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Como um sistema para consultório otimiza os processos internos?

Como um sistema para consultório otimiza os processos internos?

Quer evitar os erros mais comuns de gestão e ainda aumentar a produtividade do seu consultório? Confira aqui como um sistema para consultório otimiza seus processos internos de maneira prática.

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Você quer oferecer o melhor atendimento para seus pacientes e aumentar a produtividade do seu consultório?

Cada vez mais a tecnologia auxilia profissionais da saúde a alcançarem novos resultados, trazendo inovação e praticidade para o dia a dia. Uma dessas tecnologias é o sistema para consultório.

Um bom sistema para consultório pode otimizar diversas áreas do seu negócio, como a gestão financeira, o atendimento e até mesmo a recepção.

Segundo a pesquisa da Accenture, a combinação de inovações tecnológicas e mudança de processos pode ajudar os profissionais da saúde, permitindo que eles dediquem mais tempo para oferecer um atendimento incrível ao paciente.

Veja aqui como esses sistemas garantem um serviço de qualidade para o seu estabelecimento. Boa leitura!

5 vantagens de utilizar um sistema para consultório

Utilizar um sistema para consultório realmente eficiente pode trazer diversos benefícios para o seu consultório, desde uma agenda prática a um controle financeiro excelente.

Para saber quais são as 5 principais vantagens de obter um sistema para consultório, continue a leitura e descubra!

1. Mais qualidade para suas consultas

Você consegue ter acesso rápido ao histórico dos seus pacientes e se preparar para cada consulta?

Normalmente, uma das funcionalidades mais usadas em um sistema para consultório é o prontuário eletrônico. Com ele você consegue ter todas as informações e o histórico do seu paciente reunidos em uma única tela.

Assim, ao invés de fazer perguntas repetidas que seu paciente, provavelmente, está cansado de responder, você pode verificar seu histórico um pouco antes da consulta, entregando um atendimento ainda mais diferenciado.

Ter todos esses dados reunidos em um único prontuário já garante mais qualidade e agilidade para as consultas, facilitando a construção de uma relação duradoura entre você e o seu paciente.

Além disso, a integração de dados que um sistema para consultório pode oferecer traz diagnósticos mais precisos, pois você pode visualizar de forma prática informações que antes ficavam espalhadas pelos documentos físicos.

Assim, fazer uma análise realmente efetiva se torna muito mais fácil. Uma ótima vantagem para os profissionais que querem elevar seu atendimento, não é mesmo?

2. Diminuição das faltas dos seus pacientes

Quer diminuir até 30% das faltas dos seus pacientes?

Com um sistema para consultório eficiente te acompanhando no seu dia a dia, diminuir a taxa de absenteísmo dos seus pacientes é apenas um dos vários processos que podem ser otimizados.

Caso o sistema possua uma funcionalidade como a confirmação de consultas por SMS e e-mail, você pode lembrar seus pacientes do atendimento de forma automática, um dia antes da consulta.

De acordo com a resposta do paciente, o sistema muda automaticamente o status do agendamento para confirmado ou cancelado.

Assim, os profissionais da sua recepção não precisam perder tempo confirmando consultas todo os dias.

Além disso, você também economiza ainda mais os recursos financeiros, pois não há necessidade utilizar as ligações telefônicas para fazer essa confirmação.

Dessa forma, os profissionais da recepção podem dar atenção total aos pacientes que chegam ao consultório, proporcionando uma experiência incrível desde o momento que entram no consultório.

Além disso, com a ajuda de uma agenda médica de qualidade, marcar uma consulta fica muito mais rápido, principalmente se a agenda oferecer uma lista de espera.

A lista de espera permite que os profissionais visualizem rapidamente os pacientes que estão esperando por um horário vago, e caso alguém cancele de última hora, fica mais fácil realocar, evitando assim, um desperdício de horário.

3. Facilita a gestão financeira do consultório

Já pensou em ter relatórios automáticos sobre todas as finanças do seu consultório?

Um sistema para consultório permite que você adicione todos os dados do seu negócio diretamente na plataforma, centralizando todas as informações necessárias para que você realize uma boa gestão.

Com essa centralização, relatórios e gráficos sobre as  finanças da clínica podem ser gerados rapidamente e de forma automática, assim, você consegue fazer uma análise mais completa em menos tempo.

O bom controle financeiro que normalmente os sistemas oferecem, permite que você registre todas as suas movimentações financeiras, inclusive te ajudando a gerenciar quais contas precisam ser pagas, ou quais valores você ainda precisa receber.

Esses relatórios podem, inclusive, te ajudar a prever quais serão os gastos e lucros dos próximos meses, trazendo também informações surpreendentes, como qual é o convênio mais rentável para o seu negócio.

Sem um sistema adequado, é possível que você encontre problemas em gerenciar o que foi recebido e o que precisa ser pago, especialmente se você faz tudo de maneira independente e em planilhas no excel.

Usar um sistema para consultório torna tudo mais fácil e mais rápido, permitindo que você foque no que é realmente importante: seus pacientes.

4. Torna a sala de espera mais organizada

No seu consultório é comum ter uma sala de espera cheia, às vezes até estressante para os seus pacientes?

Essa é uma realidade muito comum na maioria dos estabelecimentos médicos, por isso, ter uma recepção organizada e com um fluxo fluído de pacientes é uma ótima estratégia para se diferenciar dos concorrentes.

Porém, como fazer isso sem afetar a qualidade do seu atendimento?

A resposta é simples: conte com um sistema para consultório que otimize sua agenda e o trabalho das recepcionistas.

Como vimos mais acima, os sistemas já contam com funcionalidades que aumentam a produtividade das recepcionistas, proporcionando a elas mais tempo para focar em atividades como recepcionar bem os pacientes.

Além disso, uma agenda médica online permite que você marque nas consultas exatamente quantos procedimentos serão realizados, especificando a duração de cada um.

Em alguns sistemas você pode também personalizar as cores para facilitar a visualização dos procedimentos.

Assim, você consegue visualizar facilmente quantos procedimentos serão feitos na consulta, e reservar um horário maior ou menor de acordo com a necessidade.

Os relatórios também são muito úteis para verificar quanto tempo cada procedimento costuma levar, assim como o tempo médio de duração dos seus atendimentos.

Por exemplo, para a primeira consulta você precisa entender todo o caso do paciente, e fazer uma anamnese mais completa. Portanto, provavelmente o atendimento será bem mais longo, enquanto que a duração de um retorno pode ser bem menor.

Com essas informações e organização, fica até difícil atrasar os atendimentos, não é mesmo?

5. Evita erros comuns

Apesar da vida acadêmica da medicina ser extremamente difícil e exigir muita dedicação, para os médicos que também desejam administrar seu próprio consultório, conhecimentos essenciais como gestão e marketing médico, não estão presentes na grade curricular.

Por isso, uma boa parte dos médicos empreendedores acabam cometendo erros bastante comuns quando falamos sobre gestão, como não ter uma comunicação centralizada ou até mesmo a falta de um controle financeiro.

Porém, com o bom uso de um sistema para consultório, todos esses problemas podem ser solucionados.

O sistema reúne todas as ferramentas que você precisa em uma única plataforma: agenda médica, prontuário, gestão financeira, funcionalidades voltadas para o marketing médico, chat interno, e muito mais.

Com um sistema eficiente, toda a equipe do consultório fica mais integrada e atualizada sobre tudo que está acontecendo no negócio, assim, a produtividade geral aumenta e os pacientes ficam ainda mais satisfeitos.

Ficou interessado em obter um sistema para o seu consultório? Baixe nossa checklist gratuita e faça a melhor escolha agora mesmo:

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