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Como a Dra. Lizanka Marinheiro melhorou o relacionamento com pacientes

Como a Dra. Lizanka Marinheiro melhorou o relacionamento com pacientes

Neste artigo entrevistamos a Dra. Lizanka Marinheiro que, além de possuir um currículo bastante extenso, tem ajudado muito na propagação da Endocrinologia, da Saúde e do Bem Estar no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.

Ao longo da entrevista, ela fornece diversas dicas sobre como melhorar o relacionamento com os pacientes, como garantir um maior sucesso financeiro no consultório e qual o segredo para que ela tivesse mais de 17.000 seguidores no Facebook.

Confira a entrevista:

Dra. Lizanka, de uma forma breve, quais foram as principais atividades feitas por você durante sua carreira como médica?

Eu sou Endocrinologista, fiz residência em Clínica Médica aqui no Rio de Janeiro. Inicialmente formei na Federal da Paraíba, mas depois vim para o Rio para fazer residência.

Depois eu fiz um Mestrado na UFRJ e um Doutorado na Fiocruz, onde trabalho há 31 anos. Lá eu chefio o setor de Endocrinologia, no hospital Fernandes Figueira, que é um hospital de referência da Fiocruz em saúde da mulher e da criança, onde sou professora de duas pós-graduações, uma em saúde pública, que é focada na saúde da criança, do adolescente e da mulher, e outra em pesquisa em clínica aplicada à saúde da mulher, criança e do adolescente.

Então tem uma linha voltada mais na saúde da mulher na pós-menopausa, com foco nas doenças de maior prevalência nessa faixa etária, que é a Osteoporose, Distúrbios Neurocognitivos como Depressão e Ansiedade, Terapia de Reposição Hormonal e Doenças Crônicas como Obesidade, Hipertensão e Diabetes. Hoje me interesso muito pela questão do envelhecimento.

Vimos que você tem um Facebook com mais de 17 mil seguidores. Com esse número tão grande de pacientes, qual foi a maior lição que você teve na Endocrinologia?

Eu não diria nem dentro da Endocrinologia em si, mas dentro da Medicina, pois trabalho desde cedo tanto no setor público quanto no setor privado.

Hoje as pessoas buscam os médicos muito mais para serem ouvidas, do que necessariamente para tratar patologias mais raras, então você vê que a saúde é algo mais simples do que parece, principalmente se investirmos forte na prevenção.

Os médicos deveriam investir em transformar os grandes estudos, das grandes academias e principais revistas indexadas, e os grandes periódicos, em uma linguagem fácil do dia-a-dia para o público leigo.

Um dos grandes problemas que tem com a chegada da internet é que as informações têm ficado mais rápidas, mais curtas e mais acessíveis, mas tem muito lixo eletrônico sendo publicado sem credibilidade e chancela técnica, não só na Medicina, mas em tudo.

Então é papel do médico conseguir traduzir as informações mais atualizadas para esse público.

Resumindo, portanto, a comunicação com o paciente acaba sendo um grande diferencial de um profissional da área da saúde.

Especificamente no atendimento de consultório, quão importante é a organização pessoal e do consultório para o sucesso no atendimento do paciente?

Isso na verdade serve para tudo. Acaba sendo uma dificuldade de quase todo o médico, pois a gente não vê nada disso na faculdade. É por isso que hoje muitos médicos fazem MBA em gestão, marketing, ou outros temas. Nem todo médico trabalha em clínicas enormes que têm um departamento focado para isso.

Eu por exemplo só tenho o meu consultório, e que hoje em dia eu nem tenho mais secretária. Trabalho em um espaço de Coworking aqui no Rio, então hoje eu subloco meus horários, pois eu não quero absolutamente nada que me dê trabalho.

Isso é importantíssimo para cortar custos e despesas e aumentar o lucro. É mais com menos. É até uma forma de ganhar tempo no dia-a-dia.

Você acaba deixando as atividades de manutenção para uma empresa que é especializada nisso.

Uma tendência é o consultório pay-per-use em que os médicos pagam somente pelos minutos que um estabelecimento é usado. Confira como funciona o modelo neste artigo.

Aproveitando que falamos de terceirização, como você enxerga o papel da tecnologia para exercer a Medicina e a Endocrinologia? Ela veio para ajudar ou para atrapalhar?

Sem dúvida para ajudar. Mas é claro que depende muito de quem oferece esse serviço. Como tudo na vida, depende do uso que você faça disso.

Eu uso sistema para clínica no meu dia-a-dia, e isso me ajuda muito, mesmo não sendo de uma geração mais tecnológica.

Eu também fiz meu site há bastante tempo, fui uma das primeiras pessoas a fazer um site. Contratei uma empresa, no caso era uma pessoa amiga que fez o site.

Eu mesma gerencio, faço meus conteúdos. Hoje eu trabalho apenas com pacientes particulares, então até para conseguir trabalhar com esse público, investi no site e em mídias sociais para isso.

Fiz uma campanha no Adwords, do Google, por exemplo. Mas tudo foi com esforços próprios, não paguei uma empresa para isso.

Até é uma grande oportunidade para conseguir transmitir os conhecimentos mais técnicos da medicina para o público de modo geral.

Quando criei meu site, eu tinha um volume absurdo de pacientes, e as pessoas me ligavam o tempo inteiro com dúvidas recorrentes, e não tinha tempo, então tive a ideia e fiz o site com esse intuito (de ganhar agilidade no atendimento).

Mas vou ser sincera, eu sou médica, eu não domino perfeitamente as melhores formas de divulgação, pois envolve marketing, business e tecnologias. O que eu sempre foquei foi na qualidade do conteúdo oferecido.

Contatos:

Dra. Lizanka Marinheiro CRM: 5242053/RJ Rua Visconde de Pirajá, 547, Sala 1021 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Telefones: (21) 2512-1125 / (21) 98830-4373 / (21) 98507-4167 E-mail: contato@lizankamarinheiro.com

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