financeiro clínica

Por que controlar o Fluxo de Caixa do consultório?

Você provavelmente já ouviu falar em fluxo de caixa e os benefícios que ele pode trazer para seu consultório, certo?

O fluxo de caixa, se bem elaborado, pode, de maneira fácil, fornecer o saldo e a movimentação de entrada e saída de recursos que irão mostrar como estão seus recebimentos e pagamentos.

Isso é importante não só para* avaliar a saúde financeira de sua clínica*, mas para que você possa fazer projeções para o futuro e ainda se programar e conhecer melhor os gastos e as entradas financeiras do seu dia a dia.

O que é um fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que deve ser utilizada no dia a dia de sua clínica para o* registro de todos os eventos envolvendo recursos financeiros*. Dessa forma, apesar do nome, ele deverá envolver contas correntes, já que elas também representam a movimentação financeira.

Na parte de movimentação do fluxo de caixa,* deverão ser registradas todas as entradas* e saídas de dinheiro.

Considerando uma clínica médica, os registros deverão conter os* recebimentos de seus pacientes* — seja em dinheiro, cheque ou recebimentos referentes aos planos de saúde por meio dos repasses que estes efetuam.

Já na parte de saída de recursos, devem ser levados em consideração* todos os gastos de sua clínica*, que vão desde energia elétrica, até gastos como café e lanches, passando por materiais médicos, hospitalares, pagamento de secretárias e outros que possam fazer parte da atividade de sua clínica.

Assim, no final da comparação dos saldos iniciais, com a movimentação de entradas e saídas, será obtido o fluxo de caixa, o que representa os valores que sua clínica possui efetivamente de recursos.

Esses dados são muito importantes, já que mostram não somente o que passou por seu caixa e contas correntes, mas de que forma isso aconteceu.

Outro aspecto valioso do* fluxo de caixa é o caráter de planejamento* que ele possui, já que você pode observar quanto de recurso terá para a compra de algum equipamento médico ou para a contratação de um novo funcionário.

É possível ainda fazer comparações, entender o comportamento de despesas e, com isso, trocar de operadora de telefonia ou procurar um plano que tenha uma melhor relação entre custo e benefício.

Fluxo de Caixa para clínicas e consultórios

Por que controlar o fluxo de caixa do consultório?

O fluxo de caixa do consultório pode ser elaborado com o uso de planilhas eletrônicas, mas o uso de um sistema para controle de caixa apresenta inúmeras vantagens.

Esses benefícios vão desde uma maior organização, clareza, agilidade e geração de relatórios, até a separação por tipo de gasto ou entrada de recursos.

Um* sistema de fluxo de caixa permite que você tenha mais tempo para focar em outras atividades como questões médicas, relacionadas a pacientes e a sua própria vida, já que a *otimização de suas finanças torna o seu dia-a-dia muito mais fácil e sem preocupações.

1. Maior organização

O uso de um sistema para a elaboração de um fluxo de caixa do consultório permite uma melhor organização das finanças de sua clínica, já que com uma interface moderna e padronizada, não ocorrerão mais erros ou registros que, feitos de forma diferente por vários usuários, acabariam por ficar sem um padrão.

Assim, você pode confiar e entender melhor os dados que são apresentados — o que evita também erros e retrabalhos — e pode coibir falhas, como dados duplicados, por exemplo. Sua clínica ganha em qualidade e tempo, e você também se beneficia.

2. Agilidade

Após a implantação do sistema para controle fluxo de caixa, você terá uma maior agilidade, não só no registro das entradas e saídas, mas também na consulta desses valores.

Suponha que você precise saber quanto existe de saldo em suas contas ou no caixa do seu consultório.

Com a integração e a agilidade do sistema você só precisa consultar os dados e já poderá fazer sua programação ou saber quanto existe naquele momento referente a recursos financeiros.

Não é necessário ficar somando valores, ou ainda ficar tentando entender alguns registros, já que o sistema possui uma interface simples e que poderá lhe auxiliar prontamente com essa necessidade.

3. Controle das operações registradas

Com a utilização de um sistema, são criados usuários para todos os funcionários com acesso a ele.

Isso permite que os gestores saibam exatamente quem inseriu ou alterou os registros, quando fez e em que computador isso foi realizado, garantindo que possam ser mapeadas todas as entradas no sistema, sem falhas ou omissões.

4. Ingressos mapeados por centros de custo

Todo consultório possui setores e eles possuem suas atribuições específicas.

Sendo assim, a utilização de um sistema permitirá a separação dos fluxos de entrada por paciente, por procedimentos e os gastos por centro de custos que, na prática, são os setores da sua clínica.

Isso permite que se identifique os setores que não possuem entrada de recursos suficiente para cobrir os gastos incorridos.

Essa é uma vantagem estratégica e muito útil, pois até premiações podem ser realizadas baseadas nestes critérios.

5. Geração de relatórios e categorização dos tipos de gastos

Além de consultar os saldos de acordo com a sua necessidade, você poderá optar pela geração de diferentes tipos de relatórios.

Assim, será possível conhecer suas despesas por tipo: contas de energia, de telefonia, gastos com pessoal, com materiais para procedimentos médicos, ou seja, qualquer despesa que seja gerada para sua atividade.

Esses relatórios também poderão apontar os tipos de receitas, sejam elas provenientes de pacientes particulares ou planos, e ainda como foram recebidos esses valores — se em dinheiro, cheque ou por depósito ou repasse em sua conta corrente —, o que possibilita um maior controle e entendimento do seu fluxo financeiro.

fluxo de caixa do consultorio

Exemplo prático

No seu dia a dia, o fluxo de caixa do consultório será utilizado para o registro e controle de contas como as de consumo, que são representadas pela energia elétrica, água, telefone e até mesmo condomínio, além do pagamento de funcionários.

Você também utilizará o* fluxo de caixa no registro dos valores recebidos* por consultas ou ainda dos recebimentos de por planos de saúde.

Já que todos os registros são feitos no fluxo de caixa, você poderá utilizá-lo para gerar relatórios e entender quais suas principais entradas e desembolsos, podendo entender melhor o que está acontecendo em sua clínica, ou seja, o fluxo de caixa será uma ferramenta decisiva na administração de seu negócio.

Você viu que a utilização de um sistema de controle de fluxo de caixa só tem benefícios para sua clínica e para você, além de permitir que você foque em outras áreas e tenha mais tempo para sua vida profissional e pessoal.

Um controle de fluxo de caixa permite a padronização e a otimização das tarefas rotineiras.

Essa ferramenta faz com que os dados sejam mais confiáveis e permite diferentes análises que podem auxiliar na tomada de decisões, como o aumento de sua clínica ou ainda a compra de equipamentos ou investimento dos recursos em outras áreas.

modulo financeiro iclinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus