5 benefícios da prescrição eletrônica para sua clínica!

5 habilidades essenciais para os médicos do futuro

Principais tópicos

Uma prescrição eletrônica eficiente aumenta a segurança dos seus pacientes, garante maior respaldo jurídico para o seu atendimento e pode ser enviada de qualquer lugar.

As prescrições digitais, também conhecidas como prescrições eletrônicas de medicamentos ou receitas digitais, trazem diversas vantagens para a área da saúde. Um estudo divulgado na Semantic Scholar afirma que as prescrições eletrônicas são fatores fundamentais para a segurança dos pacientes.

“As prescrições médicas eletrônicas podem ampliar a segurança dos medicamentos porque são estruturadas, são mais legíveis e muitas informações podem ser fornecidas ao prescritor durante o processo.”

Apesar de serem cada vez mais presentes no dia a dia dos profissionais de saúde, muitos ainda possuem dúvidas em relação ao seu funcionamento. Pensando nisso, separamos neste artigo os principais benefícios da prescrição digital, e solucionamos algumas dúvidas sobre sua prática. Continue a leitura!

Veja abaixo o que você vai aprender neste artigo:

O que é a prescrição eletrônica?

A prescrição eletrônica é uma versão digital da prescrição médica tradicional utilizada há anos na área da saúde.

Ela serve para orientar o paciente acerca do tratamento e acompanhamento de doenças, por isso, é um dos documentos mais importantes da prática médica, juntamente com o prontuário.

Com a prescrição eletrônica, é possível padronizar todos os seus receituários com os nomes dos remédios, horários, dias e doses de medicamentos.

Assim como a prescrição tradicional, a eletrônica também precisa das informações do profissional, como nome do médico, número do CRM, carimbo e, se necessário, assinatura digital.

Dessa forma, é possível enviar qualquer receita a seus pacientes de maneira prática, rápida e segura.

Para testar na prática e ver como funciona a prescrição digital, faça um teste grátis no iClinic:

cta 1 Iclinic

A validade ética e jurídica de um prontuário eletrônico

A estrutura de um prontuário, independente de ser eletrônico ou em papel, deve seguir as orientações e determinações da Resolução CFM Nº 1638/2002 que define prontuário médico e torna obrigatória a criação da Comissão de Revisão de Prontuários nas instituições de saúde.

A Lei 13.787/2018, que cria regras para a digitalização, utilização e armazenamento eletrônico de prontuários médicos em hospitais, determina que os dados em formato eletrônico só serão considerados equivalentes ao original caso sejam assinados por meio de um certificado digital.

A lei também estabeleceu o prazo de 20 anos para a manutenção do prontuário eletrônico. Após esse período o documento (digitalizado ou de papel) pode ser eliminado ou feita a devolução das informações ao paciente.

Principais vantagens da prescrição eletrônica

prescricao eletronica medico prescrevendo remedio

Segundo o estudo da Semantic Scholar citado mais acima, os profissionais de saúde entrevistados mencionaram as seguintes vantagens da prescrição eletrônica:

Facilidade na leitura, rapidez com que ela é feita e liberada, diminuição dos erros, maior organização e disposição dos dados, além da agilidade com a farmácia.

Vamos descobrir outros diferenciais da prescrição digital?

1. Envio de qualquer lugar

Quantas vezes um paciente teve que retornar ao seu consultório apenas para pegar uma nova prescrição de medicamentos?

Diferente de um documento de papel, a receita digital pode ser enviada de qualquer lugar e a hora que você precisar por meio de SMS ou e-mail.

Além de proporcionar uma ótima agilidade, essa acessibilidade também é fundamental em situações de emergência, ou quando o paciente não pode se deslocar até o consultório.

2. Banco de dados atualizado

Você lembra de cor todas as opções de medicamentos do mercado?

Ninguém consegue decorar todos os nomes existentes, muito menos estar constantemente atualizado sobre a precificação nas farmácias.

Porém, uma plataforma de prescrição eletrônica como o iClinic Rx, prescrição com banco de medicamentos atualizado, consegue fornecer todas essas informações em alguns segundos.

Assista ao vídeo a seguir para entender mais sobre o iClinic Rx e suas vantagens:

Iremos explicar mais profundamente como isso funciona no final do artigo. 😉

3. Armazenamento seguro

Com um armazenamento na nuvem, todas as prescrições de medicamentos ficam salvas em um servidor seguro na internet, que só pode ser acessado por profissionais autorizados.

Um software médico integrado com o iClinicRx, por exemplo, além de fornecer todas as vantagens da prescrição eletrônica, também é desenvolvido exclusivamente para profissionais de saúde.

Portanto, os seus desenvolvedores são especialistas em segurança de dados, e buscam implementar medidas de segurança previstas no Conselho Federal de Medicina (CFM) e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Assista nosso vídeo sobre tecnologia na nuvem e entenda mais como ela funciona:

4. Maior proteção jurídica para profissionais de saúde

prescricao eletronica medico em atendimento digital

Uma prescrição eletrônica pode reduzir erros, além de registrar todas as solicitações que foram realizadas pelo profissional de saúde e oferecer mais segurança de dados aos profissionais.

Com esse histórico, você consegue fornecer ao paciente o nome dos medicamentos que foram receitados, e exatamente em que hora isso ocorreu.

Essas práticas garantem uma ótima proteção jurídica para a sua imagem profissional.

Além disso, como as prescrições digitais de qualidade só podem ser acessadas por profissionais de saúde, você também consegue garantir a privacidade das informações sigilosas dos seus pacientes.

5. Impossibilidade de letra ilegível

O fato das letras das prescrições eletrônicas serem completamente legíveis pode parecer óbvio, mas muitos profissionais ainda não reconhecem toda sua importância para a segurança dos pacientes.

Um documento digital é totalmente compreensível para os pacientes, diferente de letras que, mesmo sendo bonitas, podem não ser fáceis de ler.

Isso significa que a chance de horários, ou até mesmo nomes de medicamentos serem confundidos, é nula.

Uma ótima forma de proporcionar mais segurança para o tratamento dos seus pacientes, não concorda?

O que uma prescrição eletrônica precisa conter?

prescricao eletronica medico em videochamada

A prescrição médica eletrônica é um documento simples que carrega todas as informações das receitas impressas ou manuais.

Ela deve conter os dados básicos do prescritor, bem como da clínica ou hospital onde o paciente foi atendido, além de meios de contato e identificação.

Quanto ao paciente, também é importante conter as suas informações de identificação, como nome completo e número de CPF ou outro documento.

Além disso, deve existir as informações sobre o medicamento, procedimento, exame ou serviço que o paciente necessitar.

Em sua parte superior, a prescrição eletrônica deve trazer o nome completo do médico, o endereço completo do consultório, da clínica médica ou do local onde o profissional atende, mais a sua logomarca.

Além disso, nele deve constar seu número junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), sua especialidade e o número do cadastro de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e deve ser validado através de uma assinatura digital.

Como a prescrição eletrônica funciona?

Você já conhece as principais vantagens da prescrição eletrônica, mas como começar a usá-la? Como é o seu funcionamento na prática?

Veja a seguir as respostas das principais dúvidas dos profissionais de saúde em relação à prescrição eletrônica.

Como tenho acesso a uma prescrição eletrônica?

Para obter uma prescrição eletrônica, você pode contar com recursos como o iClinicRx, que tem memorização de posologia e envio automático por WhatsApp, ou ter um software médico de gestão para clínicas e consultórios.

Diferente de uma plataforma exclusiva para prescrição, um software conta com diversas funcionalidades que irão trazer mais praticidade para sua rotina médica, como o prontuário eletrônico, Teleconsulta, entre outros.

Independentemente da sua escolha, o fato é que contar com uma prescrição eletrônica irá trazer segurança para sua prática médica.

Como envio a prescrição eletrônica para meus pacientes?

prescricao eletronica na telemedicina

Alguns softwares médicos permitem o envio da prescrição eletrônica por e-mail e SMS, além da possibilidade de emissão da receita física.

Tudo que você precisa fazer é cadastrar os dados dos pacientes de forma correta, e o envio da prescrição é feito diretamente pelo próprio sistema.

O iClinic, por exemplo, possui integração com o iClinicRx. Durante o atendimento, no próprio prontuário eletrônico, você consegue prescrever medicamentos e enviá-los em poucos segundos para seus pacientes.

Além do envio ser rápido, isso evita também a perda da receita, como normalmente acontece com os documentos de papel. Afinal, ela estará disponível no celular a qualquer hora.

Como funciona o Qr Code na prescrição Eletrônica?

Quando o médico coloca o QR Code na receita digital, oferece ao  paciente essa rapidez e ainda contribui para a segurança dos dados de todos os envolvidos.

Quando o paciente vai comprar seus medicamentos, ele deve apresentar o documento PDF da receita digital ou enviá-lo para a farmácia, caso esta tenha um serviço de entrega em domicílio.

O farmacêutico vai fazer a leitura do QR code para validar a receita e prosseguir com a dispensação dos medicamentos e outros produtos que compõem a prescrição.

Como funciona o certificado digital na prescrição digital?

Para realizar a prescrição, o médico deve usar assinatura eletrônica, por meio de certificado digital emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil modelo A3, cartão ou token).

O médico preenche os formulários médicos (receitas, laudos e atestados), assina e envia o documento para o paciente ou responsável (via e-mail, SMS, aplicativo de mensagens, entre outros).

As farmácias aceitam a prescrição eletrônica?

prescricao eletronica medica conversando com paciente

Uma boa parte das farmácias de todo o Brasil já aceita prescrições digitais. A tendência da área da saúde mostra que logo todas as farmácias estarão aceitando receitas eletrônicas.

Uma receita que não exige retenção por parte da farmácia, mesmo sem assinatura, é válida para a compra dos medicamentos. No caso de medicamentos controlados, é exigida a assinatura digital.

Viu como a prescrição eletrônica é simples e fácil de usar? Além de garantir os medicamentos para seus pacientes em qualquer situação, ela também é muito mais prática do que uma prescrição de papel.

Quer testar um software médico com uma prescrição eletrônica de qualidade? Teste gratuitamente o iClinic agora mesmo:

 Iclinic

Quais medicamentos podem ser prescritos em receita digital?

A receita digital PODE prescrever os seguintes medicamentos:

  • MIPs;
  • tarja vermelha;
  • antimicrobianos;
  • listas C1 e C5 da receita branca;
  • e ADENDOS das listas A1, A2 e A3 da receita amarela.

Agora, os medicamentos que NÃO PODEM ser prescritos pela receita digital são:

  • os que exigem notificação de receita amarela NRA;
  • os das listas B1 e B2 da receita azul;
  • e os que exigem notificação de receita especial para talidomida e retinoides de uso sistêmico.

A dispensação desses medicamentos continua autorizada apenas com a receita em papel.

O descumprimento dessa determinação pode gerar complicações legais e éticas aos estabelecimentos farmacêuticos.

5 dicas para escolher o prontuário eletrônico ideal para sua clínica

Com um prontuário eletrônico, além das informações ficarem concentradas em um único lugar, sem ocupar espaço físico com arquivos em papel, todos os dados podem ser acessados de qualquer lugar, dando mais flexibilidade ao trabalho do médico.

Mas, o que considerar na hora de contratar um sistema para clínicas com prontuário integrado?

Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha tão importante.

Realize uma pesquisa e faça testes

Há diversos softwares que oferecem as funcionalidades do prontuário eletrônico, por isso é preciso realizar testes antes de escolher um sistema para a sua clínica.

Afinal, você deve utilizar um sistema que se adeque às suas necessidades e atenda as demandas diárias da clínica.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Confira a flexibilidade do sistema

prescricao eletronica no atendimento digital

A personalização dos prontuários médicos é um dos primeiros requisitos que devem ser analisados. Afinal, de nada adianta você modernizar sua clínica se não puder integrar todas as informações automaticamente e facilitar a sua rotina.

A possibilidade de customizar o prontuário médico, com seções, campos e protocolos, para adequar o documento ao seu atendimento é, sem dúvida, um importante requisito.

Com um prontuário personalizável, desenvolvido para sua especialidade, a ficha do seu paciente terá todos os dados fundamentais, permitindo um diagnóstico mais preciso, e uma agilidade no atendimento.

Se atente e veja como é o suporte do sistema

Procure um sistema que ofereça suporte no uso diário, porque mesmo que o software seja fácil de usar, é fundamental ter uma equipe à sua disposição para te dar apoio quando você tiver dúvidas.

Na iClinic, por exemplo, a equipe de suporte possui os gerentes de conta, responsáveis pela sua experiência no iClinic que buscam conhecer mais profundamente a rotina da sua clínica e suas principais necessidades.

Além disso, o tempo de resposta do suporte da iClinic é de até três minutos, em horário comercial.

Verifique as seguranças das informações do prontuário eletrônico

Sem dúvida, a escolha de um sistema de prontuário eletrônico deve levar em consideração a segurança dos dados dos seus pacientes.

É indispensável que o sistema de prontuário eletrônico para sua clínica possibilite uma integração em nuvem de todas as informações dos pacientes.

Com a possibilidade de armazenar tudo online, a clínica não corre o risco de perder arquivos e ter que cancelar consultas por problemas nos computadores.

Com um sistema para clínicas na nuvem, os dados dos pacientes estão seguros e o acesso pelo médico a tais informações pode ser feito de qualquer dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet, como smartphones e tablets.

Avalie a interface do sistema

Um sistema de prontuário eletrônico deve possuir uma interface amigável e intuitiva. Ou seja, que possibilite o acesso através de diferentes dispositivos e que, de preferência, seja prático de usar.

Conclusão

A prescrição eletrônica torna a rotina profissional mais simples e contribui para que médicos façam escolhas mais adequadas ao tratamento de cada paciente.

Como consequência, contribui para a recuperação mais rápida dos pacientes, além de facilitar sua compreensão e acompanhamento da receita.

Além disso, facilita o dia a dia dos pacientes que podem acessar a prescrição por meio do telefone celular sempre que precisarem confirmar alguma informação ou tirar alguma dúvida sobre o tratamento que estão realizando.

Utilizar novas tecnologias em sua clínica não é mais uma opção, e sim uma obrigação para manter a satisfação dos pacientes, os bons resultados nos tratamentos e a sua lucratividade.

A prescrição médica digital é um dos passos mais importantes para isso. Ela melhora o dia a dia dos médicos, além de entregar eficiência, fidelização de pacientes e muito mais.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online