mais rápido do que escrever, organizar do jeito que você gosta e que faz sentido para sua consulta, torna o atendimento mais fluido, você dedica mais tempo para o paciente e preenche o prontuário com agilidade. No prontuário do iClinic é possível adicionar foto, exame, comparar imagens, o que eu acho ótimo.”
Os valores da empresa também são fundamentais para a profissional, que conta com especialistas que buscam entender seus desafios no consultório.
“A iClinic está em um nicho importante para a área médica, é importante ter um sistema que entenda que nós também temos uma empresa, e precisamos de ferramentas administrativas, que vão além do atendimento médico.”
A Dra. Paula decidiu abrir seu próprio consultório para ter um relacionamento mais próximo com seus pacientes, e oferecer um atendimento ainda mais humanizado.
Para administrar seu negócio com excelência, conta com o iClinic em seu dia a dia.
Se você também deseja ter todos os diferenciais citados neste caso de sucesso, teste gratuitamente o iClinic agora mesmo:
Contatos da Dra. Paula Yume Sato Serzedello Corrêa
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 457, conjunto 1203 – Pinheiros.
E-mail: contato@drapaulayume.com
Telefones: (11) 974779297 e (11) 23661304