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O suporte técnico em TI ajuda o seu consultório a não parar

Como o suporte técnico em TI ajuda o seu consultório a não parar?

Qual é a importância que o suporte técnico de Tecnologia da Informação (TI) tem para o seu consultório? Se você costuma acioná-lo apenas em situações emergenciais, é hora de adotar novos hábitos. Quando se trata do setor de TI, independente do segmento de negócio, é preciso ter em mente que as ações preventivas são a melhor maneira de se evitar problemas.

Quando se está conectado à internet, todos os usuários estão sujeitos à ação dos hackers. Esses indivíduos mal-intencionados atuam através de malwares, conhecidos popularmente como vírus.

Um malware que tem feito vítimas por todo mundo, nos últimos 3 anos, é o ransomware. Esse vírus é capaz de sequestrar os arquivos de um computador ou rede, liberando-os somente em troca de um resgate. Geralmente o valor é pago através de moedas eletrônicas, as BitCoins.

No início de maio deste ano, um ransomware atacou o sistema de saúde pública do Reino Unido, o NHS (National Health Service). 16 hospitais foram vítimas do vírus e tiveram seus dados criptografados. Recentemente, a área da saúde se transformou em um alvo atrativo para os hackers. Isso acontece por conta da riqueza de informações em seus sistemas, como, por exemplo, os dados de planos de saúde.

Nesse cenário, o suporte técnico em TI pode ajudar consultórios e clínicas médicas a fortalecer sua rede contra invasões semelhantes. Entenda como os profissionais de TI podem proteger o segmento médico.

O pacote básico de segurança

No combate à ameaça dos hackers, o primeiro passo é certificar-se que a sua rede de computadores está realmente protegida. Para tanto, é imprescindível o uso do combo de firewall e antivírus.

O suporte técnico em TI será valioso na escolha da opção de antivírus adequada para o consultório. Apesar de existirem inúmeras alternativas gratuitas no mercado, quando se trata da área da saúde, o mais recomendado é fazer uso de uma versão completa. O que implica o custo de assinatura, porém agrega recursos extras para a proteção da rede.

O trabalho de escolher o antivírus ideal para as necessidades do consultório será do profissional de TI. Ele também poderá explorar todas as soluções da ferramenta, garantindo total proveito do investimento.

É importante definir um calendário para varredura profunda dos computadores, com o apoio de um suporte especializado. Com uma investigação minuciosa é mais provável identificar problemas que possam parar suas atividades.

Backups periódicos evitam a perda de dados

Outra ação essencial, que pode salvar o seu consultório frente a uma eventual perda de dados, é o backup. Seja em razão de um ataque de hackers ou até mesmo por uma pane no próprio computador, o backup de dados garante que seus arquivos estejam sempre a salvo.

Portanto, em parceria com o suporte técnico em TI, estabeleça uma rotina de backup para os computadores do seu consultório. O mais indicado, de acordo com as melhores práticas do setor, é realizar esse processo diariamente.

Caso seja inviável executar backups nessa frequência, a dica é avaliar qual volume de entrada de novas informações no consultório. Assim será possível definir a rotina ideal para essa ação.

Lembre-se apenas de não deixar que se acumulem muitos arquivos para o backup. Pois, se durante esse meio tempo alguma pane ocorrer, o prejuízo com a perda de informações certamente será maior.

Usar um software médico na nuvem te livra do risco de perder dados de prontuário, agenda e cadastro.

A importância da manutenção preventiva

É compreensível que, em seu dia a dia, a preocupação com a área de TI não seja uma urgência. Afinal, o que deve ser priorizado são as atividades ligadas diretamente a sua especialidade. Mas, para evitar que o seu computador pare inesperadamente e prejudique toda a sua rotina, programe um check-up geral em sua máquina.

A manutenção preventiva deve ser feita periodicamente em equipamentos que já estão fora da garantia.

Entre as ações que o suporte técnico em TI pode executar, estão a varredura com o antivírus e a atualização de drivers. Caso o computador esteja lento, a restauração do equipamento é recomendada, para recuperar a sua velocidade. Procure realizar esse processo anualmente.

Todas essas práticas são executadas sem tomar muito tempo do usuário. A manutenção preventiva, inclusive, pode ser feita de forma remota, ou seja, a longa distância.

Em que mais o suporte técnico em TI também pode te ajudar?

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