4 benefícios da sustentabilidade para clínicas

4 benefícios da sustentabilidade para clínicas

Principais tópicos

Você conhece os benefícios de sustentabilidade para clínicas?

Aplicar um modelo de negócio com foco na sustentabilidade pode ser um grande diferencial para sua clínica.

Neste artigo vamos falar como otimizar custos e melhorar os serviços preocupando-se com meio ambiente. Além disso também vamos abordar o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

Descubra porque clínicas inteligentes adotam a sustentabilidade.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade tem sido um tema amplamente abordado na área da saúde.

Ter uma preocupação com a sustentabilidade significa suprir necessidades atuais do negócio sem dano à nossa existência ou à de gerações sucessoras no planeta.
Clínicas inovadoras aderem cada vez mais ao modelo sustentável para adequarem-se às demandas dos pacientes.

Mas você sabe quais são as vantagens da sustentabilidade para clínicas?

Benefícios da sustentabilidade para sua clínica

1. Otimização de custos

Você sabe quanto gasta em sua clínica com papéis e impressão? E com a destinação correta de resíduos de saúde? Hoje é possível contribuir com o meio ambiente e evitar gastos desnecessários.

Um caminho é reduzir a utilização de papéis e cartuchos de tinta, otimizando custos e espaço, ao utilizar softwares inteligentes que digitalizam os processos e aprimoram a gestão da clínica.

A tecnologia em prol da sustentabilidade auxilia no gerenciamento de clínicas inteligentes. Veja um caso de sucesso nessa empreitada.

Já o PGRSS (Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde) ajuda você a reduzir riscos de acidentes, custos com descarte de resíduos e impactos ambientais.

2. Cumprimento da Legislação

O PGRSS é um documento obrigatório exigido por Lei e um instrumento de gestão inteligente. Ele possui as diretrizes de tratamento dos resíduos de serviços de Saúde (RSS) da sua clínica.

Além de um requisito legal, o PGRSS é uma eficaz ferramenta para o tratamento correto dos resíduos gerados na clínica.

O Plano contém as instruções de manejo dos resíduos, desde a geração até a disposição final, evitando acidentes, multas e gastos desnecessários. Por isso, é importante que você tenha em sua clínica um PGRSS bem formulado que contemple todas as necessidades do seu estabelecimento.

Além disso, ao seguir essas diretrizes sua clínica fica preparada para receber uma fiscalização da ANVISA sem dores de cabeça.

Entenda por que o tratamento desses resíduos é tão importante e saiba como adquirir seu PGRSS.

legislacao-tratamento-de-residuos

3. Satisfação dos pacientes

O mundo está cada vez ligado em tecnologia, e seus pacientes também.

Há uma atenção com os impactos ambientais gerados por essa evolução. Portanto, nesse contexto, a sustentabilidade pode ser um dos diferenciais da sua clínica.

Clínicas bem sucedidas usam ferramentas tecnológicas e gestão sustentável para atrair pacientes, demonstrando estarem atualizadas com as demandas e anseios da sociedade.

satisfacao-dos-pacientes

4. Responsabilidade Social

Você conhece todos os tipos de resíduos gerados em sua clínica? Já se perguntou para onde eles vão? Sabia que o tratamento incorreto dos resíduos de serviço de saúde podem lesar funcionários, pacientes e pessoas fora da clínica?

Clínicas sustentáveis entendem que o tratamento correto dos resíduos, com auxílio do PGRSS, auxilia a saúde pública.

sustentabilidade-para-clinica

Aplicar sustentabilidade em sua clínica é entender que estabelecimentos dedicados à saúde devem preservá-las, não feri-la.

Sobre o autor
Aline Marina Marciano é Física pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência em Sustentabilidade na área da Saúde. É representante do setor comercial na Genos Consultoria Ambiental, empresa com foco na aplicação de soluções sustentáveis em diversos segmentos.

Baixe grátis: eBook sobre como medir o sucesso da sua clínica

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online