Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Cores da recepção de clínicas médicas: como escolher e a sua importância

Cores da recepção de clínicas médicas: como escolher e a sua importância

Muitas pessoas não sabem, mas as cores da recepção de clínicas médicas influenciam diretamente no bem-estar e na satisfação dos pacientes. Escolher os tons certos não só deixa o ambiente mais agradável, como impacta o subconsciente das pessoas, podendo aumentar as chances delas voltarem ali.

Confira, a seguir, 5 dicas para escolher a decoração ideal para seu consultório, especialmente com relação às cores:

1. Evite o branco puro (uma das piores cores para recepção de clínicas médicas)

Embora essa seja a cor preferida de muitos profissionais da área da saúde para seus consultórios, clínicas médicas totalmente brancas não são boas escolhas. Além de sujar com facilidade, um espaço todo branco pode passar uma impressão excessivamente estéril, deixando os pacientes pouco à vontade e lembrando ambientes hospitalares.

Portanto, fuja do branco puro. Mas, por outro lado, combiná-lo a outras tonalidades pode ser uma ótima ideia.

2. Opte pelos tons neutros

Diferente do branco puro, cores neutras e leves, como cinza e off-white, trazem uma sensação de paz e tranquilidade — ideal para quem procura por um médico. Elas também aumentam a amplitude do espaço, o que valoriza seu consultório.

Além disso, se você quiser adicionar outra tonalidade, é possível combiná-las com praticamente tudo. Observando com atenção, as cores da recepção de clínicas médicas de bom gosto, em sua maioria, possuem ao menos uma cor neutra.

Dica: combine a pintura off-white com um rodapé em gesso!

3. Evite muitas cores fortes

Tons neutros podem ser combinados com uma cor mais forte, como rosa ou laranja, ou com tonalidades mais leves, como azul ou verde. Tudo isso desde que não sejam usadas muitas cores fortes (especialmente o vermelho, o amarelo e o preto).

O uso de mais de duas cores fortes pode deixar um ambiente pesado — o que é exatamente o oposto do que buscamos num consultório médico. Muitos pacientes têm receio das consultas e, portanto, o objetivo é deixar o paciente o mais à vontade e tranquilo possível, prezando o máximo por seu bem-estar.

Pense sempre na experiência que seu paciente terá na clínica.

blog-cores-da-recepcao-de-clinicas-medicas-como-escolher-e-a-sua-importancia-1

4. Prefira o verde e o azul

Caso você goste de alguma das tonalidades acima, pode ser uma ótima ideia usá-las na recepção da sua clínica. Uma pesquisa, realizada em 22 países, mostrou que o azul é a cor preferida de 58% dos homens e 35% das mulheres.

14% de cada um dos referidos grupos preferiram o verde. Além disso, essas duas cores acalmam, trazem esperança e tranquilidade e estão bastante associadas à saúde — especialmente o verde.

Se você gosta de papéis de parede, clique aqui para ver algumas dicas.

5. Não se esqueça do restante da decoração

Não adianta pintar as paredes corretamente e decorar o ambiente de qualquer jeito. Tenha o mesmo capricho para decorar sua clínica e busque a ajuda de um profissional especializado. Escolha móveis aconchegantes e de materiais fáceis de lavar, atentando para a disposição deles no ambiente.

COMO CONTRATAR UM ARQUITETO PARA SUA CLÍNICA

O espaço precisa proporcionar mobilidade, conforto e segurança. Use pisos com materiais claros e proporcione uma iluminação de qualidade, valorizando a luz do dia e iluminando os pontos principais da clínica.

Forneça, ainda, atrativos em sua sala de espera para entreter o paciente enquanto ele aguarda pela consulta. Revistas e cafezinho são sempre bem-vindos. E não se esqueça de contratar uma boa recepcionista, que trate bem seus pacientes.

Lembre-se, todos os detalhes formam a identidade visual da clínica. Quer entender mais sobre o assunto? Clique aqui.

Gostou das nossas dicas sobre cores da recepção de clínicas médicas? Então baixe o eBook Arquitetura e Decoração para Clínicas e continue a leitura!

Sair da versão mobile