Como usar a videoteca iClinic no seu e-mail marketing

Como usar a videoteca iClinic no seu e-mail marketing

Leia em 6 min.

O consumo de vídeos cresce a cada ano, e para os profissionais de saúde que desejam realizar mais procedimentos e atrair ainda mais pacientes, utilizar uma estratégia que combine o e-mail marketing com vídeos pode ser a solução ideal.

Assim como o mercado médico, o marketing de conteúdo cresce cada vez mais a cada ano, sendo utilizado pelas empresas que têm como principais objetivos educar seus clientes e aumentarem os resultados de forma eficiente.

Segundo a maior pesquisa de marketing de conteúdo do país, produzida pela Inteligência Rock Content, que contou com mais de 4.700 participantes, 97,3% dos respondentes confirmaram consumir conteúdo de forma online.

“Adoção de marketing de conteúdo: 67,3% das empresas adotam Marketing de Conteúdo, sendo que 85,8% das que ainda não adotam, pretendem utilizar.”

Os médicos empreendedores, que procuram se destacar na área da saúde, já começaram a investir no marketing de conteúdo, utilizando inclusive estratégias como o e-mail marketing para complementar a estratégia.

O e-mail marketing é a estratégia ideal para os profissionais de saúde que buscam contato direto com seus pacientes, além da possibilidade de criação de mensagens personalizadas e métricas fáceis de serem analisadas.

Para os médicos que querem ir além, juntar o e-mail marketing com um diferencial como a videoteca do iClinic (biblioteca de vídeos explicativos sobre procedimentos médicos), garante uma vantagem competitiva ainda maior em cima dos concorrentes, afinal, o consumo de vídeos também cresce a cada ano, e isso não é diferente para os seus pacientes.

Pensando em ajudar os médicos usuários do iClinic que querem implementar ainda mais diferenciais em suas estratégias de e-mail marketing, produzimos este artigo com um passo a passo completo sobre como utilizar a videoteca nessa estratégia de forma prática.

Continue a leitura e confira como usar a videoteca no seu e-mail marketing agora mesmo. Acompanhe!

Qual a importância da utilização de vídeos na educação de seus pacientes?

Uma pesquisa do Think With Google aponta que as pessoas gostam de avaliar um serviço, ou produto, por meio de experiências online como vídeos.

Mais de 50% dos consumidores disseram que os vídeos online os ajudaram a decidir qual marca ou produto específico comprar. Um conteúdo autêntico torna o aprendizado ou a compra menos aterrorizante e dá aos usuários a confiança necessária para agir.”

Assim como o estudo produzido pelo Google aponta, utilizar vídeos para ajudar na educação de seus pacientes pode incentivá-los a realizarem mais procedimentos, pois eles perdem o medo após verem, na prática, como o procedimento funciona.

A videoteca do iClinic possui mais de 100 vídeos em português e inglês, com animações 3D explicativas sobre procedimentos voltado para áreas como cabelo, cartilagem, coluna vertebral, corpo, estética, face, joelho, mamas, mão, pulso, ombro, pele, pés, tornozelo e quadril.

Essas animações ficam dentro do próprio prontuário eletrônico no iClinic. Basta clicar no botão “Acessar videoteca” e mostrar para seus pacientes o procedimento desejado.

O melhor de tudo é que os vídeos podem ser compartilhados com seus pacientes por meio de um link, assim, eles podem ver as animações quando quiserem, mesmo longe do consultório.

Quando pensamos em educar pacientes, além de vídeos, uma ótima estratégia é o e-mail marketing, que permite o envio de e-mails contínuos de forma automatizada.

Dessa forma, você consegue estender seu atendimento para além da consulta, ajudando seus pacientes a obterem mais conhecimento verídico e validado por um especialista a respeito de um procedimento, por exemplo, tudo isso diretamente em seus e-mails.

Para te ajudar a combinar essas duas estratégias de forma excelente, confira a seguir 5 passos para usar a videoteca no seu e-mail marketing. Boa leitura!

eBook gratuito: Emails Marketing na sua clínica: como elaborar a estratégia? Clique aqui e baixe agora!

Principais passos para implementar a videoteca no seu e-mail marketing

Apenas o e-mail marketing em si é uma ótima estratégia para educar seus pacientes, além de ajudar eliminar possíveis  medos e inseguranças em relação a determinados procedimentos.

Implementar o uso de vídeos nessa estratégia pode ser a solução ideal para combinar dois diferenciais importantíssimos, que boa parte dos profissionais de saúde ainda não possuem. 

É importante enfatizar que o passo a passo que você verá a seguir foi inspirado principalmente no uso do iClinic Marketing, a plataforma da iClinic que automatiza e personaliza a comunicação por e-mail aos pacientes, exclusiva para médicos.

Vamos lá?

1. Decida qual tipo de e-mail será utilizado

Há dois principais tipos de e-mail que podem ser utilizados para educar seus pacientes. As campanhas de e-mail e as sequências automáticas de e-mail

A primeira opção, as campanhas, são enviadas apenas uma vez e são indicadas para recados mais pontuais, como avisar para seus pacientes que o consultório estará fechado em um determinado período, por exemplo.

As sequências automáticas de e-mail, como o próprio nome já sugere, são vários e-mails enviados de forma contínua, como um fluxo, para seus pacientes. 

Elas são as mais indicadas para explicar a seu paciente como um procedimento funciona e para manter um acompanhamento mais próximo, pois você pode programar envios frequentes, ao invés de simplesmente um único e-mail com muita informação.

2. Elabore o conteúdo do(s) e-mail(s)

Caso você tenha optado por uma campanha de e-mail, você só precisará elaborar o conteúdo do único e-mail que será enviado para seus pacientes. Pensando nisso, o conteúdo precisa estar o mais completo possível, e ao mesmo tempo, não muito massante – ou seja, de difícil compreensão.

O ideal é que você seja objetivo, com uma linguagem mais informal, já que seus pacientes provavelmente não estão familiarizados com termos técnicos da medicina.  

Como você terá apenas um e-mail para explicar o procedimento para seus pacientes, lembre-se de tentar não prolongar muito o conteúdo, pois eles podem acabar desistindo de lê-lo por completo, por conta da demora.

Agora, caso você tenha escolhido as sequências automáticas de e-mail, você terá quantos e-mails desejar para explicar com calma como o procedimento é realizado. 

Uma boa opção é separar os e-mails como um passo a passo, da mesma forma que estruturamos o deste artigo. Por exemplo:

  1. O primeiro conteúdo pode abordar os cuidados que devem ser tomados antes do procedimento, assim como os mitos e verdades sobre ele

  2. A segunda mensagem pode trazer como o procedimento ocorre na prática, seus principais riscos, quais medidas de segurança são tomadas para preveni-los, e com que frequência de fato ocorrem

  3. O terceiro e-mail pode finalizar com os cuidados pós-procedimento, e uma chamada para que o paciente responda a mensagem caso tenha ficado com alguma dúvida, ou tenha interesse em saber mais.

É claro, você pode estruturar os e-mails da forma que achar melhor, e caso ache o processo muito complicado, pode sempre contar com a ajuda de especialistas no assunto.

3. Adicione o link dos vídeos da sua videoteca no conteúdo

Para obter o link dos vídeos da sua videoteca, primeiro clique no botão “Acessar videoteca” disponível no prontuário eletrônico de qualquer um de seus pacientes cadastrados no iClinic.

Após entrar na videoteca, selecione o vídeo desejado, e clique no ícone de seta disponível embaixo do vídeo, como mostra nosso vídeo explicativo abaixo.

como-acessar-videoteca-iclinic

Você poderá compartilhar o link diretamente no seu Facebook, twitter, e-mail ou copiar o link para adicionar onde desejar. Além disso, você também pode escolher em qual etapa do procedimento o vídeo deverá começar para seus pacientes.

Caso você tenha separado seus e-mails em um passo a passo, você pode adicionar o link do vídeo exatamente na etapa que o e-mail está abordando. Uma ótima forma de explicação visual, não concorda?

Após copiar o link, basta adicionar no corpo do e-mail, no lugar que achar o mais adequado. Para sinalizar que aquele é o vídeo do procedimento, lembre-se de deixar uma chamada como “Para ver uma animação explicativo do procedimento, clique neste link: [link do vídeo]”.

Você pode ainda adicionar um botão no corpo do e-mail que direciona para o seu vídeo. Assim, você dá ainda mais destaque para o seu vídeo.

4. Personalize seu e-mail marketing

É fundamental que você não se esqueça de personalizar seu e-mail marketing, ou seja, configure aspectos como o assunto do e-mail, endereço de e-mail do remetente (pessoa que está enviando) e endereço de e-mail que receberá as respostas dos pacientes.

Caso você utilize o iClinic Marketing, você terá um treinamento completo com um dos nossos especialistas, para que aprenda a utilizar o máximo da ferramenta, além de ajuda na elaboração dos e-mails. 

Mesmo que alguma dúvida acabe surgindo após o treinamento, nossa equipe de suporte normalmente responde em até três minutos durante o horário comercial, através do chat do sistema, para solucionar qualquer dúvida rapidamente.

5. Adicione os pacientes desejados na lista de contatos

Por fim, o último passo é adicionar os pacientes que você deseja educar sobre os procedimentos na lista de contatos do seu e-mail marketing.

No iClinic Marketing, dependendo do tipo de e-mail que você escolher enviar, é possível fazer isso de diferentes formas. 

Numa campanha de e-mails: você pode selecionar todos os seus pacientes, ou optar por critérios como gênero, faixa de idade, pacientes que realizarem determinado procedimento, entre outros.

Em uma sequência de e-mails: é possível selecionar o paciente de 3 formas diferentes: acessando o prontuário do paciente e clicando no botão “inserir e-mail automático“; na agenda, acessando o agendamento do paciente; ou ainda, pelo cadastro desse paciente.

Quer começar a implementar a videoteca no seu e-mail marketing agora mesmo e ver como ela pode te ajudar a realizar muito mais procedimentos? Teste gratuitamente a ferramenta agora mesmo, é só clicar aqui embaixo:

Engaje ainda mais seus pacientes com a Videoteca do iClinic. Teste grátis agora!

Você utiliza a estratégia de e-mail marketing para educar seus pacientes? Conte sua experiência aqui embaixo nos comentários!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.