Um problema frequente no cotidiano dos profissionais de saúde é a quantidade de consultas perdidas: pacientes que marcam, ocupam sua agenda, mas não comparecem.
Estas faltas, além de comprometerem o tratamento dos pacientes, também tem impacto no faturamento da clínica, uma vez que certa fatia de tempo no dia é perdida e poderia ser utilizada para o atendimento de outro paciente.
Adotar uma política simples de envio de lembretes pode diminuir casos de não comparecimento no consultório.
Razões para não comparecer
Em primeiro lugar é necessário entender os motivos que levam o paciente a se atrasar ou não comparecer a sua consulta.
Desta forma você poderá definir quais os melhores meios de envio de lembretes para lembrá-los do compromisso.
Dentre os motivos mais comuns encontram-se imprevistos pessoais ou profissionais do paciente, mas na maioria dos casos, o esquecimento da consulta é principal razão que leva a ausência.
Telefonemas
Ligar ao paciente lembrando da consulta é a maneira mais utilizada até o momento, principalmente por ser mais pessoal.
Entretanto, este hábito consome muito tempo de secretárias e recepcionistas, além de elevar os custos de telefonia.
Um outro ponto é que, para serem efetivas, as ligações dependem da disponibilidade do paciente em atender o telefonema, o que pode não ocorrer.
Além disso, algumas pessoas podem considerar essas ligações invasivas, especialmente se ocorrem em horários inconvenientes.
E-mails
O envio de e-mails é uma forma automatizada de enviar lembretes, mas existe o risco de que o paciente não leia a mensagem a tempo, isso porque nem todo mundo lê seus e-mails diariamente.
Além disso, ainda existe o risco do lembrete cair na caixa de SPAM e nem chegar a ser visualizado, caso não seja enviado da forma correta.
SMS
O envio de lembretes via SMS é sem dúvida alguma a forma mais eficaz para aumentar a assiduidade de pacientes em suas consultas.
Pesquisas mostram que o envio de mensagens no dia anterior pode diminuir em até 30% a taxa de não comparecimento.
As mensagens SMS possuem baixo custo de envio, não consomem tempo da equipe, já que podem ser automatizadas, não são invasivas, uma vez que o paciente abrirá somente quando tiver tempo, e possuem uma alta probabilidade de leitura já que a maioria das pessoas carrega seus celulares consigo onde quer que estejam.
Procure entender seus pacientes e estabeleça uma política de envio de lembretes utilizando estes canais de forma combinada.
O envio de lembretes por e-mail e SMS são funcionalidades oferecidas pelo iClinic, sistema líder de mercado em softwares online para gestão de clínicas e consultórios.