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Como o Dr. Jonatan Soares consegue aliar a prática médica com tecnologia

Como o Dr. Jonatan Soares consegue aliar a prática médica com tecnologia

A quiropraxia ainda é uma área nova no Brasil e poucas pessoas sabem a atuação dessa especialidade, mas nos Estados Unidos a quiropraxia começou a ser praticada em 1895.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a quiropraxia tem a função de diagnosticar, tratar e a prevenir quadros de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético, em outras palavras, essa especialidade ajuda a corrigir o desalinhamento da coluna e das articulações.

Assim como outros especialistas da área da saúde, os quiropraxistas também podem ser muito beneficiados pelas inovações tecnológicas no dia a dia do consultório.

Conversamos com Jonatan Soares, quiropraxista e sócio do Ponto da Coluna, que explicou como começou a busca por um sistema de gestão e também falou dos benefícios de organizar o dia a da clínica por meio da tecnologia.

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Como era a vida antes do sistema? Como era o processo no dia-a-dia?

Formei em 2012 e comecei a trabalhar em 2013 com o meu pai. Lá nós tínhamos o prontuário em papel. O que fiz no começo foi dar uma reformulada no processo, para economizar no papel. Lá usávamos duas folhas grampeadas, e consegui reduzir o uso para uma folha frente e verso.

No entanto, fomos vendo que existiam gargalos pelo excesso de papel, por conta não só do acúmulo, mas da demora de pegar os prontuários, adicionar informações dos pacientes, que ficavam uma bagunça, e foi o que motivou a migrar para a parte eletrônica.

Fiz alguma pesquisas de softwares americanos, pois lá nos EUA a Quiropraxia é mais reconhecida e existe há mais de 100 anos, mas eram valores bem altos, pois tinha que pagar em dólar. Com isso a aquisição ficava fora da nossa realidade.

Foi depois de um tempo que conheci o iClinic, acredito que por meio do Facebook, e me interessei. Olhei as propostas de vocês no site e depois fiz um teste experimental gratuito.

Confesso que no começo enfrentei um pouco de dificuldades, pois é muita novidade e não se sabe de primeira como utilizar um software. Depois de uma campanha de promoção eu não tive dúvidas e pensei: o momento é esse! É a chance que tenho de experimentar algo novo, o preço estava muito acessível, então foi o que motivou a dar um próximo passo.

O que achei bacana foi que vocês deram a liberdade de cancelar a qualquer momento, sem um contrato de fidelidade, então me senti super seguro para tomar uma decisão, e foi quando assinei o iClinic, em 2016.

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Como você enxerga a tecnologia ao exercer a Quiropraxia, ela veio para ajudar ou atrapalhar?

Nunca para atrapalhar! A gente tem recursos tecnológicos hoje que fazem a diferença.

Para mim, hoje o prontuário eletrônico é uma coisa indispensável.

Não me vejo trabalhando sem, até porque hoje estou em duas clínicas. Eu atendo com meu pai em Porto Alegre, e no litoral do Rio Grande do Sul eu atendo em outra clínica, onde eu subloco uma sala.

Então o fato de eu criar duas clínicas, com duas recepcionistas diferentes que têm acesso a agendas diferentes, para mim ficou excelente, era o que eu precisava.

O que você mais gosta no iClinic?

A agenda online, embora saiba que alguns colegas usam a agenda do próprio Google.

O controle financeiro é algo que tem me ajudado muito, pois antes fazia o controle de forma manual.

Por exemplo, antes eu tinha que pegar a agenda física, contar quantos atendimentos tinham sido feitos e fazer contas manuais. Era muito chato, eu não gostava de fazer aquilo.

O iClinic ali na parte de finanças, vocês até atualizaram, ficou muito bacana a questão dos filtros, me ajudou bastante.

Uma das coisas que eu uso muito é o filtro de status do pagamento, dos atendimentos não pagos. Como estou recebendo vários pagamentos por cartão de crédito, tenho como monitorar quantos pagamentos ainda estão pendentes, e realmente ver se esse dinheiro depois entrou. Nesse aspecto a gente fica mais seguro.

A mesma coisa na transferência bancária, porque o paciente vai fazer a transferência e às vezes se esquece, então consegue mostrar para ele que o pagamento está pendente.

Especificamente para Quiropraxistas, onde você enxerga o maior valor do sistema?

O fato de poder personalizar o prontuário.

Por exemplo, o meu irmão trabalhou um tempo com a gente e usou o iClinic conosco (ele usou por uns meses, porque depois ele acabou viajando para a Austrália), mas o prontuário dele era diferente do meu. Embora eu atendesse pacientes em comum com ele, ele configurou as técnicas que ele usava e eu não uso, então isso foi bacana.

No iClinic é possível fazer a anamnese do jeito que você quiser, e na evolução do paciente colocar os dados que você achar necessários para sua prática clínica

Quais as principais dicas que você daria para um Quiropraxista que esteja buscando por um sistema? Como ele pode saber se o sistema é bom?

Um fato que me motivou foi o grande número de profissionais da saúde usando o iClinic, e de diversas áreas, como dentistas, médicos e fisioterapeutas. Eu acho que isso traz uma credibilidade muito grande. Foi uma das coisas que me deixou tranquilo.

E para os Quiropraxistas que estão começando, é importante poder personalizar o prontuário do jeito que a pessoa está acostumada, pegando o prontuário que ela já usa e transpor os espaços de preenchimento para o prontuário eletrônico.

Eu acho que essa é uma das maiores vantagens, pois vai estar usando o processo que já está acostumado, só que ao invés de utilizar o papel, vai fazer no computador.

Confira o Caso de Sucesso do Dr. Celso Bregalda Neves, que fez a migração de 11 anos de prontuário de papel para um Software Médico na Nuvem, clique aqui.

Por experiência própria com o meu pai, alguns profissionais mais antigos podem ter uma maior dificuldade de preencher no computador, mas quando você avalia a facilidade, fica cada vez mais evidente que é preciso ter o prontuário digital, pois pode usar em qualquer lugar. Meu pai está cada vez mais convencido da necessidade de passar para o prontuário digital por conta da facilidade.

Às vezes um paciente me manda mensagem, e a gente realmente não lembra de todos os casos clínicos de cabeça, então tem a praticidade de abrir o sistema no celular e rapidinho já consultar o prontuário do paciente. Esse é um outro ponto positivo para a gente.

Que dica você daria para um Quiropraxista recém formado obter sucesso profissional?

Em primeiro lugar eu acho que abrir um consultório próprio logo no começo da carreira é muito arriscado.

É bom ter experiência com outros profissionais que já têm certa experiência no mercado, para aprender manejo com pacientes e a gerir uma clínica.

Uma coisa é a gente aprender a atender os pacientes da faculdade no estágio, que são pacientes que a gente não cobra pelo serviço, e outra é a realidade clínica, que o paciente também está te buscando por um problema, mas tem a cobrança financeira, ele está te pagando e espera resultados.

Então acho que para um profissional recém-formado primeiro tem que buscar formar o seu nome no mercado, então pode ser bacana atender em mais de um lugar, explorar sua agenda de diferentes formas, atendendo até em outras cidades, em consultórios de colegas. É muito mais válido financeiramente pagar um percentual para essas pessoas ou sublocar uma sala do que montar um negócio próprio de imediato.

Uma ótima forma de fazer os primeiros atendimentos ou sublocar salas é por meio de espaços de coworking voltados para profissionais. Um parceiro que temos muito orgulho de indicar é a Livance.

É de extrema importância também o profissional atualizar suas técnicas, utilizando as principais referências, como os grandes nomes dos EUA, Europa e Canadá.

Gostou da experiência do Jonatan com o iClinic? Que tal ter mais praticidade e agilidade no seu dia-a-dia? Experimente gratuitamente o sistema com o melhor custo benefício.

Contatos:

Dr. Jonatan Raabe Soares Avenida Cristóvão Colombo, 1713, Sala 2A Floresta, Porto Alegre Telefone: (51) 3222-9342 E-mail: contato@pontodacoluna.com.br

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