Reduzir faltas de pacientes é um objetivo comum entre os médicos de clínicas e consultórios. Com recursos poderosos como o SMS, é possível diminuir em até 30% a taxa de absenteísmo.
O paciente está atrasado para a consulta. Ele não atende ligações, não responde mensagens e, por fim, não comparece.
Um horário que você poderia ajudar um paciente foi desperdiçado: tempo e dinheiro foram perdidos.
Esse é um cenário extremamente comum na área da saúde, e não apenas no Brasil
Só nos Estados Unidos, o sistema de saúde perde cerca de US$ 150 bilhões por ano somente com as pessoas que não aparecem nas consultas.
Imagine que o valor da sua consulta seja R$ 90,00. Se dois pacientes faltam por semana, você perde R$ 720,00 por mês.
Continue a leitura e descubra como transformar esse problema em oportunidade!
[crp]
Por que reduzir faltas de pacientes com SMS é a estratégia mais assertiva?
Continue no cenário que imaginamos anteriormente. Em média, dois pacientes faltam toda semana, mas desta vez você decidiu investir em lembretes de consulta automáticos por SMS.
Toda semana você consegue resgatar, no mínimo, uma das faltas, porque o paciente avisa com antecedência que não vai conseguir ir e a recepcionista consegue encaixar uma nova pessoa no horário vago.
No final do mês você reduziu em 50% as faltas de pacientes.
Um resultado incrível, não concorda?
Contar com lembretes automáticos é uma excelente estratégia para acabar com as faltas, mas você também pode realizar pesquisas para entender por quais motivos os pacientes estão faltando.
Existem muitas clínicas que ainda confirmam consultas por telefone, por exemplo, mas além de ser uma tarefa cansativa e repetitiva, raramente é efetiva com todas as pessoas.
Nem todos os pacientes conseguem atender o telefone e, aqueles que atendem, geram um custo de telefonia altíssimo para a empresa.
Uma ligação custa, em média, R$ 1,80 no Brasil — e está entre as mais caras do mundo segundo a UIT.
As secretárias ficam muito atarefadas e estressadas, os pacientes ficam inquietos na recepção e o profissional de saúde perde um horário valioso em seu dia de trabalho.
Novamente, você perde mais tempo e mais dinheiro.
Por isso, o ideal é automatizar o envio de lembretes de consultas por SMS. Existem alguns softwares médicos que, além de contar com o SMS, também enviam os avisos por e-mail e WhatsApp.
Essa ferramenta tem um custo baixo e não toma nem 1 minuto da atenção e tempo das recepcionistas, que agora podem ficar mais livres para atender com calma os pacientes que estão na sala de espera.
Aliás, essa é a tática mais efetiva para confirmar consultas, segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos.
Segundo a pesquisa, após confirmar consulta por SMS, apenas 4% dos pacientes não compareciam ao consultório. Já entre os pacientes que recebiam a ligação telefônica da secretária, 9,4% faltavam.
Dos pacientes que não eram lembrados da consulta, 10,5% faltavam.
Ou seja, nesse caso, confirmar a consulta pelo telefone e não confirmar quase não faz diferença para o comparecimento dos pacientes.
Esses dados mostram que a confirmação por SMS é muito mais eficaz, tanto para a organização do dia a dia do consultório, quanto para garantir a presença dos pacientes.
4 principais vantagens de reduzir faltas de pacientes com SMS
Além da tranquilidade no dia a dia do consultório, o aviso SMS proporciona:
1. Garantia de entrega
Hoje em dia, qualquer pessoa possui celular e o carrega consigo em qualquer lugar que esteja.
O envio de mensagens diminui a probabilidade de ligar e não ser atendido, ou de cair na caixa postal, pois nesse último caso, o SMS será entregue assim que restabelecido o sinal.
2. Prática menos invasiva
Uma ligação pode acabar perturbando o paciente em uma hora que ele está ocupado e não pode atender.
Já as mensagens SMS chegam na caixa de entrada e o paciente pode visualizá-la quando lhe for mais conveniente.
3. Baixo custo
O preço de uma mensagem SMS é muito menor que as tarifas de ligação, principalmente se tratando de interurbanos e chamadas para celular.
4. Envio automatizado
O disparo das mensagens pode ser automatizado, o que evita que alguém de sua equipe perca tempo realizando essa tarefa diariamente e permite que outras atividades sejam feitas.
Como reduzir faltas de pacientes com SMS?
Para reduzir as faltas de pacientes com SMS é preciso contar com um software como o iClinic, que também possui o envio de lembretes de consulta por WhatsApp e e-mail.
Ele também possibilita a personalização da mensagem do lembrete.
Veja como o Albespyerry Diniz alcançou esse objetivo com o iClinic:
“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”
Dê uma olhada na funcionalidade para ver como ela é na prática:
Outro diferencial da ferramenta é que o paciente pode responder a mensagem confirmando ou cancelando a consulta, e o status de agendamento muda automaticamente para confirmado ou cancelado.
O paciente pode responder “SIM”, “OK”, “CONFIRMAR”, “NÃO” e “CANCELAR”.
De acordo com a resposta, a agenda é atualizada automaticamente. Veja os status de agendamento do iClinic:
Viu como é possível reduzir as faltas dos seus pacientes com SMS? Caso você queira testar os resultados que citamos no artigo agora mesmo, teste gratuitamente o iClinic.