Como melhorar o atendimento aos pacientes por meio da empatia e respeito

Como melhorar o atendimento aos pacientes por meio da empatia e respeito

Principais tópicos

Entender a necessidade de uma pessoa, suas expectativas e seus anseios. Estes requisitos podem ser a chave para desvendar os segredos de seu paciente, melhorar seu atendimento e alcançar novos pacientes. Muitos sabem a fórmula para atrair e aumentar o número de pacientes, mas poucos sabem como consolidar, fidelizar e mantê-los sempre em contato. A grande pergunta é: qual o segredo para alcançar esse objetivo? A empatia pode ajudar e resolver essa questão.

aumentar o número de pacientes empatia respeito

Empatia implica em identificar-se com o outro e se pôr no seu lugar. Para exemplificar, é quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la.

A empatia ajuda a traçar a personalidade das pessoas de modo a nos fazer compreender o mundo da maneira delas. Na medicina, isso deve fazer parte do dia a dia, sendo sempre colocado em prática como forma de conseguir um resultado mais eficaz em cada atendimento. Separamos alguns pontos chave para te ajudar a criar empatia com seu paciente, são eles:

1.Tenha SEMPRE respeito

Sempre que dialogar com seus pacientes ou profissionais que trabalham em seu consultório, tenha respeito. É a regra número 1 para uma boa relação com qualquer pessoa em seu ambiente de trabalho. A partir do respeito entre todos, torna-se possível criar um ambiente agradável e aberto, para que tanto profissionais de saúde, pacientes e recepcionistas possam conversar sem conflitos.

2.Fique atento aos detalhes durante o atendimento

Os detalhes fazem toda a diferença. Às vezes, alguma informação muito importante sobre seu paciente, que podem ajudar compreendê-lo, será dita de forma discreta. Médicos atendem muitas pessoas por dia e, às vezes, com o passar do tempo e com o desgaste, prestamos menos atenção aos detalhes. Manter sempre aguçada a nossa sensibilidade ajuda a desenvolver uma relação de empatia com o paciente.

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3.Esteja atento aos argumentos do paciente

Ouvir é um exercício que poucos sabem fazer. Escutar atentamente seu paciente, voltando toda sua atenção a ele, ajuda a entender o que ele sente e como ele se expressa. Um princípio básico da comunicação efetiva é, além de expor, ouvir os argumentos. Não devemos menosprezar as informações que nosso paciente nos passa. Mesmo que não seja dotada de fundamento teórico, ela pode sim ser a chave para criar a empatia e resolver problemas.

4.Fortaleça o relacionamento entre você e paciente

Atendimento e acompanhamento fora das quatro paredes é essencial. Um cartão na data do aniversário, felicitações em datas comemorativas, saber como anda o tratamento e mostrar interesse são atitudes que ajudam a melhorar o relacionamento entre o médico e o paciente e criar empatia. Seu paciente sentirá esse cuidado e retribuirá de várias formas.

5.Evite desleixo

Faça esforços para entender o que seu paciente necessita e para resolver seu problema rapidamente.

Mostre que você está totalmente ao dispor dele. Nada é mais estressante do que ir a uma clínica médica e ser atendido com descaso. Um paciente não é um número, é mais uma vida que deve ser cuidada com toda relevância que merece. Mesmo que o cansaço de outros atendimentos o desgaste, não deixe que isso prejudique outros pacientes.

6.Humanize seu atendimentoaumentar o número de pacientes

É importante saber que estamos interagindo com seres humanos com emoções e sentimentos que podem aflorar a qualquer momento. Identifique aspectos emocionais e intelectuais do seu paciente para compreender pelo que ele está passando.

O mais importante é aprender que para criar empatia é preciso dialogar. A empatia é a prática e o exercício diário para entender o próximo e ampliar perspectivas e entendimento através do respeito.

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