Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Ideias para decorar sua clínica e deixá-la mais aconchegante

Ideias para decorar sua clínica e deixá-la mais aconchegante
Leia em 5 min.

Decorar sua clínica pode não ser fundamental para o exercício do seu trabalho, mas, com certeza, faz muita a diferença  na percepção do ambiente pelos pacientes.

Principalmente para as clínicas e consultórios que querem se destacar, este é um tópico importante para a construção de uma boa imagem do profissional e da marca da sua clínica.

Além de cumprir as exigências da Anvisa e de outros órgãos públicos, ao montar seu consultório ou reformar a sua clínica o profissional de saúde que deseja oferecer um serviço diferenciado deve entender que alguns detalhes são muito importantes para satisfação dos seus pacientes.

Ao decorar sua clínica é preciso pensar em antemão na disposição dos móveis, combinações de cores e iluminação que contribuem para deixar o ambiente organizado e aconchegante.

Sabendo utilizar as combinações de tons, por exemplo, é possível ampliar pequenos espaços e deixá-los mais confortáveis.

Cores suaves podem ajudar os pacientes a ficarem mais calmos e tranquilos enquanto esperam para serem atendidos e no momento da consulta.

Baixe este Guia Gratuito e aprenda como aplicar as melhores teorias de arquitetura e decoração no seu consultório:

Mobília: escolha que faz toda a diferença

O primeiro passo é entender qual objetivo você quer alcançar na sua clínica. É fundamental que tenha isso em mente no momento de escolher os móveis.

Por exemplo, para deixar o ambiente mais convidativo use madeira em painéis da parede ou até mesmo nos balcões.

A madeira é considerada um elemento que proporciona calor de forma natural.

Ao escolher os móveis, atente-se para todos os detalhes: formatos, cores e desenhos. Muitas clínicas combinam cores como amadeirado, marrom, bege, branco e verde.

Cuidado ao escolher as cores dos móveis, tons quentes e fortes tendem a deixar os pacientes mais agitados ou nervosos.

Valorize cores neutras como branco, gelo e tons pastéis, que transmitem tranquilidade – para evitar que o ambiente fique muito “hospitalar”, você pode escolher objetos decorativos e quadros em tons suaves para deixar o clima mais aconchegante.

Iluminação: o detalhe que não pode faltar

Ao cuidar do interior da sua clínica, planeje a iluminação com cuidado.

Uma boa ideia, por exemplo, é apostar em uma iluminação indireta. Além disso, se no ambiente houver abajures ou lustres, escolha por uma luz amarela.

Entretanto, estes itens podem ser caros.

Se o orçamento estiver pequeno e você não puder investir em um projeto luminotécnico, uma dica é trocar as cúpulas das luminárias, que já deixa o ambiente mais aconchegante.

Escolha cúpulas que sejam produzidas com papel ou até mesmo um tecido como um linho, porque deixam o lugar mais acolhedor e transmitem uma sensação positiva de cuidado aos seus pacientes.

Amplie sua sala com novos pisos

Mesmo se sua clínica for pequena, você pode ampliar o espaço dela usando porcelanato.

Antes de escolher o revestimento ideal para o ambiente, procure um auxílio de um profissional para te orientar e ajudar na escolha do piso adequado.

Todavia, se isso não for possível observe a planta do lugar e confira se o piso que gostou vai precisar de muitos recortes.

Cores claras são as melhores opções para ambientes pequenos.

Além disso, tons de cinza também podem ser usados com o objetivo de ampliar o espaço. Outra ideia para manter um bom resultado é manter a uniformidade dos pisos.

Desta forma, escolha apenas um estilo e procure não mudar muito de um ambiente para outro.

Flores para decorar sua clínica e harmonizar o ambiente

Independente do ambiente, invista nas flores para deixar a sua clínica mais bonita. Existem vários estilos de vasos diferentes – cristal ou cerâmica- para você escolher e colocar no ambiente.

As flores naturais são mais bonitas e transmitem mais um ar autêntico e vivo ao ambiente.

O único cuidado que se deve ter neste caso é que você deve escolher por flores adaptadas à locais fechado e com pouca luz solar.

Há alguns outros aspectos que você também deve ficar atento na hora de decorar sua clínica com flores:

  • Evite flores com folhas pequenas, pois são mais fáceis de atrair poeira;
  • Flores como lírio, de pólen aparente, também devem ser evitadas, pois facilmente podem causar alergias e irritação nasal;
  • Evite também espécies que precisam de muita água, pois aos finais de semana e feriados o consultório vai ficar vazio e a planta pode secar ou até morrer.

Agora, um exemplo do boa opção é a Dracena. Uma planta com folhas largas e suficientemente resistentes para ficar em ambientes fechados e com ar condicionado.

Outras opções possíveis são a Jiboia, o Pau D`água, o Pacová e o Filodendro.

Das plantas com flores, as Orquídeas são uma boa opção, pois além de embelezarem o ambiente, oferecem um leve aroma agradável.

Cortinas: valorizam o ambiente

As cortinas podem ser usadas para deixar o cômodo mais acolhedor.

Por isso, ao escolher o modelo e o tecido ideal, leve em consideração o projeto de decoração como um todo.

Uma sensação de aconchego, por exemplo, pode vir de uma cortina em veludo ou linho grosso.

Ao decorar o interior da sua clínica busque valorizar cada detalhe: piso, móveis e acessórios de decoração.

Mantenha um padrão durante a decoração e busque dicas com um designer profissional, que pode te auxiliar bastante.

Veja uma galeria com ideias para decorar sua clínica:

Gostou deste conteúdo?

Junte-se a mais de 70 mil profissionais de saúde e não perca eBooks, planilhas, dicas e guias exclusivos que vão ajudar na gestão da sua clínica.

Quero receber conteúdos
Sair da versão mobile