Oferecer um atendimento personalizado é essencial para qualquer profissional de saúde. E para conquistar esse objetivo, é fundamental contar com a ajuda de um software médico personalizável.
O mercado médico evolui constantemente, e a cada ano o número de especialistas cresce cada vez mais.
Para conseguir cuidar dos pacientes de forma humanizada e acolhedora, muitos profissionais decidem abrir seu próprio consultório, e obter ainda mais destaque em sua especialidade.
A Dra. Talita Melo escolheu o iClinic para acompanhá-la em sua jornada.
Veja neste caso de sucesso como as funcionalidades do iClinic permitem que ela ofereça um atendimento mais personalizado para suas pacientes.
Boa leitura!
Como a Dra. Talita oferece um atendimento personalizado para suas pacientes?
A Dra. Talita é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Acre, e se especializou em ginecologia e obstetrícia pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais.
Além de possuir um título de especialista, ela também é membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, e da Sociedade Mineira de Ginecologia e Obstetrícia.
Em sua entrevista, a ginecologista compartilhou que sempre teve certeza sobre qual especialidade desejava seguir.
“Desde a minha infância sempre gostei da saúde feminina, e achava que para ser ginecologista, não precisava ser médica. Então fiz Medicina porque tinha certeza que queria conquistar meu sonho de ser ginecologista.”
A Dra. Talita é uma das profissionais de saúde que se preocupa com a sua presença online, já que reconhece a importância do marketing médico para seu consultório.
“A internet está aberta para todos os serviços. Se uma pessoa não existe na internet, é quase como se o serviço dela não existisse. Todos nós buscamos uma prova social de um serviço na internet, por meio de recomendações, avaliações.”
A estratégia de marketing médico é responsável não apenas por atrair pacientes, mas por fidelizá-los mesmo antes da consulta.
“Eu publico artigos, me posiciono como uma autoridade no assunto, compartilho meu conhecimento, e os pacientes percebem que sou uma médica atualizada, e sempre veem minhas avaliações.”
“A Medicina é um serviço como outro qualquer. Nós precisamos enxergar nosso consultório como uma empresa, e entender que estamos prestando um serviço, e os pacientes são nossos clientes. Hoje em dia a internet é nosso cartão de visita.”
A presença online permite que as pacientes conheçam a ginecologista pelas redes sociais, trazendo mais confiança e intimidade para as consultas.
O maior diferencial da Dra. Talita é seu atendimento personalizado, que busca não apenas tratar doenças, mas melhorar a qualidade de vida das suas pacientes.
“Sempre quis ter um consultório próprio de ginecologia, porque prezo por um atendimento integrado, na qual vejo as mulheres como seres únicos, então abordo aspectos físicos, emocionais, psicológicos, tudo que compõe a vida de uma mulher. Eu precisava ter um consultório personalizado para proporcionar isso para minhas pacientes.”
Para a profissional, a saúde feminina engloba diversos aspectos, como a qualidade do sono, alimentação saudável, relação da mulher com seu trabalho, sua vida pessoal, entre outros.
Antes de prescrever qualquer medicamento, a ginecologista busca entender a vida das suas pacientes, e analisa tudo que pode estar impactando suas saúdes.
“Aqui é um ambiente que as pacientes se sentem acolhidas. Não parece um consultório médico, é como uma sala de estar, na qual recebemos as pacientes com muito carinho. Temos música ambiente, trabalhamos com a aromaterapia, fornecemos frutas, sucos, chás, cafés, tudo para proporcionar um ambiente acolhedor.”
A Dra. Talita também preza por um tratamento que respeite todos os aspectos da vida das mulheres, como suas rotinas e religiões. Por isso, seu atendimento personalizado se tornou uma referência.
“Construir meu próprio consultório foi essencial para poder acolher minhas pacientes em todas as nuances que uma mulher precisa. Foi muito importante poder transformar minha assistência médica, em uma assistência individual e personalizada.”
Para tornar seu atendimento ainda mais personalizado, a ginecologista decidiu buscar um software médico que atendesse todas as suas necessidades.
Como o iClinic ajuda a Dra. Talita a entregar um atendimento personalizado?
A ginecologista já utilizava o iClinic em outros estabelecimentos médicos, e ao abrir seu próprio consultório, decidiu continuar no sistema por conhecer suas vantagens.
“Me identifiquei com o perfil individualizado do iClinic, a capacidade dele de ter incontáveis benefícios para montarmos um sistema de protocolo individual personalizado, rápido, seguro, e que pudesse agilizar meu atendimento.”
O prontuário eletrônico do software é essencial para a Dra. Talita, que busca sempre entregar um atendimento integrado para suas pacientes.
“Minha consulta é bem personalizada, e o iClinic me entrega um prontuário personalizado, que eu gosto muito. É um prontuário extremamente completo, no qual posso inserir todas as nuances das minhas pacientes.”
“No prontuário tenho o controle de exames, consigo inserir fotos para mostrar a evolução das pacientes. Eu posso comparar a foto da primeira consulta, e mostrar como elas melhoraram.”
A prescrição é outra funcionalidade importantíssima para a ginecologista, que busca sempre que possível, oferecer mais praticidade para suas pacientes.
“A prescrição de medicamentos é fundamental. Os médicos que ainda não têm essa funcionalidade, acabam perdendo a facilidade de receber tudo de forma digital. A receita digital é inovadora, rápida, prática, evita que o paciente a perca, esqueça de tomar a medicação, ou tenha dúvidas. A aquisição da medicação também é mais fácil, porque ele pode enviar digitalmente para as farmácias.”
Em tempos de pandemia, uma prescrição eletrônica se torna ainda mais essencial. Afinal, os pacientes podem receber prescrições de qualquer lugar.
“Para mim, a receita digital é a mais inovadora e importante no universo da nova assistência médica, que veio para ficar. Eu tenho certeza que a receita digital, na minha prática, contribui consideravelmente para a adesão do tratamento, para evitar dúvidas sobre as medicações, o que agiliza esse processo.”
Outro diferencial do iClinic para a Dra. Talita é o controle financeiro, que dispõe de relatórios e gráficos automáticos, fluxo de caixa, repasse médico, entre outras funcionalidades que auxiliam na gestão.
“A possibilidade de personalizar o prontuário na ginecologia é muito importante, e a gestão financeira do iClinic facilita muito o gerenciamento da clínica.”
O chat interno do software também auxilia as secretárias do consultório, que centralizam sua comunicação em um único local.
“A comunicação com as secretárias pelo chat é outro ponto interessante. Eu posso enviar mensagens padrões, ao invés de precisar digitar, o que agiliza o tempo. É uma comunicação direta, rápida e fácil. Se o paciente tem uma dúvida na recepção, eu já consigo responder.”
Como a Teleconsulta iClinic permitiu que a Dra. Talita cuidasse de mais pacientes?
“A Telemedicina foi um grande diferencial que me fez gostar mais do iClinic. Eu moro em Belo Horizonte, e consigo atrair muitas pessoas de diferentes locais. Com a Telemedicina, tive a oportunidade de atender incontáveis mulheres do país inteiro. Eu não tenho mais horários para 2020.”
A Dra. Talita sempre foi uma profissional de saúde modernizada, que acompanha as inovações tecnológicas da Medicina, e ela não desperdiçou a oportunidade de atender seus pacientes a distância.
“A Teleconsulta iClinic é sensacional porque temos uma qualidade de som e imagem excelente. É um programa que não tem delay, a transmissão é estável, então a assistência é muito boa. É como se o paciente estivesse aqui comigo. A possibilidade de gravar as consultas traz uma segurança e credibilidade muito importante para a assistência online.”
A ginecologista também entende que apesar do exame físico não ser possível em uma Teleconsulta, muitos casos podem ser resolvidos perfeitamente por um atendimento online, e quando necessário, basta marcar um retorno presencial.
“Com uma anamnese completa, é possível ter uma hipótese e uma conduta muito direcionada e assertiva para aquilo que a paciente deseja. O exame físico parte de uma ideia inicial que você teve durante a consulta com o paciente.”
Como a Dra. Talita enfatizou em sua entrevista, a Teleconsulta iClinic é extremamente segura para os profissionais de saúde e seus pacientes.
A funcionalidade conta com diversas medidas de segurança, como armazenamento na nuvem, termo de consentimento para pacientes, integração com o prontuário eletrônico, entre outras.
“Eu gosto muito de conversar com as pacientes, olhar no olho. Por isso a Teleconsulta foi sensacional, porque eu tenho mais disponibilidade de escutar minhas pacientes, entender suas queixas, e encaixar aquela queixa dentro de uma hipótese diagnóstica que não precisa ser necessariamente confirmada em um exame físico.”
A profissional de saúde também compartilhou que ter um prontuário personalizado permitiu que ela tivesse mais tempo para focar nas suas pacientes.
“O iClinic me deu mais agilidade na consulta, por conta da disposição prática de todos os itens de prontuário. Eu posso acessá-lo do meu próprio celular, e solucionar uma dúvida de uma paciente de qualquer lugar. Eu posso gravar as Teleconsultas e recordar um ponto importante.”
Como a Dra. Talita se destacou no mercado médico com o iClinic?
A quantidade de profissionais de saúde no Brasil cresce cada vez mais, e a ginecologista sabe que para se destacar da concorrência, é preciso acompanhar o mercado.
“O médico não aprende a gerir seu consultório, e precisamos reconhecer que ele é uma empresa. O iClinic nos fornece um manejo fácil e totalmente inteligível para qualquer médico que não tenha conhecimento sobre gestão financeira. Ele é simples e fácil de lidar, e ajuda muito nessa administração da empresa, chamada consultório.”
A Dra. Talita escolheu um software médico de uma empresa que também estivesse preocupada em acompanhar as inovações da Medicina.
“Sou muito tecnológica, e eu escolhi o iClinic porque vi que ele tem essa visão digital, e acompanha a evolução da Medicina. O iClinic quer que todo médico acompanhe a era digital de informação.”
Como a própria profissional de saúde comentou, é fundamental que todos os médicos busquem se especializar nas novas tecnologias do mercado.
“Todos os médicos, querendo ou não, precisam acompanhar o mundo, e o mundo está totalmente digital. Se você faz tudo no celular, por que ainda atende seus pacientes no papel? A nossa assistência não pode ficar para trás, porque o mundo está evoluindo.”
Além de auxiliar na gestão do consultório, um software médico eficiente como o iClinic, também consegue fidelizar pacientes que buscam médicos modernizados.
“Os pacientes querem um médico que esteja atualizado, que tenha receita digital, que responda às mensagens, que envie e-mails, que confirme as consultas em um clique sem precisar ligar no telefone fixo. Hoje tudo é dinâmico, rápido, e o paciente quer isso, quer poder agendar uma consulta em qualquer momento. O médico precisa acompanhar essa evolução.”
O atendimento da equipe de suporte foi outro diferencial da empresa para a Dra. Talita.
“Já tive contato com o suporte para tirar dúvidas, como durante a instalação da minha assinatura digital. Tive um suporte maravilhoso que acessou meu computador de forma remota, e me auxiliou em todas as etapas.”
Para uma especialista que busca oferecer um atendimento humanizado, e deseja inovar seu atendimento de forma constante, contar com a ajuda de um bom software médico é essencial.
Quer obter os diferenciais do iClinic citados neste caso de sucesso? Teste gratuitamente o sistema:
Contatos da Dra. Talita Melo:
Endereço: Rua Dener Cunha Peixoto, 11, sala 416, Buritis – Belo Horizonte
E-mail: dratalitamelo@gmail.com
Telefone: (31) 38799138