Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como o envio de lembretes diminui a taxa de faltas dos pacientes?

Envio de lembretes diminui a taxa de faltas dos pacientes

Um problema frequente no cotidiano dos profissionais de saúde é a quantidade de consultas perdidas: pacientes que marcam, ocupam sua agenda, mas não comparecem.

Estas faltas, além de comprometerem o tratamento dos pacientes, também tem impacto no faturamento da clínica, uma vez que certa fatia de tempo no dia é perdida e poderia ser utilizada para o atendimento de outro paciente.

Adotar uma política simples de envio de lembretes pode diminuir casos de não comparecimento no consultório.

Razões para não comparecer

Em primeiro lugar é necessário entender os motivos que levam o paciente a se atrasar ou não comparecer a sua consulta.

Desta forma você poderá definir quais os melhores meios de envio de lembretes para lembrá-los do compromisso.

Dentre os motivos mais comuns encontram-se imprevistos pessoais ou profissionais do paciente, mas na maioria dos casos, o esquecimento da consulta é principal razão que leva a ausência.

Telefonemas

Ligar ao paciente lembrando da consulta é a maneira mais utilizada até o momento, principalmente por ser mais pessoal.

Entretanto, este hábito consome muito tempo de secretárias e recepcionistas, além de elevar os custos de telefonia.

Um outro ponto é que, para serem efetivas, as ligações dependem da disponibilidade do paciente em atender o telefonema, o que pode não ocorrer.

Além disso, algumas pessoas podem considerar essas ligações invasivas, especialmente se ocorrem em horários inconvenientes.

E-mails

O envio de e-mails é uma forma automatizada de enviar lembretes, mas existe o risco de que o paciente não leia a mensagem a tempo, isso porque nem todo mundo lê seus e-mails diariamente.

Além disso, ainda existe o risco do lembrete cair na caixa de SPAM e nem chegar a ser visualizado, caso não seja enviado da forma correta.

SMS

O envio de lembretes via SMS é sem dúvida alguma a forma mais eficaz para aumentar a assiduidade de pacientes em suas consultas.

Pesquisas mostram que o envio de mensagens no dia anterior pode diminuir em até 30% a taxa de não comparecimento.

As mensagens SMS possuem baixo custo de envio, não consomem tempo da equipe, já que podem ser automatizadas, não são invasivas, uma vez que o paciente abrirá somente quando tiver tempo, e possuem uma alta probabilidade de leitura já que a maioria das pessoas carrega seus celulares consigo onde quer que estejam.

Procure entender seus pacientes e estabeleça uma política de envio de lembretes utilizando estes canais de forma combinada.

O envio de lembretes por e-mail e SMS são funcionalidades oferecidas pelo iClinic, sistema líder de mercado em softwares online para gestão de clínicas e consultórios.

Reduza até 32,5% das faltas dos pacientes com a Mensageria da Afya iClinic  

A Mensageria, funcionalidade de envio automático por WhatsApp, permite que os profissionais de clínicas e consultórios enviem lembretes de consulta e confirmação de agendamento de forma 100% automatizada pelo sistema. 

Diferente do lembrete de consulta tradicional, em que você precisa clicar na agenda e enviar manualmente pelo WhatsApp Web ou o WhatsApp do celular, a Mensageria faz todo esse processo de forma automática para você. 

Com o envio automatizado, você tem maior grantia de entrega e pode personalizar o conteúdo da mensagem, bem como o horário de envio. 

Basta que você assine a Mensageria em qualquer plano do sistema Afya iClinic.  

Dessa forma, você pode focar no que realmente importa: pacientes que precisam de atendimento humano e ações de reengajamento de pacientes faltantes, por meio da lista automática de pacientes que cancelaram consultas.  

Ao contar com a automação em lembretes e confirmações de consulta, você pode reduzir as faltas dos pacientes em até 32,5%, além de converter agendamentos em atendimentos de 70% para 79,75%! 

Ou seja, com a Mensageria da Afya iClinic você pode aumentar seus atendimentos em mais de 40%.  

Além de todos esses benefícios, a solução possui gráficos e métricas inteligentes como quantidade de cancelamentos e faltas, histórico de envio e relação entre agendamentos versus atendimentos. 

Para conhecer mais, faça seu cadastro e agende uma demonstração da ferramenta sem nenhum compromisso. 

Sair da versão mobile