Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Diversifique a receita em sua clínica e diminua riscos

Diversifique a receita em sua clínica e diminua riscos

A competitividade na área da saúde está cada vez maior, você sabe.

É preciso que você se diferencie se quiser ter uma renda extra e não depender somente de sua clínica ou consultório para sobreviver.

Imagine se, por acaso, sua clínica comece a passar por problemas financeiros e você já não consiga tirar proveito de seus resultados para garantir sua renda mensal. Seria uma situação muito complicada, não é?

É pensando nisso que este artigo foi escrito.

Diversificar a receita em sua clínica é uma ótima maneira para ter várias fontes de receita e diminuir seu risco de passar por problemas financeiros.

Mercado financeiro brasileiro e sua cultura

A cultura brasileira para investimento em ações em bolsa de valores é extremamente incipiente.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Rosenfield, em parceria com a BM&FBOVESPA, 43,5% dos brasileiros não têm conhecimento técnico para esse tipo de investimento, e mais de 21% disseram que não investem por falta de dinheiro.

Com esse tipo de cultura a receita do brasileiro, muitas vezes, fica restrita ao seu trabalho e, eventualmente, a uma outra fonte externa.

Receitas recorrentes em uma clínica médica

Uma clínica pode ter algumas fontes de receitas de acordo com os tipos de atendimento que realiza, como, por exemplo:

  • Consultas: De forma geral ainda é a maior fonte de receita de uma clínica, mas isso está começando a mudar;
  • Procedimentos: Os procedimentos estão começando a ter uma relevância maior na receita de consultórios. Há clínicas que seu faturamento é composto majoritariamente por procedimentos;
  • Aluguel de salas: Alguns profissionais da saúde alugam salas de atendimento que não estão sendo ocupadas. Essa é uma forma de otimizar o espaço do consultório e ter uma receita a mais no final do mês. Ainda são poucos, mas essa práticas já está se popularizando no mercado.

Em um mercado extremamente competitivo e pulverizado, em que muitas empresas oferecem o mesmo tipo de produto ou de serviço, é essencial que você se diferencie dos seus concorrentes.

Não necessariamente você precisa ter essas três fontes diferentes de receita em sua clínica.

É muito comum uma combinação de ao menos duas dessas alternativas.

O importante é saber que essas possibilidades existem e estão à sua disposição para serem exploradas.

Se você possuir as 3 fontes dentro de sua clínica já podemos considerá-la bem diversificada, mas ainda sim oriunda de apenas um lugar – e é isso que queremos mudar!

Receitas alternativas que você pode ter

As fontes de receitas podem ser oriundas de várias fontes, e aqui vamos listar algumas não tradicionais para que você possa ter uma noção básica.

Um maior número de fontes de receitas culminam em um maior volume de dinheiro entrando e, portanto, um melhor controle financeiro.

Algumas fontes interessantes para profissionais da saúde podem ser:

  • Ações na bolsa de valores: A bolsa de valores brasileira é ótimo mercado para você começar diversificar sua receita;
  • Investimentos em fundos bancários: Seu banco pode ser mais que um simples mantenedor de dinheiro. Converse com seu gerente e ele lhe apresentará diversas formas de investimento;
  • Consultoria médica: Use seus conhecimentos médicos para ajudar outros médicos. Que tal uma palestra ou algum livro sobre sua especialidade?

Estas são algumas fontes básicas que você pode ter além de sua clínica.

Combinar a receita que provém dela e alguns extras pode ser uma saída para uma eventual expansão em sua clínica.

Em outras palavras, o risco de você passar por dificuldades financeiras se sua receita for oriunda de mais de uma fonte é muito menor, se comparado à pessoa que apenas conta com sua fonte primária de renda.

As ações e investimentos podem ser feitos na comodidade de sua residência e não precisam de muita locomoção para serem geridos.

Existem empresas que profissionais que fazem esse tipo de consultoria e podem te ajudar nos primeiros passos. Pense a respeito! 🙂

Sair da versão mobile