Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como os aplicativos médicos tornam o atendimento do paciente eficiente?

Como os aplicativos médicos tornam o atendimento do paciente eficiente?

Os aplicativos para tomada de decisão médica são uma tendência.

Uma pesquisa publicada pelo Health Information and Libraries Journal, em 2014, mostrou que, em cenários reais, ferramentas de apoio à decisão clínica baseadas em evidências (no caso deste estudo, o UpToDate®) melhoraram a qualidade e segurança do atendimento médico.

Com o amplo mercado e o desenvolvimento tecnológico o crescimento de aplicativos tem se tornado cada vez maior, na medicina não poderia ser diferente.

A proposta das principais ferramentas no mercado brasileiro é oferecer conhecimento médico atualizado e de qualidade, como forma de sustentar a decisão clínica do profissional.

Esses aplicativos têm se mostrado úteis não só na segurança e qualidade do atendimento, como também em termos de diminuição do tempo de internação, queda das taxas de mortalidade intra-hospitalar, otimização dos serviços hospitalares e redução do retardo no início de tratamentos.

Ferramentas digitais como auxílio na tomada de decisão

A Medicina é uma profissão onde a carga de responsabilidade sobre o profissional é imensa, aliás, seu trabalho é lidar com vidas.

Isso justifica o montante de conteúdo e informação passado ao longo da jornada acadêmica é gigantesco.

Por isso, é fundamental aliar o avanço da tecnologia com a busca pela informação diária. Ter todo um material informativo, segmentado por especialidade, de forma clara e objetiva é uma maneira de facilitar o dia a dia do profissional de saúde.

Imagine só, uma noite de plantão, a emergência cheia, um caso grave passa por sua avaliação e a dúvida sobre qual decisão tomar chega. Nessa hora possuir em seu celular um aplicativo que tenha diferentes acessibilidades, que possam te ajudar com informações corretas e de maneira rápida, pode ser crucial.

Aplicativos para tomada de decisão médica no Brasil

O aplicativo de tomada de decisão médica mais popular no Brasil é o whitebook.

O app conta com ampla biblioteca de conteúdo e de ferramentas médicas voltadas para a prática profissional.

Ele contém mais de 300 guias de prescrição, suporte clínico, mais de 2.500 medicamentos cadastrados, calculadoras, busca universal e guias práticos.

Essa é a ferramenta de suporte à decisão clínica mais alinhada às necessidades do profissional. Ela é 100% offline e gratuita, além de estar disponível em qualquer lugar, já que o aplicativo fica acessível pelo smartphone.

Sobre o autor:

Esse texto foi produzido pela equipe PEBmed. Temos como principal objetivo, através do Whitebook, ser um facilitador na vida do profissional de saúde e estudante de medicina, hoje já são mais de 60 mil usuários, sendo a principal ponte entre a informação e o consumidor, tudo isso de forma gratuita.

Sair da versão mobile