Ao ter sua clínica na primeira página do Google, você aumenta a atração de pacientes, se torna uma referência digital, mantém sua competitividade no mercado e não perde dinheiro investindo apenas em anúncios.
Você provavelmente já sabe que o Google é a principal plataforma de busca da atualidade. Mas você sabia que ela detém quase 93% do volume de buscas quando comparada a outros buscadores?
Ou seja, para conquistar mais pacientes é essencial aparecer na primeira página do Google.
Existem duas formas para conseguir esse feito: a busca paga e a busca orgânica.
Por meio da busca paga, a clínica irá aparecer entre os quatro primeiros resultados da lista. Para estar ali, é preciso anunciar no Google.
Enquanto isso, os resultados da busca orgânica aparecem na sequência, após os anunciantes, de acordo com a relevância.
A relevância, por sua vez, é analisada pelo buscador de acordo com diversos aspectos. Eles vão desde o conteúdo em si até critérios como velocidade e usabilidade da página.
Por isso, estar bem posicionado no Google requer a produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo. Isso representa maior visibilidade e maiores chances de ser encontrado por potenciais pacientes.
Quer saber como a sua clínica pode aparecer na primeira página do Google? Continue a leitura e siga nossas dicas!
Entenda como o Google funciona para colocar sua clínica na primeira página
O Google funciona por meio de algoritmos, ou seja, utiliza diversos parâmetros para definir quais resultados serão mais relevantes para seus usuários.
O algoritmo é frequentemente atualizado, redefinindo os parâmetros de ranqueamento. Mas o objetivo continua sendo o mesmo: mostrar os resultados mais relevantes para os usuários nas primeiras posições.
Assim, a principal dica é manter o site da clínica relevante para seu perfil de pacientes.
Entre os principais critérios para um bom posicionamento orgânico no Google estão:
- Site responsivo, com design que se adapta ao acesso por celulares ou outros dispositivos;
- Layout funcional e de rápido carregamento, proporcionando uma boa experiência aos usuários;
- Conteúdo relevante e otimizado de acordo com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Como utilizar as técnicas de SEO para posicionar sua clínica na primeira página do Google
SEO — Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas) é o termo utilizado para técnicas que ajudam um site a aparecer na primeira página do Google, por meio da busca orgânica (sem anúncio).
Para que isso aconteça, é necessário seguir alguns passos básicos.
1. Definir as palavras-chaves
Uma das etapas mais importantes é identificar as palavras-chaves (keywords) que fazem sentido para a sua clínica.
Pense nos termos que seus pacientes utilizariam para buscar sua clínica no Google, suas dúvidas sobre sintomas, tratamentos, entre outros.
Em seguida, analise o volume de buscas dessas palavras no próprio Google.
Atualmente, existem diversas ferramentas gratuitas que calculam o volume de buscas por determinado tópico e ajudam a elencar as principais palavras-chaves para você.
Por exemplo, o Google Keyword Planner, o Google Trends e o Uber Suggest.
Por vezes, você vai encontrar termos semelhantes e com volumes de buscas maiores. Isso significa que são expressões mais usadas pelas pessoas nas buscas no Google. Opte por essas.
Em seguida, é necessário entender um pouco sobre websites ou contar com a ajuda de um profissional.
Adicionar a palavra-chave à URL da página do site, incluí-la na meta description (descrição do conteúdo) e em determinados pontos do conteúdo são alguns exemplos de ações que devem ser realizadas.
No entanto, vale ressaltar que a utilização de técnicas de SEO só irá ajudar a sua clínica a aparecer nos primeiros resultados do Google se o conteúdo do seu site for relevante.
2. Investir em marketing de conteúdo
Para a clínica aparecer em primeiro lugar na página do Google, uma das estratégias mais efetivas é adicionar um blog ao seu site. No blog, você pode publicar conteúdos mais densos, que respondam às dúvidas dos seus pacientes.
As técnicas de SEO também devem ser aplicadas aos conteúdos publicados no blog. O uso de keywords relacionadas a sintomas, causas, tratamentos, entre outros, pode levar pessoas que não conhecem sua clínica ao seu site.
Lembre-se, no entanto, de adotar uma linguagem de fácil compreensão para seus pacientes.
Por meio do blog, você também conquista mais confiança e adquire uma posição de autoridade médica. Se o paciente encontrar o que procura no seu blog, na próxima vez ele poderá ir diretamente ao seu site.
3. Anunciar no Google Ads
Anunciar na plataforma do Google é a maneira mais rápida para estar bem posicionado nos resultados de busca.
Para anunciar, você deve definir as palavras-chaves que têm mais relevância para o seu público-alvo. Em outras palavras, significa escolher as expressões que são usadas pelos seus pacientes nas buscas que realizam no Google.
É preciso ser certeiro na escolha da keyword. Seus concorrentes também devem estar anunciando e, assim, estão competindo com você em um leilão pela mesma palavra.
Além disso, é importante que as keywords estejam presentes também em seu site.
Esse é um dos requisitos para que seus anúncios tenham maior qualidade aos olhos do buscador.
As expressões mais genéricas tendem a ter um volume de buscas maior, mas podem alcançar públicos diferentes e disputar com vários outros anunciantes. Assim, você talvez não obtenha o resultado que espera.
Clínica é uma keyword que pode alcançar pessoas em busca de especialidades diferentes da sua. Vale mais a pena ser mais assertivo na definição das palavras que farão parte da sua campanha, como acrescentando sua especialidade.
4. Criar um perfil no Google Meu Negócio
A ferramenta Google Meu Negócio (GMN) também é um meio de aparecer na primeira página do Google nas buscas realizadas pelo nome da clínica ou quando é utilizada uma expressão mais genérica e a localidade.
No Google Meu Negócio, você pode cadastrar gratuitamente todas as informações da sua clínica como um ponto comercial. Dessa forma, você passa a constar no Google Maps.
Além disso, há espaço para fotos, publicações e avaliações de pacientes.
Para que o seu perfil gere resultados, é necessário que os dados estejam sempre atualizados.
Também é fundamental que você responda às avaliações realizadas no seu perfil. Afinal, essa é uma das formas de interagir com seus pacientes e mostrar a qualidade dos seus serviços a outras pessoas.
Seguindo esses passos, sua clínica conquista uma boa exposição nos resultados de busca e tem mais chances de aparecer na primeira página do Google.
Precisa de ajuda para colocar sua estratégia em prática? Conte com a ajuda de uma agência especializada!
Espero que este conteúdo tenha te ajudado. Não se esqueça de compartilhá-lo com seus colegas. 🙂