Dia do Médico: os desafios do médico moderno

O dia 18 de outubro marca o dia do profissional responsável por cuidar do bem mais precioso que alguém pode ter: a saúde. A missão de salvar vidas e trazer esperança deve ser sempre reconhecida e agradecida. A todos os médicos, parabéns pelo seu dia!

Além de celebrá-los, nesta data não podemos ignorar aqueles pontos que os mantêm acordados durante a noite. Por este motivo, listamos aqui os principais desafios do médico moderno e quais as fronteiras a serem atravessadas. Acompanhe:

*O paciente moderno
*

o<em>paciente</em>modernos

A tecnologia e a facilidade de acesso à informação também vêm moldando o perfil do novo paciente. Hoje em dia é cada vez mais comum os pacientes buscarem na internet informações sobre sua condição, verificando possíveis sintomas, diagnósticos e tratamentos.

Isso, ao mesmo tempo que traz a vantagem de ajudar o paciente a entender seu quadro, implica também em alguns problemas, já que nem sempre as informações encontradas são verdadeiras.

O paciente em muitos casos pode insistir que sabe tudo, desacreditando no profissional e confiando mais naquilo que leu pela internet.

Em situações como essa, é necessário demostrar segurança sobre o tema e garantir que haja esclarecimento. Se for preciso, você pode fornecer artigos e informações confiáveis como forma de facilitar a compreensão.

Se quiser saber mais sobre o assunto, já comentamos mais sobre o tema neste blog, no artigo “Dr. Google: como lidar com pacientes que confiam demais no diagnóstico da internet”.

Gestão de tempo

gestao<em>tempo</em>medico

A gestão de tempo é sem dúvida um dos pontos mais desafiadores na carreira de medicina. Todos, em alguma ocasião, já tiveram que deixar um paciente esperando antes da consulta ou precisaram agilizar certo atendimento porque outros pacientes o aguardavam em uma sala de espera lotada. Esta situação incômoda não agrada aos pacientes e, certamente, não é uma situação da qual o médico se orgulha.

Além disso, é necessário desdobrar-se para conciliar a vida profissional com a pessoal, tendo tempo para se dedicar também à família, amigos, estudos e lazer.

Na maioria das vezes, atrasos e problemas com falta de tempo podem ocorrer por falta de organização e otimização das atividades. A boa notícia é que com um pouco de planejamento e disciplina você conseguirá cumprir com todas as obrigações de maneira satisfatória e terá tempo sobrando para novas atividades.

Abaixo algumas dicas para profissionais que buscam gerir melhor o próprio tempo:

  • Divida as atividades da sua semana em categorias. Separe tudo o precisa fazer relacionado à profissão, responsabilidade com sua família, atividades de estudo e atualização, vida social e lazer. Não se esqueça também de dedicar um tempo para cuidar de sua saúde, fazendo exercícios por exemplo. Feito isso, tente na medida do possível, distribuí-las de forma igual entre os dias da semana.

  • Descubra expectativas mútuas: analise suas expectativas pessoais e descubra o que familiares e colegas esperam de você, também deixando claro o que você espera deles. Seja diplomático e direto ao esclarecer sobre que horas você estará em algum lugar e quanto tempo poderá demorar nas atividades programadas.

  • Utilize um aplicativo de agenda eletrônica: pode ser o calendário integrado ao email, no celular, ou aplicativo de gestão utilizado em seu consultório. O importante é concentrar tudo nela e tê-la sempre à mão para consultar entre um compromisso e outro e receber alertas para não se esquecer de nada.

  • Avise, com antecedência, se for atrasar: mesmo toda organização pode ir por água abaixo caso um imprevisto ocorra – e nessa profissão são muitos os imprevistos! O importante é notificar às pessoas que contam com sua agenda sobre essa surpresa e qual o novo horário, atualizado. Isso tem a ver com as expectativas: se a pessoa souber que você vai atrasar, ela poderá aproveitar o tempo extra em vez de esperar por você.

Mobilidade

mobilidade_medica

Trabalhar em diferentes consultórios, clínicas e hospitais faz parte do esforço de atender e ajudar o máximo de pessoas possível.

Prontuários em papel não têm mais espaço no cenário atual. Afinal, é bem possível que certas demandas e necessidades de acesso aos dados ocorram quando se está parado no trânsito ou quando você acabou de sair da clínica e já está no hospital, do outro lado da cidade.

Nestes casos, ter as informações do paciente fixas em um computador desktop não colabora com a realidade do médico moderno.

A adoção de tecnologias que auxiliem essa rotina intensa possibilitando o acesso às informações remotamente através de tablets, smartphones e sistemas na nuvem, tornou-se um ponto quase obrigatório para os médicos.

Ao utilizar estas tecnologias no dia a dia, o médico cria um canal direto de comunicação com sua equipe e com colegas, ficando sempre a par de seus compromissos e da evolução no quadro dos seus pacientes.

*Grande volume de informações
*

info_saude

O número de novos estudos, tratamentos, novas drogas e técnicas de diagnósticos tem crescido exponencialmente. Manter-se atualizado neste cenário é outra grande dificuldade.

Mais uma vez a tecnologia tem um papel crucial no auxílio à busca destas informações e em mantê-las organizadas. Além de mecanismos de busca, periódicos científicos e boletins, você pode frequentar comunidades profissionais exclusivas para médicos e grupos de discussão específicos para sua especialidade.

Outro ponto importante é manter os dados dos seus pacientes organizados e com fácil acesso através de prontuários eletrônicos. Utilize um bom sistema que permita armazenar estes dados de maneira segura e esteja disponível sempre que você necessite.

Além disso, os melhores sistemas permitem customizações na estrutura do prontuário, criação de protocolos e consultas a bases atualizadas de medicamentos, permitindo que você esteja sempre alinhado com o que há de mais moderno em sua prática.

Promoção pessoal

promocao<em>pessoal</em>medico

Houve um tempo em que o sucesso profissional de um médico era proporcional apenas ao exercício da profissão e à sua dedicação aos pacientes.

Atualmente, pacientes podem ter acesso a inúmeras informações sobre qualquer médico na internet e a propaganda boca a boca teve seu valor diminuído. Por isso, é imprescindível que você apareça na rede como profissional e acima de tudo, transmita uma imagem de confiança e autoridade em sua área.

Procure participar de eventos e seja uma fonte acessível para a imprensa. Jornalistas continuamente precisam confirmar informações com especialistas como você e estas entrevistas podem ser oportunidades de trazer mais pacientes e gerar confiança naqueles que você já tem.

Um bom website, blog ou página no Facebook, com dicas atualizadas constantemente podem gerar interesse dos pacientes ao mesmo tempo que os ajuda a melhorar a saúde no dia a dia.

Conhecimentos que vão além da área médica

dados_medicos

O médico de hoje precisa também exercer seu lado empreendedor, sabendo administrar seu próprio consultório. Com a profissão cada vez mais dinâmica, uma boa gestão torna-se indispensável para uma maior rentabilidade.

A tarefa é muitas vezes árdua uma vez que, em geral, médicos não aprendem princípios de gestão durante seu período de formação. Entretanto, nada impede que se desenvolva essa habilidade ao longo da profissão.

Uma das maneiras mais fáceis de começar é ter acesso a relatórios e indicadores que forneçam um panorama geral de toda sua clínica com informações financeiras, de atendimento e qualidade.
Estas informações fornecerão o suporte para tomar decisões mais assertivas e traçar planos de ação que resultarão em melhorias e crescimento.

Novamente, toda esta tarefa de obtenção e análise das informações podem ser facilitados em muito com a adoção de um sistema de gestão destinado especificamente a clínicas e consultórios.

No iClinic, trabalhamos duro para oferecer soluções que facilitem vencer estes desafios. Desenvolvemos ferramentas para agilizar seu fluxo de trabalho e liberar tempo para que se dedique mais a seus pacientes.

Aproveite seu dia e obrigado por ajudar a transformar a medicina no século 21.
Parabéns, Doutor!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus