Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

TED Talks para médicos: confira essa seleção e amplie seus conhecimentos

TED Talks para médicos: confira essa seleção e amplie seus conhecimentos

Pessoas do mundo inteiro compartilham suas experiências em conferências que são realizadas em vários países, as chamadas TED Talks. Essas palestras trazem informações, ideias e inspirações para nossa vida diária e profissional.

Os TED Talks sempre são apresentações rápidas, geralmente relacionadas com a experiência de vida do palestrante e tem por objetivo compartilhar o conhecimento aprendido por ele.

Existem muitas palestras interessantes sobre Medicina e sobre o trabalho na área da saúde, por isso fizemos uma curadoria dos melhores conteúdos.

Confira os 10 TED Talks que todo médico precisa assistir:

1. Abraham Verghese: O toque de um médico (A doctor’s touch)

Abraham Verghese, médico e professor na Universidade de Stanford, mostra por meio de exemplos pessoais e histórias reais, a importância da interação humana e do relacionamento médico e paciente na cura. Nessa palestra, ele mostra sua preocupação com as mudanças que a tecnologia tem trazido para esse tema. (18 minutos)

2. Atul Gawande: Como curamos a medicina (How do we heal medicine)

Atul Gawande é cirurgião e jornalista e relata que, por causa da burocracia e da política, a medicina está doente. Ele explora maneiras de como melhorar esse cenário e sugere dar um passo atrás e procurar novas maneiras de se fazer medicina. (19 minutos)

3. Nathan Wolfe: Procurando vírus (The jungle searchs for viruses)

Nathan Wolfe é um virologista que se dedica a descobrir novos vírus mortais, de onde surgem e como passam de animais para humanos até matar milhões de pessoas pelo mundo. Nathan mostra como pretende ajudar a descobrir vírus mortais antes que eles se espalhem. (12 minutos)

4. Judy MacDonald Johnston: Prepare-se para um bom final de vida (Prepare for a good end of life)

Judy MacDonald Johnston discute o fim da vida de dois de seus amigos queridos e compartilha 5 práticas que lhes permitiram preparar para um bom fim de vida. Ela também disponibiliza planilhas que ajudarão as pessoas a se preparar para seu próprio fim da vida, de algum paciente ou de alguém próximo. (6 minutos)

5. Stefan Larsson: O que os médicos podem aprender uns com os outros (What doctors can learn from each other)

Stefan Larsson defende em sua palestra que o sistema de saúde pode ser melhorado se os médicos aprenderem uns com os outros, trocando e comparando dados estatísticos em um ciclo contínuo de feedbacks. (12 minutos)

6. Paula Johnson: Deles e delas… Cuidados com a saúde (His and hers…Healthcare)

Nessa palestra, a Dra. Paula relata como as doenças se manifestam de maneiras diferentes em homens e em mulheres e como esse fato é ignorado na medicina em geral, prejudicando o tratamento de ambos os gêneros, especialmente as mulheres. (15 minutos)

7. John Wilbanks: Vamos unir nossos dados médicos (Let’s pool our medical data)

John argumenta em sua palestra como o desejo de proteger a privacidade dos pacientes está retardando o processo de investigação de doenças e atrasando o processo de inovação da medicina. (16 minutos)

8. Leana Wen: O que seu médico não irá revelar (What your doctor won’t disclose)

Leana Wen fala sobre a falta de transparência na medicina e a reação surpreendente que obteve ao pedir para que toda a comunidade médica também fosse mais transparente com seus pacientes. (15 minutos)

9. Thomas Goetz: É hora de reformular os dados médicos (It’s time to redesign medical data)

Em sua palestra, Thomas analisa os dados médicos e constata que são difíceis de ler e entender e faz um convite para que haja uma reformulação das informações contidas nesses documentos. (16 minutos)

10. Daniel Kraft: O futuro da medicina? Existe um aplicativo para isso! (Medicine’s future? There is an app for that!)

Daniel Kraft, médico e cientista, discute novas tecnologias na medicina e introduz novas áreas da saúde com grande potencial de inovação alimentadas por novas ferramentas e aplicativos. (18 minutos)

Todos os TED Talks possuem legenda em português, basta ativar o ícone “subtitles” e escolher Português Brasileiro.

Você conhece outro TED Talk que não está nessa lista? Deixe a indicação nos cometários.

Sair da versão mobile