A agenda médica concentra sua principal fonte de renda: suas consultas. Por isso, é importante ter uma agenda eficiente, como a do iClinic, te acompanhando no dia a dia da clínica.
Está sem tempo para ler o artigo? Para escutá-lo, é só clicar no player aqui embaixo:
Mesmo com o crescente uso da tecnologia aliada à saúde, muitas clínicas ainda usam a agenda de papel para anotar os atendimentos.
Além do processo de agendamento ser muito mais lento no papel do que em um software médico, existem outras desvantagens.
Qualquer acidente simples, como um copo d’água derramado, pode estragar todas as anotações feitas na agenda física.
Sem contar com erros recorrentes como duplicidade de horários, organização falha, entre outros.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo explicando como a agenda médica do iClinic torna sua rotina ainda mais prática. Confira!
10 diferenciais da agenda médica do iClinic
Uma agenda médica como a do iClinic, que é online e integrada com outras ferramentas, facilita sua rotina, inclusive, gerando mais produtividade na sua clínica.
Além de contar com processos automatizados, a agenda, assim como outras funcionalidades do software, conta com uma segurança de excelência.
Como o sistema é na nuvem, além do certificado SSL 256 bits que criptografa todos os dados trafegados do sistema, há atualizações diárias que protegem seus dados.
Também usamos o banco de dados da Amazon, a AWS, mesma base utilizada pela Casa Branca e a Nasa, para garantir a segurança dos seus dados médicos.
Continue lendo o artigo para conhecer outros diferenciais da agenda médica do iClinic, e descubra como esses diferenciais otimizam os processos do seu dia a dia.
1. Agendamento com multiprocedimentos
Na sua clínica é comum os pacientes realizarem múltiplos procedimentos em um único atendimento?
Pensando em facilitar o agendamento e proporcionar um visual mais organizado, a agenda do iClinic permite a marcação de vários procedimentos em uma única consulta.
Como mostra a imagem abaixo, essa funcionalidade permite melhorar a organização da agenda, sem você ter que ficar reservando vários horários seguidos para o mesmo paciente.
É importante ressaltar que você pode especificar cada procedimento, incluir quantos forem necessários em uma mesma consulta, e colocar a quantidade de vezes que cada procedimento será feito.
Saiba mais como funciona o multiprocedimentos do iClinic.
Além disso, para ter ainda mais organização e previsibilidade, ao cadastrar todos os procedimentos realizados na sua clínica, é possível atribuir cores e duração personalizadas para cada um deles, facilitando a preparação para cada consulta.
Dessa forma, a organização da clínica e da sua rotina no geral, melhora exponencialmente.
Afinal, ficará muito mais simples preparar os materiais necessários para cada consulta, e a recepcionista não perderá mais tempo escrevendo cada detalhe do agendamento em uma agenda de papel.
2. Integração com o prontuário eletrônico
Além da agenda médica, o prontuário eletrônico também é uma das funcionalidades mais importantes na rotina médica.
É no prontuário que ficam armazenados todos os dados médicos do seu paciente, enquanto a agenda centraliza sua principal fonte de renda.
Devido à importância dessas duas funções no seu dia a dia, a agenda médica do iClinic foi desenvolvida para ser integrada com o prontuário eletrônico, permitindo o acesso direto pelo agendamento.
Na consulta agendada, as principais informações do paciente estarão disponíveis.
Quando você começa a consulta, clicando no botão “iniciar atendimento”, o processo automaticamente te leva para o prontuário do paciente.
Com esse acesso fácil, além de agilizar sua consulta, já que você não perde tempo procurando em uma pilha de papéis a ficha do paciente, a integração de dados permite um diagnóstico mais eficiente e preciso.
Quer saber as 4 principais vantagens da integração do prontuário eletrônico com a agenda médica do iClinic? Dê uma olhada neste artigo.
3. Status do agendamento
Na sua rotina, fica difícil saber quais pacientes estão aguardando a consulta, ou se eles sequer confirmaram que iriam?
Com o status do agendamento, não é necessário verificar toda hora na recepção quem realmente chegou, ou descobrir na hora que um paciente faltou.
Em ‘detalhes do agendamento’, na agenda do iClinic, o ícone de calendário representa os pacientes agendados, o ícone azul aqueles que confirmaram a consulta, o ícone laranja sinaliza que o paciente está aguardando o atendimento, o ícone vermelho significa o absenteísmo, e o ícone verde, pacientes que já foram atendidos.
Essa visualização permite o acompanhamento em tempo real sobre a situação de cada agendamento, facilitando ainda mais sua organização, sem a necessidade do contato direto com a recepção.
Além disso, há alguns status de agendamentos personalizados de acordo com sua especialidade.
Para os oftalmologistas, por exemplo, existe o status “dilatando a pupila”, comunicando que o paciente está se preparando para ser atendido.
Uma comunicação muito eficiente por meio do sistema para clínicas, não é mesmo?
4. Lembrete de consulta por SMS, WhatsApp e e-mail
Com o iClinic você pode enviar mensagens por SMS, WhatsApp e e-mail do paciente, lembrando-o da consulta marcada. Com esse lembrete, você diminui a taxa de absenteísmo da sua clínica.
As mensagens costumam ser enviadas sempre um dia antes da consulta, e você pode personalizar a mensagem desse lembrete do jeito que achar melhor.
Ao habilitar essa funcionalidade, você não precisa se preocupar em realizar esse processo manualmente todo dia, como geralmente é feito nas clínicas.
Confira aqui como a Clarisse Lobo conseguiu reduzir as faltas na sua clínica com a agenda do iClinic.
Reduza até 32,5% das faltas dos pacientes com a Mensageria da Afya iClinic
A Mensageria, funcionalidade de envio automático por WhatsApp, permite que os profissionais de clínicas e consultórios enviem lembretes de consulta e confirmação de agendamento de forma 100% automatizada pelo sistema.
Diferente do lembrete de consulta tradicional, em que você precisa clicar na agenda e enviar manualmente pelo WhatsApp Web ou o WhatsApp do celular, a Mensageria faz todo esse processo de forma automática para você.
Com o envio automatizado, você tem maior grantia de entrega e pode personalizar o conteúdo da mensagem, bem como o horário de envio.
Basta que você assine a Mensageria em qualquer plano do sistema Afya iClinic.
Dessa forma, você pode focar no que realmente importa: pacientes que precisam de atendimento humano e ações de reengajamento de pacientes faltantes, por meio da lista automática de pacientes que cancelaram consultas.
Ao contar com a automação em lembretes e confirmações de consulta, você pode reduzir as faltas dos pacientes em até 32,5%, além de converter agendamentos em atendimentos de 70% para 79,75%!
Ou seja, com a Mensageria da Afya iClinic você pode aumentar seus atendimentos em mais de 40%.
Além de todos esses benefícios, a solução possui gráficos e métricas inteligentes como quantidade de cancelamentos e faltas, histórico de envio e relação entre agendamentos versus atendimentos.
Para conhecer mais, faça seu cadastro e agende uma demonstração da ferramenta sem nenhum compromisso.
5. Lista de pacientes do dia
A visualização padrão da agenda fica no formato de um calendário. Em uma barra lateral que fica disponível do lado esquerdo da tela, todos os pacientes do dia aparecem, facilitando sua organização.
Na imagem acima mostramos a visualização da agenda do profissional de saúde no iClinic, nela você encontra o nome do paciente e o horário marcado no dia, além dos status de agendamento.
Clicando em “atender”, você começa o atendimento pela própria lista de pacientes.
6. onfirmações de consulta por SMS, WhatsApp e e-mail
Para conquistar ainda mais organização da sua agenda, é possível programar mensagens de confirmação que serão enviadas para seus pacientes no dia anterior à consulta.
Conforme o recebimento das mensagens dos pacientes, ao confirmar ou cancelar a consulta, os status dos agendamentos são modificados automaticamente na agenda.
Com essa funcionalidade, é possível reduzir em até 30% as faltas da sua clínica.
Esse serviço, após ser acionado pela primeira vez, é totalmente automático, tirando uma tarefa repetitiva que era feita manualmente pelo profissional da recepção.
7. Integração com o agendamento online
O agendamento online do iClinic funciona de uma maneira muito simples, basta criar seu perfil online gratuito e contratar a funcionalidade dentro do próprio sistema.
O seu perfil fica disponível na plataforma Agendar Consulta, e nele nós disponibilizamos os horários vagos da sua agenda, para facilitar o compartilhamento do seu perfil e a divulgação do seu diferencial.
Com o agendamento online, seus pacientes marcam uma consulta quando e onde quiserem, basta acessar o seu perfil online.
A agenda do seu perfil online e a sua agenda no iClinic são integradas, ou seja, são sincronizadas automaticamente.
Caso uma consulta seja marcada pela plataforma, ela aparece automaticamente na agenda do sistema, e, caso um agendamento seja feito pelo recepcionista no iClinic, o horário desaparece do seu perfil online, pois já foi ocupado.
Outras funcionalidades da agenda também são integradas, como o bloqueio de horários. Para saber mais sobre como a agendamento online do iClinic funciona, assista nosso vídeo explicativo de 34 segundos:
A integração do agendamento online com a agenda médica é um ótimo diferencial para os médicos que tem como objetivo o AAFR, uma sigla que resume as práticas de atrair e atender pacientes, fidelizar e rentabilizar.
Com esse serviço, além de atrair facilmente novos pacientes, já que suas consultas podem ser agendadas da maneira mais fácil possível, o processo de fidelizar e rentabilizar fica ainda mais fácil.
O agendamento online permite que consultas sejam agendadas mesmo quando sua clínica não está funcionando, tornando sua clínica rentável a todo momento com a marcação de consultas 24 horas por dia, todos os dias.
8. Lista de espera
É comum na sua clínica ter um horário muito disputado entre os pacientes? Já perdeu uma consulta por conta de um cancelamento em cima da hora?
Com a lista de espera, você pode registrar os pacientes que estão esperando para serem agendados, ou gostariam de ser atendidos em um horário específico, mas que já estava ocupado.
Essa funcionalidade permite que, em casos como cancelamento em cima da hora, você possa conferir rapidamente e encaixar quem estava esperando por um agendamento, evitando uma perda de consulta.
Tem alguma outra dificuldade de organização na agenda? Confira nossa checklist gratuita e veja dicas para acabar com todos os problemas da sua agenda:
9. Bloqueio de horários
Independentemente da sua especialidade, uma coisa é certa: você não consegue estar disponível em todos os horários possíveis.
Na agenda do iClinic, é possível bloquear horários para impedir que qualquer agendamento seja marcado no período em que você não estará atendendo, evitando erros comuns como confusão de horários por parte da recepção.
Você pode bloquear horários na sua agenda por meio das “Configurações de profissionais” no sistema, ou diretamente pela agenda, pelo mesmo processo de adicionar um novo agendamento!
Também é possível realizar agendamentos recorrentes, assim, você não perde tempo marcando a mesma consulta várias vezes. 🙂
10. Cadastro completo dos pacientes
Na hora de cadastrar seus pacientes, todas as informações necessárias estarão no sistema, indo além de informações como nome, idade e forma de contato, disponibilizando por exemplo, dados complementares.
Nesses dados complementares, você tem dados mais ricos, como etnia, profissão, estado, dados familiares, email e muito mais. Além disso, você também pode registrar o convênio de cada paciente.
Dessa forma, todas as informações ficam centralizadas, e fica fácil realmente conhecer seu paciente, permitindo uma relação duradoura e confiável.
Além disso, quanto mais dados sobre os pacientes e as consultas forem adicionados no sistema, mais completos e precisos ficam os relatórios e gráficos automáticos do software.
A agenda médica do iClinic também permite que você imprima sua agenda do dia. Deixando a visualização da agenda por semanas, a impressão fica nesse formato:
Quer conhecer a opinião de um especialista? Dê uma olhada no nosso caso de sucesso, e confira como o fisioterapeuta Rafael conseguiu organizar sua rotina com a agenda médica do iClinic.
“O iClinic torna extremamente fácil a gestão dos pacientes e o controle dos atendimentos realizados. Indico o iClinic para fisioterapeutas e demais profissionais da saúde por ser uma potente ferramenta na gestão dos pacientes, desde o agendamento, até o relacionamento através do email no dia de seu aniversário.”
Que tal conhecer esses diferenciais pessoalmente? Teste essa funcionalidade na prática fazendo gratuitamente. Basta clicar aqui embaixo:
E então, o que achou da agenda médica do iClinic? Reaja e deixe seu comentário, e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos!