Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Split de pagamento em clínicas e consultórios: o que é e como funciona?

Split de pagamento em clínicas e consultórios: o que é e como funciona?
Leia em 4 min.

O split de pagamentos em clínicas e consultórios permite que um pagamento digital (por maquininha ou pagamento online) seja dividido entre diferentes recebedores, o que evita a bitributação.

A maior parte dos médicos gestores está acostumado a fazer o repasse no final do mês ou pagar a parte de um profissional de saúde que atuou em um procedimento depois de receber o pagamento do paciente.

O problema de receber o pagamento e depois repassá-lo como um recebível é a bitributação.

Ao fazer o imposto de renda, o pagamento do paciente por um procedimento cirúrgico é uma atividade, e pagar o anestesista que atuou nesse mesmo procedimento, é outra.

Ou seja, a mesma entrada financeira será cobrada duas vezes ou mais no imposto. Isso se chama bitributação.

Com um split de pagamento, cada profissional receberá sua parte em uma única transação, o que evita esse problema. Continue no artigo e aprenda:

O que é split de pagamento?

Split pode ser traduzido como “divisão”, ou seja, divisão de pagamento. 

É uma solução que divide valores de forma customizada entre parceiros na hora da autorização de pagamento entre a clínica e o paciente.

Assim, cada um recebe o valor definido por sua participação e evita que ocorra a bitributação, que desvaloriza o saldo final do profissional responsável por receber e distribuir a quantia de cada uma das partes.

O cirurgião que recebe por uma cirurgia e precisa repassar valores para anestesistas e instrumentadores, por exemplo, poderá repassar diretamente para a conta cadastrada de cada um.

Para quem é indicado o split de pagamento?

O split de pagamento é indicado para qualquer clínica ou consultório que precisa repassar valores para diferentes profissionais de saúde. 

O tamanho da empresa não importa, o que é preciso levar em consideração é o modelo de negócio. 

Se você é o único profissional de saúde do consultório, o split de pagamento provavelmente não é necessário.

Agora, se você possui uma clínica na qual diferentes profissionais atuam em um mesmo procedimento, o split de pagamento é a solução ideal para garantir eficiência e transparência.

5 benefícios do split de pagamento em clínicas e consultórios

1. Garante a transparência nos pagamentos

O split de pagamento oferece a visualização de todos os detalhes do pagamento para os envolvidos, o que assegura a transparência de que todos receberam segundo o acordo de cada profissional de saúde.

Esse benefício impacta diretamente na satisfação dos profissionais com a clínica. Afinal, uma empresa que facilita o recebimento se mostra dedicada em melhorar seus processos para a equipe.

Assista nosso vídeo para saber como aumentar ainda mais a satisfação dos médicos na hora de fazer o repasse médico:

2. Evita a bitributação

A bitributação é caracterizada pela duplicidade na cobrança de impostos por um mesmo serviço prestado. 

Geralmente, o paciente realiza o pagamento a um dos profissionais que deverá distribuir a quantia que cabe a cada um. 

Ao receber, o médico é tributado sobre o valor total e ao transferir o destinatário também sofre o tributo sobre a sua parte. Esse movimento desvaloriza o faturamento do médico.

Ao repassar a parte dos demais envolvidos, cada um receberá o valor combinado, enquanto o médico que recebeu pela transação e é tributado sobre o valor total perderá parte do seu lucro. 

Com a função split de pagamento, o cenário muda e cada um recebe na conta indica o valor definido que corresponde a sua atuação. Assim, o médico que recebeu pelo serviço não é prejudicado.

3. Automatiza o repasse médico

O que antes exigiria cálculos e transferências, com o split é feito de forma totalmente automática, evitando erros comuns de distribuição de valores entre profissionais.

4. Melhora a gestão financeira

Toda a gestão financeira é impactada positivamente pelo split de pagamento. Além de aumentar o faturamento do médico, é possível contar com essa ferramenta integrada a um sistema financeiro.

Um software médico de qualidade, como o iClinic, tem uma solução financeira completa com:

Conheça mais sobre a iClinic Pay, meio de pagamento para clínicas e consultórios completamente integrada ao sistema iClinic:

5. Aumenta a credibilidade da clínica

A transparência, aumento de faturamento, processos financeiros automáticos e gestão financeira de qualidade, fortalecem a credibilidade da clínica.

Infelizmente, a maioria das clínicas e consultórios não contam com processos organizados quando falamos sobre controle financeiro, devido a falta desse conhecimento no currículo dos administradores.

Porém, ao ter um conhecimento básico sobre finanças e ferramentas financeiras eficientes, é possível superar esses problemas e construir uma marca forte para a empresa.

Como funciona o split de pagamento em clínicas e consultórios?

Essa solução funciona de maneira simples que pode ser dividida em 3 principais etapas. Veja quais são elas:

Como ter um split de pagamento em clínicas e consultórios?

Para ter um split de pagamento na sua clínica, o recomendado é contar com um software médico que tenha essa solução e ferramentas como prontuário eletrônico, Teleconsulta, marketing e gestão financeira.

Assim, você centraliza todas as soluções que precisa em um único lugar e tem mais integração de dados, que gerarão informações valiosas para o planejamento estratégico do seu negócio.

Teste gratuitamente o iClinic para conhecer um sistema com todos esses diferenciais:

Gostou deste conteúdo?

Junte-se a mais de 70 mil profissionais de saúde e não perca eBooks, planilhas, dicas e guias exclusivos que vão ajudar na gestão da sua clínica.

Quero receber conteúdos
Sair da versão mobile