Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Motivos que fazem dos médicos ótimos empreendedores

6 motivos que fazem dos médicos ótimos empreendedores

Muitas vezes se fala que médicos não são bons administradores, ou que então, faltam algumas teorias de gestão para que alavanquem suas carreiras com suas clínicas ou consultórios.

Mas, na verdade, os profissionais da Medicina têm muitas características que também são valiosas para qualquer empreendedor.

Capacidade de fazer um diagnóstico, habilidade em encontrar padrões, análise de riscos e benefícios, e, mais importante, tomar decisões e agir logo em seguida são qualidades que todo médico possui e que são essenciais para um empreendedor.

Confira os 6 motivos que fazem dos médicos ótimos empreendedores:

1. Aprender com a experiência

Aprender com os erros é uma maneira de adquirir experiência. E aprender com a experiência dos outros, sem precisar cometer os mesmos erros, é essencial para os médicos.

O mesmo vale para empreendedores. Aprender com os erros de empresas que fracassaram é fundamental para administrar bem seu próprio negócio.

2. Pesquisas e estudos

Boa parte do trabalho como empreendedor está baseado em pesquisar cases de sucesso, estudar teorias, procurar novidades da área e experimentar tudo isso no seu próprio negócio.

Bom, médicos fazem isso o tempo todo com novos tratamentos e medicamentos que surgem na sua área.

3. Riscos x benefícios

Todo médico sabe como verificar o risco de uma ação e analisar os benefícios que essa ação pode trazer.

Essa capacidade de tomar decisões baseadas em um custo-benefício também é essencial para os negócios.

4. Reconhecer padrões

Boa parte do trabalho de um médico é tomar decisões. Uma maneira muito utilizada na Medicina para realizar diagnósticos é analisar e encontrar padrões repetidos.
Para gerenciar um negócio, essa é uma habilidade muito importante. Identificar a repetição de pontos positivos – ou negativos – faz com que as decisões sejam tomadas de maneira mais consciente e gerem resultados positivos.

5. Foco na ação

No empreendedorismo, agir, logo após tomar uma decisão, é essencial para que o planejamento se torne uma realidade. Depois de muito estudo, quando uma decisão é tomada ela precisa ser colocada em prática, e só assim o negócio pode evoluir.

Na Medicina não é diferente. Todos os médicos são formados para tomar decisões e agirem o mais rápido possível para melhorar ou resolver o problema do paciente.

Todas as ações feitas são baseadas em dados, como resultados de exames, histórico do paciente, pesquisas e testes, isso também acontece no gerenciamento de uma empresa.

6. Lidar com a incerteza

Assim como os empreendedores, os médicos muitas vezes tomam decisões sem ter certeza absoluta das informações.

Afinal, o paciente pode se esquecer de um fato importante no seu histórico familiar, ou então omitir algum medicamento que toma regularmente.

O que o profissional pode fazer é escolher a melhor opção de acordo com o contexto que tem disponível e com toda a investigação que já realizou.

No mundo dos negócios, a incerteza é uma constante, e cabe aos empreendedores tomar decisões com o que têm de informação.

Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:

Sair da versão mobile