5 atitudes fundamentais para ser um médico bem-sucedido

Como ser um médico bem-sucedido: 5 atitudes fundamentais

Principais tópicos

O mercado de trabalho na medicina tem ficado mais concorrido a cada ano. Na disputa por seu espaço no mercado, agora mais do que nunca, é preciso ter um diferencial para conquistar seus pacientes, ter um bom retorno financeiro e exercer sua profissão com maestria.

Confira a seguir algumas dicas sobre como ser um médico bem-sucedido dentro e fora de seu consultório.

Descubra como ser um médico bem-sucedido

1. Tenha um tempo para você

Muitos médicos assumem regimes muito intensos de plantões e atendimentos e se esquecem de colocar na agenda um tempo para si mesmos.

Separe um momento para ficar com a família, descansar, dedicar-se a um hobby ou estudar em casa.

Ao se permitir descansar um pouco, o stress do dia a dia diminuirá, saindo um pouco do “piloto-automático”. Terá mais prazer de fazer as coisas e ficará mais feliz, o que influencia na sua carreira profissional. Quem não quer ser atendido por um médico alegre e de bom humor, não é mesmo?

2. Atualize-se

como-ser-um-medico-bem-sucedido

Ser um médico atualizado requer esforço diário e impõe respeito perante os colegas de profissão e os pacientes. Além disso, você garante o tratamento mais adequado para seu paciente de acordo com os estudos mais modernos e recentes daquela área.

Portanto, nunca deixe se atualizar! Assine newsletters de jornais e revistas médicas reconhecidos internacionalmente e procure estar por dentro das últimas evidências descobertas. Alguns sites de evidências científicas permitem que você cadastre seu e-mail e enviam semanalmente os últimos estudos relevantes publicados. Também vale a pena participar de grupos especializados em estudar evidências médicas científicas.

3. Gerencie seu tempo

Pontualidade é a palavra-chave para garantir a satisfação do paciente no seu consultório. Organize sua agenda de acordo com o tempo médio que você costuma gastar para atender.

Uma dica é manejar imprevistos por meio de uma agenda online compartilhada com sua recepcionista, assim, você pode bloquear horários e avisá-la facilmente quando ocorrer algum atraso.

4. Comunique-se de forma clara

Inúmeros textos médicos citam a famosa “relação médico-paciente”. Essa expressão tem como base a comunicação clara entre o médico e seu paciente, e fazê-la de forma correta previne problemas e garante satisfação.

Sempre escute os feedbacks dos pacientes e fale com eles de forma calma e clara. Deixe um espaço para dúvidas. Reassegure-o do que for necessário e sempre tente falar as coisas em linguagem leiga para facilitar seu entendimento.

5. Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia temos inúmeros sistemas de gestão de clínicas e consultórios e aplicativos que visam facilitar a vida do médico e auxiliá-lo a organizar sua agenda de consultas, trocas de plantões, gestão de gastos e despesas do consultório, entre vários outros.

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Aderindo a um desses sistemas você pode gastar menos tempo com questões processuais e burocráticas e investir no que realmente gosta: medicina.

Usando a tecnologia como aliada você vai mais longe!

Essas foram algumas dicas para te ajudar em sua trajetória e ser um médico bem-sucedido!

Gostou do post de hoje? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos semelhantes diretamente no seu e-mail!

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online