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10 desafios na administração de um consultório médico

desafios na administração consultório médico
Leia em 6 min.

A administração de um consultório médico é feita de muitos desafios, pois a área da saúde tem características particulares que demandam atenção redobrada.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, 34% dos empreendedores afirmam que uma boa gestão do negócio após a abertura é fundamental para a sobrevivência da empresa.

Nessa mesma pesquisa, 36% concordam que um bom planejamento antes da abertura também é essencial.

Sendo assim, manter um negócio do nível de um consultório médico vai além de ter muitos clientes.

Para que você possa se preparar para administrar bem seu consultório, reunimos neste texto os 10 desafios mais comuns nesse ramo, leia a seguir.

Conheça os 10 desafios mais comuns na administração de um consultório médico

Ter um consultório próprio é o sonho de muitos médicos. Porém, para estruturar um negócio de sucesso, é preciso conhecer os principais desafios do ramo e aprender sobre temas como gestão, marketing médico e gestão de pessoas.

Confira a seguir os 10 desafios na administração de um consultório médico e descubra dicas valiosas para superá-los:

1.  Controle das finanças

Manter uma clínica estética Taboão da Serra exige investimentos altos. Saber equilibrar a quantidade de dinheiro que entra e sai do empreendimento é fundamental.

Imagine se um aparelho necessário para um dos procedimentos estéticos oferecidos pela clínica quebrar de uma hora para outra.

É preciso cuidar da manutenção com urgência para evitar que você perca clientes e contraia dívidas.

O controle das finanças pode ser feito por meio de plataformas de gestão, que centralizam os dados da empresa e podem ser acessados por todos os funcionários com facilidade.

2. Organização da agenda

A demora no atendimento é uma reclamação comum em vários serviços. Com os consultórios médicos não é diferente.

Nesse caso, em geral o problema é o excesso de pacientes marcados para horários próximos.

É preciso organizar a agenda de modo que nenhum paciente tenha que ficar lidando com atrasos e remarcações. 

Isso pode danificar muito a reputação de uma clínica de tratamento de próstata, por exemplo.

O ideal é não marcar muitas consultas seguidas uma da outra. O que não significa deixar muitos espaços vagos na agenda, mas dar o tempo hábil para que os médicos façam bons atendimentos.

Afinal, quando o assunto é saúde as pessoas necessitam de um atendimento cuidadoso e isso pode levar tempo.

3. Valorização do processo de contratação

Vamos supor que um especialista em cirurgia para corrigir fimose esteja começando a atuar em uma nova clínica.

Na hora de contratar profissionais para acompanhá-lo na nova empreitada, ele precisa desenvolver um processo de seleção meticuloso e eficaz.

Mesmo que a formação dele seja extraordinária, se ele se cercar de colaboradores abaixo da média, a clínica não terá uma boa reputação aos olhos dos pacientes.

Afinal, todo o corpo de funcionários precisa estar ciente do que a clínica espera deles. Isso envolve elementos como:

Não hesite em destacar esses e outros pontos centrais na hora do processo de contratação.

Além disso, explique detalhadamente quais serão as funções de cada cargo e analise os currículos para identificar se o candidato tem um perfil compatível com o consultório.

Montar um time sintonizado é essencial para dar vida a um consultório de sucesso.

4. Ter metas concretas

Parece óbvio, mas muitos consultórios falham porque não têm metas concretas baseadas na atuação diária da equipe.

Lembrando que o objetivo maior desse tipo de empreendimento é cuidar das pessoas. No entanto, é preciso pensar em metas mais específicas a fim de evoluir como empresa.

Aumentar o lucro mensal é uma meta comum, por exemplo, converse com os colaboradores para deixá-los cientes sobre como alcançá-la.

Fazer parcerias também é uma maneira eficaz de crescer, pesquise as possibilidades, se reúna com colegas de ramo.

Oferecer um tratamento diferenciado passa por vantagens e benefícios pontuais. 

Por exemplo, se o seu consultório odontológico oferece preços especiais de plano odontológico para MEI, uma parcela dos clientes vai se sentir beneficiado, e esse será um diferencial importante para eles.

5. Investimentos em marketing

Não esqueça que um consultório médico também é uma empresa, ou seja, ela precisa aparecer nas mídias para atrair novos clientes.

Um dos instrumentos mais vitais para essa exposição é o marketing digital. Com o auxílio da internet é possível alcançar públicos maiores gastando menos.

Indicamos que você conte com a ajuda de uma equipe dedicada ao marketing. Esse é um adendo importante porque é a garantia de um serviço inovador e que traga resultado.

Entre as principais estratégias de marketing digital, destacamos as mídias sociais e os anúncios.

As mídias sociais são ferramentas essenciais na hora de se comunicar com os pacientes. 

Sites como Facebook e Instagram possibilitam uma comunicação dinâmica, experimente criar perfis do seu consultório nelas.

Os anúncios servem para apresentar novas oportunidades para as pessoas, como planos Bradesco odonto empresarial. As redes sociais possuem ferramentas próprias para esse tipo de marketing.

6. Treinamento dos funcionários

O dia a dia atribulado pode fazer com que as equipes dos consultórios se esqueçam de entregar um tratamento humanizado aos pacientes.

Portanto, é de extrema importância que você destaque essa necessidade.

Quem vai até uma clínica precisa se sentir acolhido e respeitado, desde exames de rotina até consultas que podem ser fruto de desconforto, como consulta urologista particular.

Por isso, invista no treinamento dos funcionários para que eles tratem cada cliente com a excelência esperada.

7. Separação do pessoal e profissional

Esse tópico é um complemento do tópico sobre o controle das finanças desenvolvido no começo do texto.

Dependendo do porte do consultório, é comum que o dono misture as contas pessoais com as contas da empresa.

Esse é um erro clássico, e quando as finanças profissionais se juntam às economias individuais, é impossível acompanhar a saúde financeira do consultório. O dinheiro da clínica deve ficar na clínica. 

Se for preciso, procure pelos serviços prestados por um escritório de contabilidade para fazer a administração dos recursos adequadamente.

8. Organização do histórico dos pacientes

Um tratamento personalizado e qualificado presume ter todos os dados dos pacientes à sua disposição quando for necessário.

Na área da saúde isso é ainda mais obrigatório, já que as consultas de retorno são tradicionais e tratamentos de vários tipos são feitos a longo prazo.

A organização do histórico é função das secretárias. Elas podem ser auxiliadas com o uso de softwares de gestão, que comportam uma infinidade de informações em uma só plataforma.

Essa ferramenta é fundamental para armazenar dados com segurança, e claro, para que o médico tenha o apoio necessário para atender os pacientes.

9. Fidelização de pacientes

Conquistar uma boa base de clientes pode ser difícil, principalmente se o consultório está no começo.

Procure definir qual é o tipo de público que você deseja atrair. Saiba qual é a renda mensal, média de idade e os serviços mais procurados por ele.

Esses dados serão a base inicial para que você consiga oferecer serviços atrativos e tenha sucesso. 

Um exemplo: se o seu objetivo é atender a pessoas com renda alta, atender pacientes do hapvida plano empresarial é um ótimo método para atraí-las.

Com esses dados reunidos e aplicados ao atendimento, os pacientes serão fidelizados e seu consultório irá se tornar uma referência na região.

10. Precificação os serviços

Ter noção do quanto cobrar por serviços médicos pode ser complexo. Neste tópico iremos destacar os pontos principais envolvidos nisso.

O preço justo é aquele que é acessível ao paciente, cobre os custos de manutenção do consultório e valoriza os anos de dedicação dos médicos ao ofício, desde a formação até a atuação profissional.

Sendo assim, organize todas as despesas mensais e pesquise os preços de clínicas concorrentes.

A partir disso você será capaz de fazer uma precificação justa com base nas suas necessidades e nas necessidades de quem você atende.

Saúde é um direito

Na hora de definir os preços, não se esqueça de que atendimento médico de qualidade é uma necessidade e um direito de todo cidadão.

Os valores cobrados devem ser condizentes com as condições do público.

O lucro é essencial para que o consultório se estabeleça, mas a realidade das pessoas que passam por ele deve ser prioridade.

Ser médico é salvar vidas

Quando se fala em medicina, a qualidade do atendimento é mais do que um benefício, é a obrigação do profissional médico.

Neste texto explicamos porque isso não envolve apenas a formação do especialista, mas também a qualidade da administração de um consultório.

Os desafios detalhados aqui servem para que você tenha noção prévia de quais são as prioridades de um empreendimento desse tipo.

O ponto mais importante é investir em uma administração eficaz que leve em consideração as necessidades dos pacientes.

Eles devem ser a prioridade, por isso, se esforce para entregar o melhor serviço possível, desde a marcação de consultas até acompanhamentos médicos mais ostensivos.

Cuidar de todas as etapas administrativas, como o atendimento, é um diferencial para conseguir realizar suas atividades com excelência, e é isso que irá fazer com que a clínica se torne referência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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