Carreira e estudos na Medicina: como conciliar?

Carreira e estudos na Medicina: como conciliar?

Principais tópicos

Conciliar a carreira e estudos na Medicina é uma dificuldade para os profissionais que atuam em vários estabelecimentos médicos ou fazem inúmeros plantões que surgem de última hora.

Essa rotina pesada e difícil não significa, porém, que você não possa dedicar um tempo aos estudos e sua formação continuada.

Uma pós-graduação, curso livre ou atualização são muito importantes para qualquer médico que pretende se manter atualizado sobre novos conhecimentos teóricos e práticos em uma área de atuação.

Além disso, os estudos permitem que você se destaque em um mercado de trabalho competitivo.

Mas, afinal, como conciliar uma carreira atarefada com os estudos?

5 dicas para concilicar carreira e estudos na Medicina

1. Organize sua agenda para os estudos

Uma das primeiras coisas que um médico deve pensar é como organizar a sua rotina para que os estudos caibam na agenda.

A agenda médica de um profissional de saúde deve conter todas as atividades que ele ou ela precise executar ao longo do dia, e da semana, inclusive os compromissos sociais e pessoais.

Embora possa parecer pouco, a organização da agenda é um fator fundamental para conseguir estudar tendo uma rotina cheia.

Registre todos os seus horários, até mesmo os intervalos de tempo necessários para os deslocamentos e outras tarefas.

É possível utilizar um programa de agenda no seu computador ou aplicativo no celular que envie lembretes um pouco antes de cada compromisso.

Claro, você precisa respeitar os seus compromissos, caso contrário, sua rotina pode ser prejudicada.

Uma grande vantagem do curso de pós-graduação é que ele tende a ser mais flexível e ocupar bem menos tempo.

Alguns cursos têm aulas apenas aos finais de semana por mês, o que permite que você use os dias úteis da semana para se dedicar ao trabalho.

2. Estabeleça prioridades na semana

Mesmo com uma agenda organizada, pode não ser possível fazer tudo o que você deseja.

Sendo assim, é fundamental priorizar algumas tarefas em detrimento de outras, de forma que haja mais tempo para os estudos.

Priorize aquilo que é mais importante. Isso significa que você deve identificar o que é urgente e aquilo que pode ser feito mais tarde. É preciso tomar cuidado, claro, com a procrastinação.

Muitos profissionais que estudam acabam procrastinando as tarefas acadêmicas por conta do cansaço.

Quando as aulas da pós-graduação acontecem aos fins de semana, é possível que um ou outro plantão fique de fora da sua agenda, o que é absolutamente normal.

É possível também que, no mesmo fim de semana das aulas, você tenha que abrir mão daquele churrasco ou da viagem com os amigos.

Lembre-se, porém, que a fase de estudos é temporária e o esforço vai valer a pena.

3. Cuidado com a procrastinação

Novamente: cuidado com a procrastinação. É normal que em alguns dias você prefira fazer qualquer coisa menos se dedicar aos estudos.

Contudo, não deixe que esse tipo de atitude prejudique seu tempo de leitura ou alguma atividade pedida pelo professor ou professora.

A procrastinação é a maior barreira para um profissional que quer se dedicar a uma pós-graduação. A disciplina com os estudos é parte integral do seu esforço para concluir um curso com sucesso.

Disciplina não significa deixar de lado momentos de descontração ou abandonar qualquer atividade social.

Quer dizer apenas que você pode organizar sua rotina de forma a encaixar suas atividades pessoais, profissionais e acadêmicas de forma mais organizada e focada nos resultados de curto e médio prazo.

4. Descanse

Nós sabemos que a rotina de estudos e trabalho é puxada. Porém, para que a mente funcione, o corpo precisa descansar.

O esgotamento físico e mental provocado pelo trabalho ou pelo excesso de compromissos é conhecido como Síndrome de Burnout.

Se não for levada a sério, esse problema pode desencadear outros problemas psicológicos e físicos, como arritmias cardíacas, gastristes nervosas e até provocar desmaios.

Esse quadro é muito comum entre os médicos que tentam conciliar muitas atividades ao mesmo tempo, sem encontrar tempo para descanso.

Encontre um período na sua agenda para descansar não importa o quão atarefado você esteja. Nesse momento, o descanso pode ser um bom período de sono, uma atividade física, ver os amigos ou reunir a família.

O importante é descansar fazendo algo que lhe traga prazer genuíno. Essa recarga das baterias é fundamental para seguir trabalhando e estudando com eficiência.

É possível conciliar a sua rotina de trabalho com os estudos, basta se organizar.

Pós-graduação médica na IPEMED: diferenciais

A IPEMED é uma instituição de ensino com foco na pós-graduação médica e na educação continuada em saúde, comprometida com o ensino das últimas tecnologias, teorias e práticas profissionais.

Está presente em 7 capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Palmas, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Conheça os cursos aqui.

Caso tenha gostado do conteúdo, não deixe de compartilhar com seus colegas!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online