O split de pagamentos em clínicas e consultórios permite que um pagamento digital (por maquininha ou pagamento online) seja dividido entre diferentes recebedores, o que evita a bitributação.
A maior parte dos médicos gestores está acostumado a fazer o repasse no final do mês ou pagar a parte de um profissional de saúde que atuou em um procedimento depois de receber o pagamento do paciente.
O problema de receber o pagamento e depois repassá-lo como um recebível é a bitributação.
Ao fazer o imposto de renda, o pagamento do paciente por um procedimento cirúrgico é uma atividade, e pagar o anestesista que atuou nesse mesmo procedimento, é outra.
Ou seja, a mesma entrada financeira será cobrada duas vezes ou mais no imposto. Isso se chama bitributação.
Com um split de pagamento, cada profissional receberá sua parte em uma única transação, o que evita esse problema. Continue no artigo e aprenda:
- O que é split de pagamento
- Para quem é indicado o split de pagamento
- 5 benefícios do split de pagamento em clínicas e consultórios
- Como funciona o split de pagamento em clínicas e consultórios
- Como ter um split de pagamento em clínicas e consultórios
O que é split de pagamento?
Split pode ser traduzido como “divisão”, ou seja, divisão de pagamento.
É uma solução que divide valores de forma customizada entre parceiros na hora da autorização de pagamento entre a clínica e o paciente.
Assim, cada um recebe o valor definido por sua participação e evita que ocorra a bitributação, que desvaloriza o saldo final do profissional responsável por receber e distribuir a quantia de cada uma das partes.
O cirurgião que recebe por uma cirurgia e precisa repassar valores para anestesistas e instrumentadores, por exemplo, poderá repassar diretamente para a conta cadastrada de cada um.
Para quem é indicado o split de pagamento?
O split de pagamento é indicado para qualquer clínica ou consultório que precisa repassar valores para diferentes profissionais de saúde.
O tamanho da empresa não importa, o que é preciso levar em consideração é o modelo de negócio.
Se você é o único profissional de saúde do consultório, o split de pagamento provavelmente não é necessário.
Agora, se você possui uma clínica na qual diferentes profissionais atuam em um mesmo procedimento, o split de pagamento é a solução ideal para garantir eficiência e transparência.
5 benefícios do split de pagamento em clínicas e consultórios
1. Garante a transparência nos pagamentos
O split de pagamento oferece a visualização de todos os detalhes do pagamento para os envolvidos, o que assegura a transparência de que todos receberam segundo o acordo de cada profissional de saúde.
Esse benefício impacta diretamente na satisfação dos profissionais com a clínica. Afinal, uma empresa que facilita o recebimento se mostra dedicada em melhorar seus processos para a equipe.
Assista nosso vídeo para saber como aumentar ainda mais a satisfação dos médicos na hora de fazer o repasse médico:
2. Evita a bitributação
A bitributação é caracterizada pela duplicidade na cobrança de impostos por um mesmo serviço prestado.
Geralmente, o paciente realiza o pagamento a um dos profissionais que deverá distribuir a quantia que cabe a cada um.
Ao receber, o médico é tributado sobre o valor total e ao transferir o destinatário também sofre o tributo sobre a sua parte. Esse movimento desvaloriza o faturamento do médico.
Ao repassar a parte dos demais envolvidos, cada um receberá o valor combinado, enquanto o médico que recebeu pela transação e é tributado sobre o valor total perderá parte do seu lucro.
Com a função split de pagamento, o cenário muda e cada um recebe na conta indica o valor definido que corresponde a sua atuação. Assim, o médico que recebeu pelo serviço não é prejudicado.
3. Automatiza o repasse médico
O que antes exigiria cálculos e transferências, com o split é feito de forma totalmente automática, evitando erros comuns de distribuição de valores entre profissionais.
4. Melhora a gestão financeira
Toda a gestão financeira é impactada positivamente pelo split de pagamento. Além de aumentar o faturamento do médico, é possível contar com essa ferramenta integrada a um sistema financeiro.
Um software médico de qualidade, como o iClinic, tem uma solução financeira completa com:
- Fluxo de caixa;
- Cadastro de entradas e saídas financeiras;
- Repasse médico;
- Maquininha de cartão de crédito e débito com pagamento por aproximação, leitor de QR Code, PIX e Wi-fi;
- Pagamento online;
- Antecipação de recebíveis;
- Geração de guias de consulta TISS em lotes;
- Histórico de transações;
- Simulador de vendas.
Conheça mais sobre a iClinic Pay, meio de pagamento para clínicas e consultórios completamente integrada ao sistema iClinic:
5. Aumenta a credibilidade da clínica
A transparência, aumento de faturamento, processos financeiros automáticos e gestão financeira de qualidade, fortalecem a credibilidade da clínica.
Infelizmente, a maioria das clínicas e consultórios não contam com processos organizados quando falamos sobre controle financeiro, devido a falta desse conhecimento no currículo dos administradores.
Porém, ao ter um conhecimento básico sobre finanças e ferramentas financeiras eficientes, é possível superar esses problemas e construir uma marca forte para a empresa.
Como funciona o split de pagamento em clínicas e consultórios?
Essa solução funciona de maneira simples que pode ser dividida em 3 principais etapas. Veja quais são elas:
- Configuração de dados: o primeiro passo é configurar as informações necessárias para a divisão dos pagamentos, como as porcentagens para cada profissional que serão cadastrados com nomes, documentos, contas bancárias, entre outros;
- Seleção dos beneficiários: ao receber um pagamento que deverá passar pelo split, passa selecionar quais profissionais participarão da divisão e o sistema automaticamente dividirá de acordo com as porcentagens configuradas na etapa anterior;
- Emissão das notas fiscais: depois do pagamento ser feito com sucesso, o paciente e a clínica receberão as notas fiscais de todo o pagamento.
Como ter um split de pagamento em clínicas e consultórios?
Para ter um split de pagamento na sua clínica, o recomendado é contar com um software médico que tenha essa solução e ferramentas como prontuário eletrônico, Teleconsulta, marketing e gestão financeira.
Assim, você centraliza todas as soluções que precisa em um único lugar e tem mais integração de dados, que gerarão informações valiosas para o planejamento estratégico do seu negócio.
Teste gratuitamente o iClinic para conhecer um sistema com todos esses diferenciais: