Administração e Gestão

Software de agenda médica: como escolher o ideal para a sua clínica

Está sem tempo para ler o conteúdo? Experimente o áudio, clicando no play abaixo:

Quer não quer ter ainda mais sucesso na sua clínica? Uma clínica lotada de pacientes satisfeitos com o atendimento?

A utilização de um bom software de agenda médica pode trazer isso e muito mais. Com ele é posível agilizar diversos processos da sua clínica, desde a marcação de consultas, início de atendimento e até mesmo todo o fluxo de trabalho da clínica.

Assista o vídeo abaixo e descubra os motivos de se ter uma agenda médica na sua clínica:

Atualmente, observamos um número elevado de softwares médicos no mercado. Mas é importante ter bastante cuidado na hora da escolha, pois nem todos satisfazem as necessidades que a sua clínica precisa.

Pensando nessa dificuldade, elaboramos um conteúdo completo sobre como fazer a melhor decisão quanto ao software de agenda médica para a sua realidade. Por isso, continue com a gente neste artigo e saberá tudo à respeito.

Funções do software de agenda médica

É fundamental que o software de agenda médica sirva para facilitar os processos do consultório e melhorar os resultados do seu negócio.

Por isso, a análise de todas as funções do software é necessária para conhecer o quão útil ele pode ser para você e toda a sua equipe.

Para chegar a conclusões mais relevantes o ideal é conhecer os gargalos da sua clínica e, então, comparar com as funcionalidades oferecidas pela agenda médica.

Por exemplo: se o seu negócio sofre com as consultas canceladas em cima da hora e com pacientes que não aparecem, a agenda médica precisa contar com envio automatizado de lembretes para os pacientes lembrarem das consultas.

A partir do mapeamento das principais necessidades da clínica dá para identificar quais funcionalidades da agenda médica são úteis para resolver problemas ou melhorar resultados.

Quanto mais funcionalidades úteis houver, mais indispensável é o software.

Visibilidade da agenda

Outra questão importante é que o software de agenda médica deve ser fácil de entender, com uma visibilidade intuitiva e uma interface amigável.

É muito importante que a agenda permita a identificação de horários vagos ou ainda não confirmados, assim, sua recepcionista pode fazer outros agendamentos para preencher essas vagas.

Isso permite que o seu tempo dentro do consultório seja melhor aproveitado.

Além disso, outra funcionalidade interessante é a possibilidade de ter uma lista de espera de pacientes que estão aguardando por agendamentos.

Dessa maneira, o profissional da recepção sabe quem são os próximos pacientes interessados em uma consulta e evita horários ociosos.

Se o seu consultório conta com muitos médicos realizando atendimentos simultâneos é ainda mais indispensável que o software de agenda médica ofereça uma boa visibilidade da agenda dos profissionais.

Facilidade de uso

Uma agenda online precisa ser tão ou mais útil do que uma agenda tradicional sem que isso signifique complicações no processo. Ou seja, o software precisa ser completo, mas, ao mesmo tempo, deve ser intuitivo na utilização.

Comandos simples e que permitam um agendamento rápido, diminuem o tempo que a recepcionista precisa gastar para marcar uma consulta.

Isso melhora a qualidade de atendimento aos pacientes que já estão na clínica e também otimiza o processo de agendamento.

Outro ponto importante é que facilidade de uso significa menos tempo de treinamento ou período de adaptação.

Claro, isso se reflete também no atendimento ao paciente, aumentando a satisfação deles com seu consultório. Afinal, ele percebe quando os processos são eficazes.

Segurança da agenda médica online

Não é por ser simples que a agenda médica online pode ser insegura. Pelo contrário: como não se trata de uma versão física é indispensável garantir o máximo de segurança para todos os agendamentos.

Escolher uma opção pouco segura poderá causar dois problemas principais: marcações incorretas de consultas ou perda de todos os dados das consultas marcadas.

Em qualquer um dos casos o resultado será a necessidade de entrar em contato com todos os pacientes novamente, um a um.

Além de gerar um gasto de tempo excessivo, isso ainda vai gerar danos na reputação do seu consultório na percepção dos seus pacientes.

Assim, o ideal é ter uma solução confiável e segura.

Ao mesmo tempo, é recomendado que o software possa ser acessado de maneira móvel. Ou seja, que você possa acessar, modificar e editar sua agenda de qualquer lugar usando seu smartphone.

Isso torna sua gestão do tempo ainda mais eficiente e ajuda você a controlar todos seus compromissos.

escolher o software de agenda médica para o consultório

Feedback de outros clientes

Saber o que outros clientes do software de agenda médica têm a dizer também ajuda a dar a uma ideia de quais são os resultados obtidos pelo uso dessa solução no dia a dia.

A busca por esse feedback também traz mais segurança, já que se trata de uma experiência real de alguém que provavelmente enfrenta ou enfrentava dificuldades semelhantes às suas.

Assim, vale a pena conhecer o que outros profissionais da área médica dizem a respeito de determinado software.

Se houver mais respostas positivas do que negativas então há grandes chances de o software atender adequadamente àquilo que você precisa.

Ao mesmo tempo, coletar feedbacks indica que a empresa é reconhecida no mercado e possui uma estrutura adequada para oferecer esse tipo de solução.

Essa é uma etapa importante para que você consiga selecionar a melhor opção para sua clínica.

Não esqueça de olhar também os comentários nas redes sociais como o Facebook e o Reclame Aqui. São ótimas referências para embasar sua decisão.

Testes gratuitos antes de contratar o software

Mesmo depois de fazer tudo isso ainda há uma chance, mesmo que pequena, de o software não atender exatamente a todas as suas necessidades.

Nesse caso, é importante fazer um teste para conhecer como é o funcionamento do software e se ele se encaixa nas suas expectativas.

Várias opções no mercado oferecem um período de teste grátis.

Essa é uma opção que torna sua escolha ainda mais consciente, afinal, é embasada em um teste real da ferramenta na realidade do seu consultório.

Nesse teste é fundamental explorar todas as possibilidades oferecidas e identificar se o funcionamento do software em geral realmente se encaixa na realidade do seu consultório.

Por isso, você deve fazer uma comparação entre todos os softwares que está testando. Anotar as condições e funções que cada um oferece e encontrar aquele que melhor atenda as suas necessidades.

Usando uma planilha de comparação de softwares médicos você consegue encontrar facilmente aquele que é ideal para você. Baixe gratuitamente clicando na imagem abaixo:

Planilha de Comparação de Softwares Médicos

Se você estiver entre duas opções que ofereçam condições parecidas, aquela que permitir um conhecimento prévio da solução tende a ser melhor, já que permite que você tome uma decisão mais informada.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e fique à vontade para deixar o seu comentário aqui também.

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus