Um ambiente receptivo requer cuidados especiais quando o assunto é decoração. Por isso, é muito importante que você tenha essa preocupação com a sua clínica.
Aliada à sua identidade visual, a escolha das cores das paredes impacta a percepção dos seus pacientes, por exemplo. Você já pensou nisso?
Para que eles se sintam muito mais confortáveis e bem recebidos, você pode investir em um papel de parede adequado para o local.
Essa é uma técnica que está em alta e, além do efeito estético ser muito mais agradável do que uma simples pintura, é uma forma mais prática de mudar o ambiente da clínica.
Quer dicas para escolher o papel de parede de clínicas ou consultórios? Veja como é simples:
Quais os tipos de papel de parede?
Antes de escolher o papel de parede para o ambiente em questão da sua clínica, não pense apenas nas cores e padronagens.
Uma coisa muito importante é o material, que pode ser de variados tipos. Geralmente, você tem três principais opções:
Tradicional
Esse papel de parede é feito de celulose e é, de fato, um papel. Então, é mais indicado para ambientes secos.
Apesar de a limpeza poder ser feita com pano úmido, é um papel de parede que requer mais cuidados.
TNT
Já o TNT foge do papel e tenta imitar um tecido. Sua facilidade está na limpeza, que pode ser feita com detergente.
Vinílico
O papel de vinílico é o mais resistente à umidade e à luz.
Ele é de PVC, ótimo para ambientes úmidos ou de grande movimentação, e possui alta durabilidade e facilidade de limpeza.
2. Como escolher o papel de parede?
Harmonize com os outros elementos
Na hora que você for escolher o papel de parede, pense também em todos os outros elementos decorativos da sua clínica, bem como na sua identidade visual.
Você deve escolher algo que tenha relação com os móveis e as cores do local, para que não cause uma “poluição visual”.
Para não errar, é interessante aplicar o papel em uma parede apenas, por exemplo, para que se crie uma harmonia no ambiente.
Combine a estampa com as cores das outras paredes, para dar um efeito ainda mais equilibrado e receptivo.
Opte pelo papel de parede vinílico
Já falamos sobre ele antes, mas é importante ressaltar que, dentre as opções, ele é o tipo de papel de parede mais recomendado para sua clínica.
Afinal, ele é um produto que acumula menos poeira, tem grande durabilidade, e, caso suje, é de fácil higienização. Para ambientes com grande circulação de pessoas é a melhor escolha!
Dê preferência para cores mais neutras
Além da dica da aplicação do papel em apenas uma parede, o ideal também é que as cores escolhidas sejam mais discretas e neutras, sempre de acordo com sua identidade visual.
Acontece que, se você aposta em estampas ou cores muito fortes, isso pode criar um efeito visual pesado para os seus pacientes, e isso pode deixá-los ainda mais ansiosos.
Tonalidades mais neutras oferecem sensação de aconchego e também são mais tradicionais.
Não se esqueça do papel de parede para o banheiro
Muita gente acha que o banheiro não precisa de cuidados com a decoração.
Como ele não possui muitos objetos decorativos, o papel de parede pode ser o diferencial para que seus pacientes se sintam à vontade ao usá-lo. Como é um ambiente de alta umidade, prefira também o material vinílico para aplicação.
Você viu como escolher o papel de parede para a sua clínica é algo simples de se fazer?
A escolha certa trará outro visual para o ambiente e seus pacientes se sentirão muito mais confortáveis e bem recebidos!