Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como a Dra. Leticia Fogagnolo se destaca na dermatologia com o iClinic?

Como a Dra. Leticia Fogagnolo se destaca na dermatologia com o iClinic?

Administrar seu próprio consultório de dermatologia, atender pacientes, ser docente em uma faculdade de medicina e exercer a maternidade são tarefas complexas, mas a Dra. Leticia realiza todas as atividades com excelência. Confira aqui como ela conquistou tudo isso.

A dermatologista Dra. Leticia Fogagnolo alcançou o desejo de muitos profissionais de saúde: ser administradora da sua própria clínica, atendendo seus pacientes com excelência.

A Dra. Leticia administra a Clínica Fennice com seu marido, Dr. Roberto Bueno Filho, que também é um dos casos de sucesso da iClinic, e juntos conseguiram se destacar no mercado médico.

Além dessa conquista, a Dra. Leticia também exerce a docência e é mãe. Realizar todas essas atividades não é uma tarefa fácil, mas com organização, esforço e contando com a praticidade que o  software iClinic oferece, a Dra. Leticia conseguiu administrar sua rotina de uma ótima forma.

Continue a leitura e confira como ela alcançou esse destaque na prática. Acompanhe!

Como a Dra. Leticia Fogagnolo escolheu sua especialidade e decidiu abrir sua própria clínica?

A Dra. Leticia é graduada em medicina pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), e fez residência médica em dermatologia no ILSL (Instituto Lauro de Souza Lima), em Bauru. Além disso, também é doutora em ciências médicas pela UNICAMP.

A dermatologista contou que o principal motivo para ter escolhido a medicina foi seu irmão, e conta que tem satisfação enorme em ser médica. Ela tem afirma que fez a escolha certa para a sua carreira profissional.

“Quando eu era adolescente me inspirava muito no meu irmão mais velho, que é médico, e admirava muito a sua jornada. Além disso, também admirava a figura do médico, como alguém que cuida, ajuda o paciente a ter mais conforto e viver melhor. Acompanhando a trajetória do meu irmão, decidi ser médica também.”

Também perguntamos como foi a jornada para a Dra. Leticia escolher sua especialidade médica.

“Terminando a faculdade, desejava ter uma especialidade. Sempre gostei de desafios e de me aprimorar. Admirava muito a dermatologia por ser uma especialidade visual, conseguimos olhar para o paciente e realizar um diagnóstico. Pra mim é mágico poder visualizar a doença e propor um tratamento para o paciente, é muito gratificante, é mais palpável.”

“Quando conseguimos realizar um diagnóstico precoce de um câncer de pele é uma satisfação muito grande. O paciente terá menos danos, podemos até mesmo salvar a vida dele, inclusive em cânceres como melanoma que podem ser fatais, e que começam muitas vezes com  uma pequena mancha na pele.”

Apesar da medicina ter diversas especialidades médicas, existe, pelo menos, um fator comum em todas elas: todos os médicos se sentem honrados em poder cuidar de seus pacientes.

“Muitas vezes o paciente chega ao consultório sem imaginar que a mancha na pele é um problema, e podemos salvar a sua vida porque conseguimos enxergar com outros olhos. Escolhi a dermatologia por esses motivos, e é o que me motiva a continuar.”

Após contar os motivos que fizeram a Dra. Leticia escolher sua especialidade, perguntamos o que a motivou a abrir sua própria clínica.

Eu queria ter independência e ser dona da minha própria agenda. Tendo a minha própria clínica, posso agendar os pacientes com o intervalo de tempo que eu quero, ter os aparelhos que eu desejo. Decidi ter minha própria clínica para ter essa independência e fazer minha própria gestão.”

Ser um médico empreendedor, que além de administrar seu próprio negócio, também cuida dos pacientes, proporciona uma rotina bem agitada. Mas o dia a dia da Dra. Leticia é ainda mais lotado de atividades.

“Também sou docente na Barão de Mauá, ensino dermatologia para o quarto ano da medicina. Na segunda-feira sou médica colaboradora no HC (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto), atuando na área de doenças autoimunes, e no restante da semana me divido entre o consultório e as atividades da docência na Barão de Mauá.”

A Dra. Leticia realiza todas essas atividades e ainda concilia tudo isso com a maternidade. Administrar tudo não é uma tarefa fácil, mas ter sua própria clínica ajuda na organização dos horários para que ela possa reservar um tempo para seus filhos.

Também questionamos sobre as principais dificuldades da dermatologista Dra. Leticia na sua rotina médica, e ela respondeu pensando em seus dois principais ambientes de trabalho.

“A principal dificuldade no exercício da medicina, pelo menos para mim, e acredito que para muitos médicos, acontece na atuação no sistema público de saúde. Lá nos deparamos com dificuldades sociais que vão muito além do atendimento médico em si. Por exemplo, pacientes carentes com dificuldade de acesso à medicação ou ao serviço de saúde.”

Além disso, a gestão do tempo se mostra um obstáculo importante para todos os profissionais de saúde, inclusive, para a dermatologista.

“A administração do tempo sempre é uma dificuldade, então meu maior desafio na vida do consultório é ter ainda mais tempo para os meus pacientes. E também é preciso conciliar a vida pessoal com a rotina médica.”

Pensando em todos esses desafios na rotina médica, questionamos de onde surgiu a necessidade de utilizar um software médico no dia a dia da Dra. Leticia.

Por que a Dra. Leticia Fogagnolo decidiu ter um software médico na sua clínica?

“É muito mais prático. Quando estava na faculdade e durante minha especialização o prontuário era em papel. Ao trabalhar em consultórios, eles tinham um software, o que já era uma evolução. É muito diferente, no prontuário de papel as informações podem se perder facilmente, o que não acontece em um prontuário eletrônico, tudo está ali registrado.”

Como a Dra. Leticia já tinha utilizado softwares médicos anteriormente da abertura do seu próprio consultório, perguntamos por que decidiu mudar de software. Afinal, qual é o diferencial do iClinic?

Meu prontuário eletrônico está do jeitinho que eu gosto de fazer minhas anotações. Os exames que eu mais solicito ficam armazenados, faço tudo rapidamente e a impressão da solicitação é feita pelo próprio software. Em outros prontuários eletrônicos, ou não tinha essa ferramenta, ou era mais difícil. No iClinic é muito fácil de fazer.”

Com certeza, o prontuário eletrônico é a funcionalidade favorita da dermatologista Dra. Leticia, principalmente pelas ferramentas úteis para sua especialidade.

O prontuário do iClinic é muito intuitivo, fácil de usar. Com as ferramentas de inserção de imagens, é possível ver a evolução do paciente com as fotos que tiramos antes e depois do tratamento, é ótimo ter esse acompanhamento visual.”

A integração de dados também foi um ponto levantado durante a entrevista, uma vez que  a Dra. Leticia é administradora da sua própria clínica.

“Insiro muito os exames dos pacientes, como as biópsias, exames patológicos no prontuário eletrônico. Ao ter todos os dados centralizados no prontuário é um diferencial, pois podemos olhar para as próximas consultas.”

O receituário eletrônico também é um diferencial importante para a dermatologista.

“Outra funcionalidade que acho super legal no programa do iClinic é o receituário eletrônico. Para a dermatologia isso é super interessante porque existem muitos dermocosméticos, o mercado de filtros solares é extenso, os nomes mudam frequentemente, e pelo próprio receituário podemos verificar as atualizações. Fica muito prático, o receituário sai perfeito.”

“O e-mail de aniversariante também é muito interessante, os pacientes respondem, agradecem e isso aproxima o médico do paciente. Emitir atestado diretamente pelo programa é ótimo também. Eu gosto de tudo no iClinic, não vejo nenhum defeito.”

Como a clínica Fennice se destaca no mercado médico?

Contar com a ajuda de um software médico como o iClinic ajuda no dia a dia do consultório, mas existem muitos outros diferenciais que fazem a clínica Fennice se destacar no mercado médico.

“A nossa clínica se destaca por alguns motivos. Procuramos atender o paciente bem, com calma, temos um perfil minucioso, eu sou bastante detalhista, e para a dermatologia isso é bom. É um atendimento personalizado e cuidadoso com o paciente.”

Além de oferecer um atendimento humanizado, a diversidade de atendimentos da Fennice também é um fator importante para atrair pacientes.

“Também atendemos muito cânceres de pele, e para isso realizo um mapeamento corporal, permitindo, assim, um diagnóstico precoce. Como tratamos os cânceres de pele, realizamos cirurgias, os pacientes nos procuram. Esse cuidado atrai o paciente.”

A Dra. Leticia também comentou a diferença entre as especialidades dentro da própria dermatologia, e como o foco na área patológica ajuda na fidelização de pacientes em seu consultório.

“Encontrar um médico dermatologista que tenha enfoque em doenças de pele é interessante. Hoje a dermatologia é muito ampla, existe a dermatologia estética e a dermatologia clínica, cirúrgica, voltada mais para doenças e patologias. Nosso foco maior é na área patológica. Hoje, não há muitos profissionais com esse foco.”

A dermatologista Dra. Leticia é uma profissional de saúde que exerce diversas atividades: administração da sua própria clínica, docência, médica e mãe. Ela consegue realizar todas essas tarefas com excelência, e ficamos muito felizes de poder contribuir em sua rotina. 🙂

O iClinic é ótimo. É prático, fácil de usar, intuitivo, muito melhor que todos os outros softwares que eu já usei. De vez em quando envio algumas sugestões, porque o nosso relacionamento é muito próximo. A gente escreve e vocês sempre respondem. Vocês sempre estão melhorando o sistema.”

Teste gratuitamente o iClinic agora mesmo e conheça todos esses diferenciais que a Dra. Leticia comentou durante seu caso de sucesso:

Contatos da Dra. Leticia Fogagnolo:

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2121 – Sala 2205 – Jardim America, Ribeirão Preto E-mail: leticiafog@gmail.com Telefone: (16) 39134365

Sair da versão mobile