Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Dicas para economizar no consultório

6 dicas para economizar no consultório

<

div class=”kg-card-markdown”>

Você já deve ter percebido que, considerando o cenário atual do Brasil, economizar no consultório e minimizar seus custos é muito importante para que seu negócio se mantenha a longo prazo e consiga superar a concorrência.

Conseguir economizar de forma constante e não diminuir a qualidade dos seus produtos e serviços pode ser uma tarefa difícil, por isso reunimos diversas práticas que colaboram para melhorar a saúde financeira do seu negócio e podem ser facilmente aplicadas em sua clínica.

Para descobrir onde você pode economizar na sua clínica, baixe essa Planilha de Custos. Ela é gratuita e muito fácil de utilizar. Preencha, descubra as ineficiências e economize!

Papel e impressão

Você provavelmente deve saber que, por exigência legal, os prontuários dos pacientes da sua clínica devem ficar armazenados por um longo período de tempo. Para isso há duas soluções, você pode manter os prontuários impressos ou arquivá-los digitalmente.

A tecnologia de impressão não mudou muito de alguns anos para cá.

Ainda que as impressoras a laser estejam se tornando mais populares, o resultado apresentado por elas nem sempre é dos melhores, já que impressões a laser acabam se desgastando ao longo do tempo e dificultam o armazenamento de materiais impressos por longos períodos, conforme a lei brasileira exige.

Mesmo assim muitos consultórios ainda optam pela impressão à tinta dos prontuários, contabilizando custo com a compra e recarga periódica de cartuchos de tinta, manutenção em impressora e muitas vezes tem a necessidade da visita de um técnico para corrigir problemas com a máquina de impressão, essas despesas, somadas ainda à compra de papel, acabam encarecendo o atendimento.

Você sabia que a tinta preta de impressora é um dos líquidos mais caros do mundo?

Junto com os custos de impressão vêm os custos com papel e com o armazenamento desses documentos.

Se seu volume de atendimentos for razoavelmente grande, com o passar do tempo você provavelmente terá que dedicar uma sala ou espaço exclusivamente para armazenar seus prontuários.

Isso parece muito custoso, não é?

Por isso, considere adotar um sistema que ofereça prontuários eletrônicos, assim você se livra de grande parte dos gastos com impressão e armazenagem dos seus prontuários, além de contribuir com o consumo consciente de papel.

Água: como economizar no consultório?

A conta de água varia de região para região, mas você sempre pode economizar com práticas simples dentro da sua clínica.

Algumas opções são:

Substituir galões por filtros

Filtros conectados diretamente à rede de água podem ser mais econômicos do que os tradicionais galões de 20L,  já que esses galões possuem validade de até 3 anos, após esse prazo devem ser trocados para não correr riscos de contaminação da água.

Dispositivos para reduzir o consumo de água

Em algumas cidades do Brasil, que nos últimos anos sofreram com o racionamento de água, o uso de dispositivos que reduzem o gasto de água em torneiras, descargas e chuveiros ficou bastante popular.

Para se ter uma noção, uma torneira convencional dispensa de 5 a 10 litros de água minuto. Utilizando esse tipo de dispositivo, esse consumo de água passa para 1,8 litro/minuto. Uma economia mínima de 60%.

Como o consumo de água de torneiras representa de 15% a 30% do consumo global de um estabelecimento comercial, essa simples ação garante uma redução de mais de 10% na conta de água.

Você pode procurar empresas que cedem os dispositivos e fazem todo o processo de instalação no seu consultório. O pagamento é feito com base no valor economizado na sua conta de água. Uma ótima opção para quem quer economizar!

Sua conta de luz pode ser mais barata

Da mesma forma que acontece com a conta de água, práticas simples podem reduzir o consumo de eletricidade na sua clínica.

E você já deve ter percebido que, tanto em sua casa quanto na sua clínica, a conta de luz teve um aumento considerável. Segundo o Copel, o aumento foi de aproximadamente 40% de 2015 até os dias de hoje.

Uma dica é substituir seus equipamentos antigos, que consomem mais energia, por mais novos, assim você economiza nas futuras contas de energia.

Você pode começar adotando lâmpadas de LED pelo seu baixo consumo e vida útil maior do que as convencionais.

Apesar de serem mais caras em um momento inicial, se você colocar todos os valores na ponta do lápis perceberá que esse investimento vai valer a pena pela durabilidade dessas lâmpadas.

Considere também a substituição de velhos aparelhos de ar condicionado e refrigeradores por versões mais modernas, que consomem menos energia.

Tem curiosidade sobre o quanto o seu ar condicionado custa por mês para sua clínica?  Essa ferramenta pode te ajudar.

Materiais

Cotação de fornecedores

As empresas que vão te fornecer materiais precisam ser grandes parceiras da sua clínica e tem papel importante para manter o padrão de qualidade do seu atendimento e se destacar no mercado.

Veja aqui como pesquisar e fazer boas escolhas de fornecedores para sua clínica.

Sabemos que vários materiais representam uma parcela significante das despesas da sua clínica, alguns deles são de uso indispensável e praticamente irredutível, como os usados durante os procedimento (luvas, seringas, etc.) Contudo, você pode economizar com os materiais não relacionados aos atendimentos.

Uma solução prática é banir o uso de copos descartáveis pelos colaboradores da sua clínica e adotar copos duráveis.

Os copos reutilizáveis são 25 vezes mais ecológicos do que os descartáveis, então além de contribuir com o meio ambiente, essa ação ainda vai te ajudar a reduzir gastos restringindo o uso de copos descartáveis apenas aos pacientes da sua recepção.

Outra saída é incluir nos banheiros os secadores elétricos. Os secadores mais modernos possuem baixo consumo de energia e te poupam do alto volume de lixo e dos gastos com toalhas de papel e sacos de lixo para descarte.

Como economizar na conta de telefonia

Acertar no plano de telefonia e internet é fundamental para economizar com a conta de telefone do seu consultório.

A variedade de planos e benefícios oferecidos pelas operadoras é bem ampla, então temos que nos atentar se o plano que usamos é realmente o mais adequado para nossa necessidade.

Já pensou em diminuir as frequentes ligações para confirmar consulta  por SMS de confirmação?

Essa é uma excelente prática para otimizar suas consultas, tanto pela sua eficiência no contato com o paciente, quanto pelo baixo custo.

Clínicas que adotam o SMS no lugar das ligações apresentam menor nível de faltas de seus pacientes e menos despesas com telefonia.

O Instituto Autopoiesis pode servir de exemplo de como uma melhor gestão financeira ajuda a economizar nas despesas com telefonia , conheça mais sobre esse caso de sucesso   através desse link.

Conheça suas finanças

O cuidado que se deve ter com as finanças da sua clínica é então importante quanto o cuidado que você tem com os seus pacientes.

Uma maneira descomplicada para gerir de forma eficaz a saúde financeira da sua clínica ou consultório é através do controle do Fluxo de Caixa.

Através dele você pode identificar de onde está vindo a maior parte das suas receitas e para quais despesas a maior parte da sua renda é direcionada.

Uma ferramenta que, aliada ao fluxo de caixa, pode melhorar ainda mais a gestão financeira da sua clínica, é a emissão de relatórios financeiros. Por que com ele o controle das finanças da sua clínica fica mais claro, você consegue identificar quais custos podem ser reduzidos, qual  período pode ser analisado e a tomada de decisão baseada em relatórios financeiros fica mais segura.

Economizar no consultório pode parecer uma tarefa difícil, mas com muita atenção é possível encontrar meios para diminuir seus gastos e aumentar seus rendimentos.

Mas lembre-se, nunca economize na qualidade nem opte por produtos que afetem diretamente a percepção de qualidade que seus pacientes têm do consultório. Esse tipo de economia pode ser prejudicial para a marca da sua clínica!

Quer entender mais sobre gestão de custos em clínicas médicas? Leia nosso eBook gratuito sobre o tema! Basta fazer o download abaixo:

Sair da versão mobile