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Como a equipe de design da iClinic busca as melhores soluções

Como a equipe de design da iClinic busca as melhores soluções

Os designers da iClinic se empenham todos os dias para entregar as melhores soluções para os nossos usuários. Confira, neste artigo, como a equipe de design se estrutura para fornecer excelentes resultados.

A definição do conceito de design é processo e resolução de problemas. Esse processo envolve não apenas a criatividade, mas a definição do problema, entendendo as dificuldades do usuário para entregar as melhores  soluções para suas principais demandas.

A equipe de design não é responsável apenas pela parte criativa ou visual, como muitas pessoas pensam, mas principalmente pela parte funcional, e ambas as partes andam juntas com o objetivo de entregar o melhor produto ao usuário.

Continue a leitura e descubra como nós estruturamos nossa equipe de design na iClinic!

O que é design?

A maioria das pessoas ainda pensa em design como sendo apenas arte, limitando-o em um aspecto exclusivamente visual, quando, na realidade, design é um conceito bem mais amplo.

Essa área é responsável pela pesquisa de determinada funcionalidade, desenvolvimento da mesma de forma que seja fácil de usar, elaboração de estratégias, planejamento visual, ou seja, toda a experiência do cliente em relação ao produto como um todo.

Uma das principais tarefas de quem trabalha na equipe de design, é pesquisar a melhor forma de entregar o produto para o usuário, buscando conhecer a fundo suas principais necessidades.

Dessa forma, esses especialistas criam uma identidade, conceito e a forma como o produto é entregue, garantindo um diferencial e uma qualidade de excelência.

Quer saber como o processo de design funciona nas diferentes áreas da iClinic? Continue a leitura!

Como funciona o processo de design em cada área da iClinic?

Buscando fornecer os melhores resultados para os clientes da iClinic, os designers se dividiram entre as áreas de produto, marketing, growth e services.

Confira como essas áreas funcionam e o papel da equipe de design em cada uma delas.

Design em produto

Em um produto digital, como iClinic, a necessidade de realmente entender as dificuldades do usuário é muito presente, principalmente na área de produto, afinal, é onde as funcionalidades são desenvolvidas.

Por isso na nossa equipe de produtos temos designers UX e UI. O primeiro foca mais na experiência do usuário durante o uso da plataforma, enquanto o outro foca em desenvolver o design da interface das funcionalidades.

Ambos tem como objetivo entregar o melhor produto possível, sendo o mais fácil de usar. Por isso, nossos designers de produto realizam várias entrevistas e pesquisas com os clientes, elaborando toda a estratégia de acordo com seus pontos de vistas.

Para o desenvolvimento de uma funcionalidade, antes de tudo há o planejamento, onde os designers procuram entender qual é o problema do usuário e quais são as possíveis soluções.

Depois começam as pesquisas, tanto com clientes, para realmente entender o que eles precisam em sua rotina, quanto em soluções já existentes no mercados de acordo com a funcionalidade que será desenvolvida.

Após as pesquisas, os designers fazem protótipos em papéis, modelos iniciais da funcionalidade, para representar como seria a funcionalidade, e cada um apresenta a solução que pensa ser a ideal. Então, há uma votação silenciosa.

A votação silenciosa funciona da seguinte maneira: todos olham os protótipos, mas não julgam externamente. Após a avaliação, marcam com  caneta colorida ou adesivos, os principais pontos do projeto. Cada cor representa uma opinião, sendo:

Depois dessa marcação, todos os pontos são discutidos, tanto positivos quanto negativos, e as melhores ideias serão parte do protótipo final.

Os designers focam na usabilidade, buscando um fácil entendimento de como usar a ferramenta. Primeiro, é realizado um protótipo navegável para os clientes testarem e depois do teste, levantam suas dúvidas e pontos positivos.

Depois desse teste e dos feedbacks coletados, os designers de produto visualizam o que precisa ser melhorado ou modificado, e buscam feedback em outras áreas da empresa, como o marketing, suporte, entre outros.

Após as alterações, o protótipo final realmente começa a ser feito. Nesse processo, é extremamente importante que os designers façam entrevistas para criar empatia com o usuário, e realmente se colocando em seu lugar.

Para entregar as melhores soluções, os designers sempre pensam nas questões de usabilidade e navegação, buscando deixar o produto mais prático e intuitivo.

Design no marketing

Os designers de marketing são bastante focados em atração, aquisição, retenção e indicação de usuários.

Isso significa que todas as campanhas são pensadas para levar a melhor experiência possível desde o primeiro ponto de contato até depois, quando o usuário se torna um cliente.

Pensando nisso, os designers de marketing buscam sempre trabalhar quatro princípios durante as campanhas: entregar valor, ter uma boa usabilidade, gerar adoção e despertar desejo.

Dessa forma, os designers são um meio “facilitador” para o usuário, visando entregar a melhor solução, e não um meio onde se empurra a venda de um produto que talvez não faça sentido para ele.

Da mesma forma que a equipe de produto se empenhou para entregar o melhor produto para os nossos clientes, os designers de marketing desenvolvem uma estratégia pensando em vender o produto da maneira certa.

Os designers de marketing, assim como as outras áreas, realizam pesquisas para entender os usuários. Depois, pensam em soluções que sejam aplicáveis e viáveis.

Antes de entregar esse produto final, testes são feitos para validar se a comunicação realmente vai ser efetiva, se está clara e se ajuda o cliente.

Design em growth

A equipe de Growth é responsável por pensar, implementar e testar maneiras de aumentar o crescimento da iClinic. Isso pode acontecer de diversas maneiras, por exemplo, desenvolvendo uma funcionalidade que ajude nossas áreas a melhorar seus resultados.

Os designers de growth desenvolvem projetos tanto dentro do sistema iClinic, quanto nas páginas externas. Por isso, eles sempre estão alinhados aos padrões de design do software, à identidade da marca e das campanhas.

Assim como nas outras áreas, em growth também se aplica o design de UI/UX, explicados no começo do artigo. Os projetos devem ser desenvolvidos de forma que atendam aos padrões de design de produto e marketing, tanto visuais quanto de experiência de usuário.

Isso pode acontecer de diversas formas, desde uma simples alteração de texto até a criação, movimentação ou reorganização de elementos da página.

Às vezes é necessário desenhar e desenvolver novas ferramentas ou páginas. Nesses casos, cabe aos designers de growth, em conjunto com as áreas relacionadas, desenhar e implementar o projeto atendendo às demandas.

É assim que a equipe de design do iClinic busca as melhores soluções para os nossos clientes. Caso tenha ficado interessado em participar das pesquisas dos designers, clique aqui, e ajude-nos a entregar o melhor produto para sua rotina médica!

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