Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Web Summit 2019: quais seus ensinamentos para a área da saúde

Websummit 2020: quais seus ensinamentos para a área da saúde

O Web Summit é o maior evento de tecnologia e inovação da Europa, e no Web Summit 2019, alguns ensinamentos afetam diretamente a área da saúde. Confira aqui quais são eles e como se preparar para o futuro da tecnologia.

Setenta mil pessoas estiveram em Lisboa no último mês para o Web Summit, o maior evento de tecnologia e inovação da Europa, discutindo temas importantes para o nosso presente e futuro.

Alguns dos temas discutidos no evento, foram: automação do automóvel e seus efeitos em nossa sociedade, qual o futuro da energia do mundo e como não poderia faltar, é claro, como o 5G (quinta geração de internet móvel) poderá afetar nossas relações.

Quer saber quais foram as principais novidades do Web Summit 2019 para os profissionais da saúde? Continue a leitura!

Principais ensinamentos do Web Summit 2019 para os profissionais da saúde

Em meio a debates e análises sobre o futuro de maneira mais ampla, o evento dedica grande parte do seu último dia a área da saúde, apresentando soluções, ferramentas e plataformas que podem auxiliar tanto o profissional de maneira individualizada, quanto o setor inteiro.

A seguir iremos destacar os três principais pontos sobre a área da saúde abordados durante o Web Summit 2019:

1. 5G está chegando e a mudança será grande

O Presidente da Huawei, Guo Ping, disse em sua famigerada apresentação na abertura do evento, que juntamente com a área de automação, a saúde seria o setor que o 5G faria suas maiores contribuições.

O 5G é a quinta geração de internet móvel, ou seja, internet que não depende de sistemas com fios, conhecida também como Wi-fi. Atualmente, nós utilizamos o 4G, logo, o 5G é o futuro da internet.

Embora ainda não exista nada de muito concreto em relação aos seus efeitos, uma internet com velocidade aproximadamente 45 vezes mais rápida que o atual 4G, muda por completo questões logísticas e financeiras da saúde.

Afinal, com essa velocidade e a falta de latência que ela proporciona, será possível deixar o atendimento e até mesmo a cirurgia remota num patamar muito similar ao presencial.

Por esta razão, os custos totais em emergências e resgates, e até mesmo de internações, poderão reduzir drasticamente, mudando também a experiência do paciente, já que, por melhor que esteja a hotelaria hospitalar no Brasil, estar em casa em um momento de maior debilidade é sempre uma vantagem importante. Não é por acaso que o paciente sempre quer receber alta o mais rápido possível.

2. Ferramentas que auxiliam na geração de pacientes

Num mercado em que cada vez mais médicos se formam, encontrar um diferencial e a melhor maneira de realizar a comunicação com os pacientes é um processo fundamental, e o Web Summit apresentou uma série de soluções de baixo custo que podem auxiliar a vida do médico em gestão de marketing e CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

Dentre as diversas ferramentas, destaco a Pitch121, que permite que você crie um relacionamento com seus pacientes, e dá insumos sobre conteúdo para a gestão de redes sociais como o Linkedin e o Instagram, auxiliando na assertividade da publicação a ser produzida, e consequentemente, fazendo com que o engajamento cresça.

Além disso, algo que chamou muito a atenção dos especialistas durante o evento foram  as inúmeras plataformas que permitem a produção de vídeos, fotos, GIFS (vídeos animados), a um custo consideravelmente mais barato comparado à contratação de Freelas, ou agências especializadas.

A ampliação destes serviços pode aumentar a autonomia do profissional da saúde na gestão de marketing, além do fato de que a redução de custo e facilidade na elaboração de demanda permita com que mais e mais médicos se aventurem em criarem estratégias de comunicação.

3. Telemedicina já é uma realidade

De acordo com dados apresentados pela Delloite no Summit, 25% dos consumidores americanos do setor de saúde já fizeram alguma consulta via

telemedicina, ou seja, o que no Brasil ainda tramita entre regulamentações e revogações, já é uma realidade lá fora e projeta ser um mercado de US$130 bilhões de dólares até 2025.

Uma parte dos médicos ainda acreditam que esse processo é uma ameaça para a receita do profissional da área da saúde, porém, ao permitir o uso da telemedicina, será possível ampliar massivamente a área de atuação da prática médica, podendo fazer consultas em pessoas de todo o país, além de melhorar a estratégia de medicina integrativa e preventiva.

Num país onde a concentração de médicos e instalações em uma região é gritante, a Telehealth (telemedicina) pode se tornar uma ferramenta crucial para a melhora da saúde em todo o território.

De forma geral, o Summit corrobora com a ideia que é preciso mudar a maneira de atuar no setor de saúde do país, onde a evolução da área não deixará de acontecer, independentemente de haver impedimentos do CRM/CFM, ou questionamentos de colegas de profissão, por medo de tornar sua prática em algo mercantilista.

Esses foram os principais ensinamentos do Web Summit 2019 para a área da saúde. O que você achou dessas novidades? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!

Sair da versão mobile