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Como um sistema médico de gestão em saúde pode ajudar sua clínica

Os avanços na área de tecnologia da informação transformaram o século XX no período histórico de maior desenvolvimento para a humanidade, contribuindo para avanços em todas as áreas do conhecimento e das atividades humanas.

Os progressos dessa área impulsionam transformações não só nos produtos e serviços, como também em toda forma de atuação da sociedade.

Quer saber como um sistema médico de gestão pode ajudar no dia a dia de sua clínica e quais as vantagens de sua adoção? Continue com a gente neste artigo.

A necessidade de gestão na área médica

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A área da saúde necessita da manipulação e manutenção precisa e cuidados dos dados clínicos de seus pacientes.

A facilidade com que as informações podem ser organizadas e rapidamente recuperadas vão influenciar no grau de eficácia não só do trabalho organizacional, como também na eficiência do atendimento prestado.

Paralelamente ao exercício da prática médica, os profissionais de saúde encontram-se diante de outra necessidade: administrar suas clínica e consultórios.

Esta tarefa muitas vezes penosa, seja por falta de tempo ou conhecimento da área, mas que pode sem dúvida alguma ser facilitado por sistemas de informação voltados para gestão em saúde.

A otimização dos processos com um sistema médico de gestão

Com o maior crescimento na geração de novos dados, torna-se cada vez mais necessário o uso de ferramentas para manipulação do volume de informações com os quais os profissionais da área de saúde precisam lidar.

Ferramentas essas que auxiliam na transformação destes dados em conhecimento, facilitando a tomada de decisões e ações mais eficazes.

Uma nova visão que leve a classe médica a encarar a tecnologia da informação como instrumento necessário em sua prática é fundamental e só pode ser alcançada com uma visão clara dos benefícios que podem ser gerados por ela

Vamos conferir então alguns aspectos da prática médica que podem ser altamente beneficiados com o auxilio da tecnologia da informação por meio de um sistema médico de gestão:

1. Proximidade e segurança ao paciente

Todo profissional de saúde deve conhecer a fundo seus pacientes e seus hábitos.

Este conhecimento é fundamental para uma melhor atenção a saúde, bem como para manutenção de uma boa relação entre médico e paciente e construção de confiança mútua.

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Para isso é necessário construir seus perfis de maneira completa, o que só será possível utilizando ferramentas de prontuário eletrônico.

Com o prontuário eletrônico, além da organização destes dados, é possível também cruzar um grande número de informações que proporcionam maior inteligência no atendimento.

Além disso, o médico consegue obter todas estas informações de forma rápida, de modo que antes do paciente entrar na consulta ele pode consultar seu histórico e anamnese rapidamente pelo sistema, oferecendo mais segurança ao paciente.

Adicionalmente, os dados registrados eletronicamente oferecem uma segurança e comodidade infinitamente maior do que aqueles feitos em papel.

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2. Gerenciando o relacionamento

Depois de ter um perfil detalhado de seus pacientes, o profissional de saúde deve orientar suas ações para desenvolver um bom relacionamento que demonstre seu comprometimento à saúde de cada um deles.

Este trabalho de “relações públicas” pode ser gerenciado com o auxílio de secretárias ou profissionais da área de comunicação.

Pode-se, com base nos dados adquiridos, desenvolver uma política de relacionamento que gere confiança e fidelização com seus pacientes.

Por exemplo: uma das maiores facilidades e valores que o médico pode entregar aos seus pacientes é a facilidade da comunicação entre profissionais de saúde e seus paciente.

Isso é possível por meio do envio de mensagens via e-mail e SMS para lembrá-los de consultas, demonstrando uma maior atenção pós-atendimento, e gerando uma redução de em média 30% das faltas em consultas.

3. Divulgação do seu trabalho

Todas as áreas, incluindo a da saúde, requerem divulgação para que as pessoas que necessitam do serviço possam encontrá-lo.

Neste sentido, o uso da tecnologia da informação é de fundamental importância para a área médica.

As clínicas e consultórios devem, não só ter uma presença online, como estudar meios para a divulgação dos serviços oferecidos e criar uma relação de confiança com seus pacientes.

Uma prática altamente importante é a produção de informativos sobre cuidados com a saúde e enviá-los periodicamente a seus pacientes via e-mail, por exemplo.

No entanto, a estratégia de marketing médico deve seguir algumas estratégias estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Você pode conferir algumas destas regras em nosso artigo: Os limites do marketing médico: Regras para divulgar sua clínica.

4. Otimize as tarefas administrativas

Os elementos essenciais para a prestação de serviços com alto valor agregado aos pacientes são:

  • Bom atendimento;
  • Confiabilidade;
  • Resultados.

Dentro deste prisma, em todas as dimensões da interação médico e paciente, o contínuo aprendizado das necessidades e preferências dos atendidos, deve estar sempre em foco.

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É possível por exemplo, praticar preços acessíveis e que ao mesmo tempo permitam o equilíbrio financeiro da clínica ou consultório.

Tudo isso se consegue com um bom gerenciamento administrativo financeiro.

Quer saber como economizar no seu consultório? Confira algumas dicas importantes aqui

Ao utilizar um sistema médico de gestão, é possível manter um Fluxo de Caixa atualizado e acompanhar a saúde financeira da clínica.

Além disso, é possível gerar relatórios financeiros que o ajudarão a tomar decisões sobre preço das consultas, procedimentos que são mais lucrativos e aqueles que não o são, rendimento por plano de saúde e muitos outros que auxiliam a tomada de decisão.

5. Melhor estratégia organizacional

O conceito de inteligência administrativa nos serviços prestados na área de saúde vai mais além do viés técnico-operacional, da gestão de preferências e necessidades do paciente.

Numa sociedade em contínua e rápida transformação, a tecnologia tornou-se instrumento fundamental das organizações.

É importante ter um melhor planejamento, desenvolvimento e adoção de ajustes como forma de obter vantagens competitivas não só em relação à concorrência, mas que também permitam oferecer um atendimento eficaz com o paciente moderno.

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