Como regularizar um consultório

Para regularizar um consultório existem pelo menos quatro etapas iniciais:  

• Obtenção da Licença da Vigilância Sanitária

• Obtenção do CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde  

• Obtenção do Alvará da Prefeitura

• Obtenção do Certificado da LIMPURB

Essas etapas podem variar de acordo com sua cidade e região, por isso, fique atento às etapas específicas de sua localização 

Licença Sanitária O cadastro na Vigilância Sanitária exige o preenchimento de formulários e o envio de documentos. Após o envio, a Vigilância Sanitária não envia a autorização para você, a sua licença será publicada no Diário Municipal É necessário checar diariamente se sua licença foi deferida ou não

Cadastro no CNES O CNES é instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ter um banco de dados com todos os estabelecimentos que prestem assistência à saúde, públicos e privados, existentes em todo território nacional  A solicitação de cadastro no CNES só é possível após ter em mãos o protocolo da Vigilância Sanitária 

Alvará da Prefeitura Antes de alugar ou comprar o imóvel no qual pretende instalar seu consultório, é preciso realizar uma consulta prévia com um Engenheiro Civil ou Arquiteto para se certificar que seu estabelecimento estará regular 

Certificado da Limpurb Considere seu consultório como um gerador de resíduos que precisa obter um Certificado específico para a coleta desses materiais descartados. Após a emissão do certificado do órgão responsável, a Prefeitura se encarrega de coletar os resíduos 

Para saber mais sobre cada um desses processo