Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Inovações médicas que mudaram a Saúde em 2016

4 inovações médicas que mudaram a Saúde em 2016

O ano de 2016 trouxe diversas inovações médicas, focadas em ampliar a assistência para os países em desenvolvimento e oferecer mais qualidade e fluidez nos tratamentos.

Vamos relembrar as principais criações do ano passado e como elas vão mudar a Saúde até a próxima década.

Pâncreas artificial

Basicamente, é uma versão saudável do pâncreas que funciona sozinho e pode ajudar diabéticos a terem uma vida mais tranquila.

O dispositivo monitora o açúcar do sangue e fornece insulina automaticamente.

Algumas pessoas já estavam usando como teste até que, este ano, a Food and Drug Administrations, dos Estados Unidos, aprovou. Um ponto para 2016!

Veja também: ‘Mini-rins cultivados em laboratório oferecem pistas para doença renal’

Realidade virtual e realidade aumentada

Apesar de já serem concretas e estarem no mercado, as inovações ainda têm um longo caminho a percorrer até conseguirem auxiliar a Medicina.

A expectativa é que muitas áreas possam ter evoluções utilizando as realidades virtual e aumentada, e, possivelmente, juntas.

Fazer exames e cirurgias sem causar grandes danos aos pacientes são algumas das novidades esperadas. Seus custos, por enquanto, ainda são altos e inviáveis, o que deve mudar nos próximos anos.

Medicina de precisão

A medicina de precisão está cada vez mais próxima e 2016 comprovou isso. Como? Um exemplo é a Foundation Medicine, que está criando tratamentos personalizados por meio da composição genética do tumor de cada paciente.

Mas não é só isso, nanotecnologia, robôs cirúrgicos e muitas outras coisas poderão fazer com que a prática médica seja cada vez mais precisa o mais breve que imagina.

Alguns pesquisadores acreditam que os tratamentos do câncer poderão causar menos danos aos pacientes, por exemplo, se utilizarem a nanotecnologia para atacar apenas as células cancerosas, sem afetar as outras, que é o que acontece hoje em dia com a quimioterapia.

Este ano deixou muitas promessas e esperanças na área.

Bioimpressão 3D

As inovações médicas  de bioimpressão 3D parecem estar a anos de distância, certo? Pois acredite, não estão.

Em outubro, a Organovo apresentou a bioimpressão do tecido do rim humano. Esse é o segundo produto deles, tendo sido o primeiro o tecido do fígado, em 2014.

O diferencial este ano é o grande crescimento que eles esperam depois dessa segunda comprovação de que a inovação está prestes a mudar a Medicina. A expectativa é que nos próximos anos mais investimentos sejam feitos e o 3D seja cada vez mais adotado em todo o mundo.

Inclusive, esse é um dos pontos levantados pela pesquisadora e médica Melanie Walker, que acredita que em 2030 os hospitais e a Medicina serão completamente diferentes e muito mais evoluídos.

Veja também: ‘Temedicina: adotar ou não essa prática?’

É possível lembrar também de outras tecnologias que nos esperam no futuro, mas que não tiveram novidades em 2016. Como as biônicas e os cyborgs, que acabam levantando uma discussão de medo sobre no que essas inovações podem resultar, assim como a inteligência artificial.

Os scanners de alimentos também ficaram travados.

A Canadian TellSpec enviou, em 2015, os primeiros dispositivos beta de um scanner que poderia dizer quantos gramas de açúcar tem o alimento, ou qual a quantidade de álcool de uma bebida, etc. Mas não se teve nenhuma novidade.

Outra empresa que desenvolveu um projeto parecido foi a israelense SCiO. A ideia é que você poderá ver os ingredientes e composição molecular dos alimentos em seus próprios smartphones, porém o que estava marcado para ser entregue em 2015 ainda não se teve notícias.

Sobre o autor:

Esse texto foi produzido pela equipe PEBMED. Temos como principal objetivo, através do Whitebook, ser um facilitador na vida do profissional de saúde e estudante de medicina, hoje já são mais de 100 mil usuários, sendo a principal ponte entre a informação e o consumidor, tudo isso de forma gratuita.

Sair da versão mobile