Fidelizar pacientes é um processo que depende não apenas de um atendimento humanizado, mas de ferramentas que melhoram a experiência do paciente durante os atendimentos.
A Dra. Jéssica Barbosa Lima busca oferecer a melhor experiência possível para seus pacientes, seja em atendimentos presenciais ou por Telemedicina.
Para garantir a excelência em seus atendimentos, buscou por um software médico que atendesse todas as suas necessidades.
Continue a leitura e descubra mais sobre sua história!
Sobre a Dra. Jéssica Barbosa Lima
A Dra. Jéssica é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Grande Dourados e fez residência em psiquiatria na Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo.
“Escolhi fazer Medicina pensando na psiquiatria, porque sempre gostei de ouvir histórias e conhecer as pessoas. Queria entender o comportamento delas, suas motivações e ajudá-las.”
Ela também é pós-graduada em psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e em psicogeriatria pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
“Atendo em um serviço público de saúde chamado CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), um serviço voltado para dependência química em São Bernardo do Campo, e também atendo no consultório particular.”
Além de cuidar de seus pacientes, a profissional é preceptora do programa de residência médica de São Bernardo do Campo e possui título de especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria.
Entre seus principais planos para o futuro, está a mudança de cidade daqui alguns meses.
“Pretendo mudar para o interior do estado de São Paulo e como atendo por Telemedicina, tenho a vantagem de poder escolher onde vou morar, já que posso atender pacientes de qualquer lugar do mundo.”
Em sua entrevista, perguntamos para a Dra. Jessica quais são os benefícios da Telemedicina e se seus pacientes gostam dessa modalidade de atendimento.
“Atendo pacientes por Telemedicina que moram no mesmo bairro do consultório porque eles preferem o atendimento a distância. Consigo atender pessoas de outros municípios, estados e tenho pacientes de outros países. Facilita o tratamento para todo mundo.”
Mesmo com sua rotina agitada, a psiquiatra disponibiliza tempo para encontrar novas formas de ajudar as pessoas, como é o caso do seu curso próprio.
“Também estou produzindo um curso para mulheres voltado para autoestima, um curso online que pode ser feito a distância. Meu objetivo é ajudar ainda mais as mulheres, mesmo aquelas que não são minhas pacientes.”
“O principal objetivo do curso é empoderar as mulheres, ele já teve uma turma, e agora estou atualizando o conteúdo para a segunda turma. Ele é voltado para mulheres de todas as idades, principalmente aquelas que têm dificuldade de acreditar nelas mesmas.”
Entre os principais desafios da profissional está a falta de conscientização da sociedade em relação ao uso de medicamentos.
“Meu maior desafio é conscientizar as pessoas que alguns comportamentos não são melhorados apenas com medicação. É necessário uma mudança de pensamento e de hábitos. As pessoas querem uma pílula para a felicidade, pílula para dormir, pílula para ficar acordada, mas os medicamentos não são a solução total.”
Como a própria psiquiatra enfatiza eu seu depoimento, apesar dos remédios serem importantes para o tratamento de alguns pacientes, eles não podem virar uma dependência.
“Alguns pacientes, por exemplo, querem remédio para curar a tristeza, mas às vezes a dor é necessária, e passar por essa fase é importante. É fundamental lembrar que todos os remédios têm efeitos colaterais.”
Como a Dra. Jéssica Barbosa Lima fideliza seus pacientes?
“Durante a consulta não pergunto apenas sobre os sintomas, busco entender o contexto de vida da pessoa. Pergunto sobre a família, o trabalho, crio um vínculo.”
O atendimento humanizado é fundamental na fidelização de pacientes, e a profissional ainda conta com outras estratégias, como o marketing de relacionamento.
“Outra forma de fidelizar é fornecendo meu contato pessoal para tirar dúvidas, além do iClinic, que envia mensagens de parabéns para os pacientes com e-mails personalizados.”
Um gesto simples como enviar “feliz aniversário” faz toda a diferença para os pacientes, que normalmente não esperam esse contato.
“Os pacientes ficam muito agradecidos de receberem as felicitações, percebem que não são apenas mais um, que nós realmente nos importamos.”
A presença online é outro ponto essencial para a Dra. Jéssica, já que atrai diversos pacientes pelas redes sociais.
“Eu atraio muitos pacientes pelo Instagram e Facebook, por isso é importante postar conteúdos, responder perguntas e compartilhar novidades.”
“Para produzir meus conteúdos penso na demanda de dúvidas dos pacientes, ou seja, as dúvidas mais frequentes que escuto nas consultas. É uma forma de estar mais perto das pessoas.”
Inclusive, a profissional enfatiza a importância dos profissionais de saúde estarem presentes nas redes sociais como forma de auxílio aos pacientes, mesmo quando eles não estão no consultório.
“O marketing é importante para os médicos porque nós não podemos mais ficar no anonimato. Não estar na internet é ser invisível, e precisamos mostrar que estamos presentes para ajudar as pessoas.”
Por que a Dra. Jéssica Barbosa Lima decidiu ter um software médico?
“Ter um sistema de prontuário eletrônico é fundamental porque não precisamos guardar arquivos, ter aqueles armários grandes cheios de prontuários e não há o risco de perder os documentos, como já aconteceu em outros locais em que trabalhei. O prontuário eletrônico facilita a visualização do histórico do paciente.”
O que motivou a psiquiatra a buscar um software médico foi a necessidade de ter um prontuário eletrônico de qualidade que atendesse suas demandas.
“Quando estou em uma viagem e o paciente me manda uma dúvida, rapidamente consigo abrir o prontuário, acessar os dados, saber o que ele está tomando, qual a sua história, facilita muito ter esse acesso de qualquer lugar.”
O prontuário é essencial para todos os atendimentos da profissional, inclusive, os atendimentos a distância.
“Essa acessibilidade também auxilia minha Telemedicina. Hoje não tenho espaço para guardar prontuários, considero um gasto desnecessário, porque o prontuário eletrônico facilita demais a minha rotina.”
Durante a entrevista, perguntamos para a Dra. Jéssica: por que escolheu o software médico iClinic, ao invés de outro concorrente?
“Ao buscar por um sistema fiz pesquisas com meus colegas e foi unânime: todos falaram que o iClinic é o melhor. Quando fiz o teste gostei de usar e não procurei por outro, porque fiquei completamente satisfeita.”
Para a profissional, um bom software médico entrega funcionalidades úteis e fáceis de usar, ao mesmo tempo que busca por melhorias e possui um custo-benefício atrativo.
“Não consigo me imaginar com outro sistema porque minhas necessidades são supridas completamente. Além disso, também tem um bom custo-benefício, uma facilidade muito grande, é perfeito, não tem o que melhorar para mim.”
Outra funcionalidade importante para a psiquiatra é a agenda médica, que possui diferenciais como lembretes de consulta, lista de espera, lista de pacientes do dia e personalização de cores por procedimento.
“A agenda é ótima porque ela envia lembretes de consulta para os pacientes, o que ajuda na redução de faltas e na fidelização.”
Como a satisfação com nosso software médico é alta, a profissional nunca deixa de indicar o iClinic para seus colegas, e reforça as vantagens que conquistou com o uso do sistema.
“Só tenho elogios para o iClinic, atende todas as minhas necessidades, é fantástico, sei que também existem outras funcionalidades interessantes como o e-mail marketing. Sempre indico para todos os médicos, é um sistema muito completo.”
A Dra. Jéssica conseguiu fidelizar ainda mais seus pacientes com a ajuda do iClinic, além de eliminar o uso de papel em seu consultório e garantir acesso aos dados de qualquer lugar.
Teste gratuitamente o iClinic para conhecer todos esses benefícios na prática:
Contatos da Dra. Jessica Barbosa Lima:
Instagram: @jessica_psiquiatra
E-mail: contato@jessicabarbosalima.com.br
Telefone: (11) 49304992