Tecnologia na Saúde

Software médico gratuito: entenda suas limitações e riscos

Você já ouviu um ditado popular que diz que “o barato sai caro”? Essa é uma realidade de muitas clínicas e consultórios que optam por um software médico gratuito. Afinal, esse tipo de programa, embora não gere custos para o estabelecimento e pareçam ser uma boa solução inicialmente, podem apresentar grandes transtornos no futuro.

Para que você entenda mais sobre o assunto e não cometa o erro de usar esse tipo de software, nós elencamos os seus principais riscos e limitações. Acompanhe!

Veja como escolher o melhor software para sua clínica. Assista ao vídeo:

Limitação no cadastro de pacientes

Geralmente um software médico gratuito para consultórios médicos não oferece um serviço de cadastro completo, o que dificulta no momento de coletar informações que podem ser úteis para manter uma boa comunicação com os pacientes.

Esse tipo de programa, ao contrário dos softwares pagos, também apresenta limites no número de pacientes cadastrados no sistema. Normalmente, ao atingir uma quantidade X de pessoas registradas no programa, não há mais espaço para novos cadastros.

Isso pode gerar também um grande transtorno para as secretárias, que deverão voltar a utilizar os fichários de papel para fazer novos cadastros. Além disso, os médicos não poderão consultar dados e prontuários dos pacientes em nuvem, de qualquer lugar, como acontece com os softwares mais completos.

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

Ineficiência do suporte técnico

Quando você adquire um software de gestão para a sua clínica ou consultório médico, precisa ter em mente que o valor pago pela mensalidade do programa não é apenas para poder utilizá-lo sem limitações, mas também para contar com um suporte técnico especializado, com profissionais que poderão solucionar rapidamente qualquer problema que surgir.

Nos programas gratuitos isso não existe e qualquer erro cometido, ou falha no sistema, não será prontamente corrigido, gerando transtornos na sua rotina, perda de tempo e até mesmo de dinheiro para o seu estabelecimento.

blog-software-medico-gratuito-entenda-suas-limitacoes-e-riscos-1

Falta de atualizações

O desenvolvimento dos softwares pagos não para nunca.

As empresas que desenvolvem esse tipo de programa estão sempre fazendo novos estudos e testes, embasados no feedback que recebem dos usuários. Desse modo, novas atualizações são disponibilizadas frequentemente, com soluções e melhorias, que aumentam a qualidade do serviço prestado pela clínica aos pacientes.

Quando você opta por um programa gratuito, dificilmente receberá novas atualizações de software e terá que usar sempre a mesma versão, que com o tempo pode se tornar obsoleta, não atendendo as suas necessidades, e gerar muitos problemas para o seu consultório médico.

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Baixa segurança nas informações

As informações registradas nos prontuários dos pacientes são altamente sigilosas, pois se tratam de questões pessoais de cada pessoa. No caso dessas informações vazarem, em uma invasão por hackers, por exemplo, os pacientes que se sentirem lesados poderão até mesmo processar a clínica.

Nos softwares gratuitos não há nenhuma garantia no que se refere à segurança, já esse tipo de programa pode não ser criado por profissionais especialistas no segmento - e que não têm tanto conhecimento em trabalhar com códigos de programação e metodologias que previnem os ataques aos computadores.

Agora que você já sabe quais são os riscos e limitações de um software médico gratuito, não pode cair no erro de usar esse tipo de programa na sua clínica, pois, certamente, você terá muitas dores de cabeça.

Quer receber mais informações interessantes para a sua clínica? Então, assine a nossa newsletter e tenha sempre as melhores dicas no seu e-mail.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus