fidelização de pacientes

A importância de um ambiente agradável em clínicas e consultórios

Ao montar uma clínica é preciso pensar em muitas coisas.

Tenho que ter um CNPJ? Onde vou montar minha clínica? Como posso contratar uma boa secretária?

Dentre todas estas dúvidas, é comum o profissional de saúde dar pouca atenção ao ambiente físico de sua clínica. A recepção é como um cartão de visitas e se ela não for montada com o devido cuidado, pode causar um impacto negativo nos seus pacientes.

Sabemos que nosso cérebro percebe o mundo a nossa volta de um modo complexo e por este motivo, possuir um ambiente agradável em clínicas e consultórios não é apenas uma questão de luxo.

Cores, cheiros e sons nos causam sensações diversas e, um ambiente que desconsidere estes fatores corre o risco de ser indesejável.

É importante que ao decorar uma sala de espera ou consultório você se preocupe com o bem estar dos seus pacientes para que a experiência de frequentar a sua clínica se torne mais agradável e positiva.

Um ambiente acolhedor e confortável permite que o paciente se sinta mais tranquilo.

Neste artigo vamos levantar alguns pontos para que você possa observar que com poucas ações e esforço você pode ter resultados muito positivos:

Detalhes que merecem nossa atenção

Claro que a decoração deve ser bem pensada, mas antes de tudo para alguns locais é importante que as normas para ambiente de saúde sejam seguidas, como é o caso da RDC-50, da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Entretanto, mesmo com todos estas exigências obrigatórios é possível deixar sua clínica mais agradável. Afinal, uma pessoa quando procura ou uma clínica ou consultório, na maioria das vezes não está se sentindo bem. Por isso, é importante que estejam pelo menos em um local no qual se sintam confortáveis.

É possível explorar técnicas de design, luz natural, uso de plantas, entre outros.

Como ponto de partida podemos pensar nas cores, que afetam as sensações psicológicas do indivíduo sem que ele perceba. Cores suaves trazem tranquilidade, ao passo que cores mais fortes dão vida e animo.

Veja alguns exemplos utilizados por grandes marcas em suas respectivas logomarcas abaixo:

Guia de Cores

Uma boa dica é mesclar as duas. Afinal, você quer que seu paciente tenha ânimo e energia, correto? Uma boa opção é pintar apenas uma parede com um tom mais forte e deixar as demais com uma tonalidade clara e suave.

Permita que o dia continue dentro da sala de espera

É comum que algumas consultas atrasem. Infelizmente, esta é uma realidade que temos que saber como lidar.

Outra realidade é de que tempo nos dias de hoje é um ativo extremamente escasso. Todos temos mil e um compromissos e tomar o famoso “chá de cadeira” e ter que esperar muito tempo por uma consulta irrita qualquer um.

Para minimizar estes efeitos extremamente negativos para a sua imagem como profissional de saúde, algumas dicas simples podem ajudar os seus pacientes a usarem o tempo de espera:

Internet Wi-Fi

Com os aparelhos smartphones, hoje em dia é possível que o paciente possa resolver diversos problemas e realizar diversas tarefas pelo seu celular enquanto espera sua consulta.

Dessa forma, disponibilizar a conexão wi-fi é algo extremamente simples e que permitirá que o dia não para para o seu paciente enquanto ele estiver na sala de espera.

Mas cuidado. Evite fazer com que para conseguir acesso o paciente deva interromper a recepcionista.

Disponibilize facilmente a senha através, por exemplo, de uma placa fixada na parede da sala de espera.

Revistas e livros

Opções de revistas interessantes, livros e folders sobre saúde também são uma boa dica para que a pessoa se distraia e ao mesmo tempo se informe sobre assuntos que podem ser de seu interesse.

Ao invés de programas de TV comuns, vídeos com informativos sobre vida saudável podem ser uma opção interessante.

Conhecer seus pacientes aqui é fundamental, pois assim fica muito mais fácil oferecer opções que realmente irão agradá-lo no momento de espera.

Assentos e café

Invista em bons sofás e poltronas que proporcionem conforto e bem-estar aos frequentadores da clínica.

Deixe também à disposição uma mesa com chá, café e água para que o momento da espera se torne mais agradável e menos cansativo.

O momento da espera pode representar uma pausa no dia do paciente e se a clínica for confortável, isso com certeza vai corroborar para um dia melhor.

Entretenimento para Crianças

Se a clínica atende crianças, é interessante disponibilizar um espaço com brinquedos para meninos e meninas na sala de espera para que eles também possam se distrair enquanto aguardam.

O mesmo vale para o consultório: certamente será muito interessante para a criança se o médico utilizar equipamentos que facilitem a interação com elas.

Estas foram algumas dicas sobre como deixar a sala de espera e seu consultório mais agradável aos seus pacientes de forma simples, dando atenção aos pequenos detalhes – mas que podem fazer muita diferença.

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