Administração e Gestão

Agenda do consultório: 5 maneiras de aumentar o número de pacientes

A agenda é uma das ferramentas mais importantes no consultório. No entanto, em alguns momentos problemas/imprevistos podem acontecer e afetar a rotina tanto dos profissionais da área da saúde quanto da secretária.

Você já se deparou com a agenda vazia? Teve problema para encaixar pacientes porque a agenda é um pouco engessada? Muitas faltas de pacientes que acabam não avisando?

Para aumentar o número de atendimentos é necessário aplicar algumas estratégias na sua clínica que podem fazer a diferença no momento em que o paciente irá decidir pela sua clínica em detrimento de outra opção.

Além disso, a fidelização de pacientes é uma prática primordial, pois é mais fácil conquistar um paciente que já conhece sua clínica, seu trabalho, do que outro paciente que nunca ouviu falar do seu atendimento.

Quer saber como aumentar o número de pacientes na agenda do seu consultório? Continue com a gente nesse artigo e iremos apresentar 5 maneiras de você alavancar esse número sem perder a humanização do serviço prestado.

1 - Tenha maior organização da clínica

Manter uma boa gestão da clínica é fundamental para que todas as etapas da jornada do paciente estejam dentro do nível de satisfação que inicialmente foi proposto.

Ter um planejamento estratégico, equipe qualificada e com acesso à recursos tecnológicos fazem toda a diferença para que a rotina da clínica seja muito eficaz e consequentemente transpareça organização para os pacientes que serão atendidos.

Portanto para melhorar a rotina tantos dos profissionais da clínica quanto dos pacientes, o primeiro passo é adotar um sistema que automatize os serviços.

O uso de softwares médicos proporciona diversos benefícios e vantagens para o seu consultório, como:

  • Redução de desperdícios de tempo e de papel;
  • Maior segurança de informações;
  • Agilidade de processos;
  • Atendimentos com mais qualidade.

Quer saber mais sobre o software médico e como ele pode fazer a diferença na sua clínica? Confira esse conteúdo completo aqui.

2 - Saiba a duração das consultas

Independente da duração da consulta, longa ou curta, o importante é que o médico consiga efetuar um bom atendimento. Mas sabendo que o tempo de um profissional da saúde é valioso, o ideal é possuir uma agenda bem definida e de fácil acesso.

Softwares de gestão, como mencionados acima podem facilitar esse processo, já que consegue visualizar a duração do atendimento e auxiliar na sua organização.

Além disso, você pode marcar novos atendimentos e/ou remanejar os seus horários, caso haja o prolongamento ou atraso de consultas ao longo do dia.

Duas dicas especiais:

  • Intercale dois tipos diferentes de consultas para que você tenha margem e consiga evitar atrasos;
  • Planeje um intervalo de 10 minutos entre as consultas para que você consiga se organizar melhor.

3 - Ganhe mais agilidade com prontuários eletrônicos

Para os consultórios que desejam se destacar no mercado, é essencial a implementação de prontuários eletrônicos.

Essa ferramenta, possibilita aos médicos armazenar e compartilhar as informações de um paciente.

Assim, em mudanças de turno ou na ausência de um profissional específico todos da equipe conseguem ter acesso aos dados do usuário.

Esses dados, são restritos aos médicos e aos próprios pacientes, por se tratar de informações privadas.

prontuario-eletronico

4 - Disponibilize diferentes opções de agendamento de consultas

Possuir opções para marcações de consultas com rapidez e segurança é um grande diferencial para as clínicas.

O agendamento online, é uma ótima possibilidade que cresce cada vez mais na área da saúde. Além de trazer maior liberdade de escolha para o paciente, já que ele pode selecionar o horário e a data ideal para a consulta, facilita também a rotina da recepcionista que pode desempenhar outras atividades na clínica.

O Whatsapp é uma ferramenta que tem sido muito utilizada pela pessoas e ter essa opção na sua clínica no momento do agendamento pode trazer ainda mais vantagens. Saiba como utilizá-lo da melhor forma possível.

Lembre-se de enviar lembretes para confirmar as consultas, pois com a rotina corrida alguns pacientes podem se esquecer do horário marcado. Dessa forma, você consegue evitar as faltas e remarcar outros pacientes caso ocorra algum imprevisto.

5 - Conheça seus pacientes

Criar relacionamentos é importantíssimo para gerar ainda mais valor no seu atendimento. Além de conhecer o histórico clínico do seu paciente, tenha atenção também ao seu perfil.

Existem diferentes tipos de pacientes, aqueles que chegam um pouco atrasados, aqueles que chegam com antecedência, e aqueles que permanecem mais tempo na consulta.

Dessa forma, ao conhecer mais cada caso pode facilitar o controle de imprevistos na sua agenda. Além disso, o atendimento no momento da consulta fica ainda mais humanizado.

Importante

Possuir uma agenda como muitas consultas é um dos principais objetivos de qualquer clínica que almeja crescer. Mas é necessário lembrar que uma agenda cheia, pode facilmente impactar na eficiência do trabalho prestado.

Um consultório lotado pode gerar atendimentos de baixa qualidade, isto não é algo bom nem para os pacientes e tão pouco aos médicos. Pois assim, torna-se ainda mais difícil estabelecer uma relação de confiança entre eles.

Para que isso não aconteça, veja se realmente haverá tempo hábil para recepcionar corretamente as pessoas e proporcionar uma consulta tranquila.

Possuir um número alto de agendamentos faz toda a diferença no final do mês. Mas algo que precisa ser levado em conta é que, os pacientes só voltarão em seu consultório se houver um atendimento humanizado e acolhedor.

Gostou do conteúdo? Conta para gente como você consegue ter uma agenda lotada na sua clínica sem perder a qualidade no atendimento.

Sobre o autor:
Barbara Miranda, especialista em produção de conteúdos para WEB. Trabalha na CM Tecnologia, a qual é uma empresa brasileira de tecnologia focada na área de atendimento na saúde e está integrada a mais de 240 prestadores em todo o Brasil.

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