Produtividade

Médico: você divide bem o seu tempo?

Quanto do seu tempo é dedicado diretamente ao seu paciente? E quanto é gasto com registros eletrônicos e outros serviços administrativos?

Uma pesquisa publicada no Annals of Internal Medicine mostrou que quase 50% do tempo total do médico são voltados às últimas tarefas; enquanto apenas 27% são dedicados ao paciente.

O estudo releva uma tendência causada por toda a burocracia necessária no atendimento ambulatorial, mas também pode mostrar como isso pode mudar.

O registro eletrônico com os dados do paciente é necessário, assim como manter essas informações armazenadas podem ajudar em um futuro próximo.

Mas quanto mais o médico tiver prática em fazê-lo, mais o tempo deverá se inverter, para fazer com que, no lugar de uma hora com o paciente para duas horas em outros serviços, 50% do seu tempo seja voltado à prática clínica.

É extremamente importante dedicar tempo ao paciente, pois muitas informações podem ser observadas neles: na fala, no modo de agir, e no que respondem.

Mesmo que toda a burocracia não possa ser pulada, dar atenção a quem está à sua frente é essencial para uma boa relação médico-paciente e um melhor diagnóstico, escolhendo, ainda, o tratamento ideal para ele.

gestão do tempo para medicos

Veja também: ‘Slow Medicine: uma solução para o burnout?’

A pesquisa tinha o objetivo de descrever o tempo do médico na prática ambulatória, e foi feita com quase 60 profissionais dos Estados Unidos, das seguintes especialidades: medicina de família, medicina interna, cardiologia e ortopedia.

Também foi observado que, mesmo após o trabalho, muitos médicos dedicam cerca de uma a duas horas para outros serviços, como questões administrativas, relatórios e atividades de escritório.

Otimize os processos internos com um bom sistema de gestão online na sua clínica ou consultório.

Reverter esse tempo ou, pelo menos, gastá-lo menos com esse tipo de tarefa pode ser ainda uma solução para o burnout, síndrome do esgotamento profissional, que atinge muitos médicos atualmente.

Sobre o autor:

Esse texto foi produzido pela equipe PEBmed. Temos como principal objetivo, através do Whitebook, ser um facilitador na vida do profissional de saúde e estudante de medicina, hoje já são mais de 100 mil usuários, sendo a principal ponte entre a informação e o consumidor, tudo isso de forma gratuita.

Consultas incríveis com iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus