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Por que os pacientes faltam às consultas? Veja como evitá-los

Por que os pacientes faltam às consultas? Veja como evitá-los

Está com problemas com faltas na clínica? Confira os 6 principais motivos em que os pacientes faltam às consultas e veja como evitá-los!

Pacientes que marcam suas consultas e, por algum motivo, não aparecem no consultório acarretam prejuízos não apenas a si próprios, mas também ao médico e aos outros pacientes, pois aquele espaço poderia ser preenchido por outra pessoa, infelizmente acaba ficando vago.

Estas ocorrências são muito mais comuns do que se imagina e é sem dúvida um dos principais pesadelos da maioria dos médicos.

Além de prejudicar outros pacientes que poderiam ter seu atendimento antecipado, o não comparecimento acarreta prejuízos à clínica por gerar vários horários ociosos na agenda.

O primeiro passo para diminuir as faltas é entender por que os pacientes faltam.

Confira aqui seis razões pelas quais os pacientes faltam às consultas e o que pode ser feito para evitar essas faltas!

1. Pacientes desorganizados

O paciente que falta à consulta normalmente é aquele que não verifica seus compromissos já agendados antes de marcar uma consulta.

Muitas vezes existe algum conflito de horários e ele acaba não comparecendo.

Uma maneira de evitar isso é orientar sua secretária para que, ao sugerir um horário ao paciente, sempre verifique, de maneira sutil, se ele já possui algum compromisso para aquela data e horário.

Esta verificação pode ser feita por exemplo com a seguinte pergunta: “Você já tem algum compromisso marcado no dia XX/XX, às X horas?”.

Esta prática irá, na maioria dos casos, gerar um gatilho para que ele cheque sua agenda e tenha certeza de que o horário proposto está livre.

2. Impunidade

Muitas vezes, o consultório não deixa clara sua política de agendamentos, o que leva o paciente a pensar que se faltar sem avisar não haverá problema algum.

A solução é: ter as regras estabelecidas e passá-las para todos os pacientes.

O objetivo é fazê-los pensar duas vezes antes de marcar alguma consulta à qual talvez não compareçam, ou pelo menos se preocupem em desmarcar com antecedência, dando à clínica a chance de marcar com alguém que possa estar esperando por uma vaga urgente.

Ao final da ligação peça a ele que, caso não possa comparecer, faça a gentileza de comunicar a clínica com pelo menos um dia de antecedência, pois assim poderá ceder a vaga para outros pacientes que também estão precisando de uma consulta.

3. Não conhecimento sobre a importância do retorno médico

O paciente que falta à consulta de retorno é aquele que muitas vezes não sabe da importância desse acompanhamento para a solução do seu problema de saúde.

Ao notar uma inicial melhora após a primeira consulta e definição do tratamento, ele imagina que o retorno não é mais necessário.

Isso pode acontecer muitas vezes pela falta de diálogo entre médico e paciente.

Deixar bem claro ao paciente a importância do comparecimento nos retornos para dar continuidade ao seu tratamento certamente fará a diferença caso ele pense em não comparecer.

Há ainda diversos mecanismos psicológicos de defesa que o paciente pode apresentar que tendem a dificultar ainda mais o seu entendimento e até mesmo retorno à consulta.

4. Imprevistos

Muitas vezes o paciente tem a intenção de comparecer à consulta mas, surgem imprevistos que o impedem de comparecer ao compromisso.

Estas situações são as mais compreensíveis entre todos os motivos de não comparecimento, pois são ocasionadas por fatores alheios à vontade do paciente.

Oriente seus pacientes que sempre comuniquem a impossibilidade de comparecimento, mesmo uma ou meia hora antes do horário da consulta.

Desta maneira você pode antecipar o atendimento dos pacientes já presentes em sala de espera e tentar encaixar novas consultas no final do dia.

5. Sala de espera lotada

Este é um dos motivos que levam à falta e que, na maioria das vezes, é culpa do próprio consultório.

Existem consultórios que marcam o paciente em determinado horário, mas, por desorganização ou falta de previsibilidade em seus processos, acabam atrasando e realizando atendimento horas depois.

Se o paciente tiver algum compromisso próximo ao horário marcado, ele certamente faltará ou simplesmente irá embora durante a longa espera, afinal não é nem um pouco agradável ficar muito tempo sentado esperando.

Ter a sala de espera sempre lotada é uma reclamação comum de todos os pacientes, algo que realmente diminui muito a satisfação com o atendimento da clínica.

Uma das formas de reduzir esta ocorrência é passar a organizar melhor sua distribuição de horários e controlar melhor a duração das suas consultas para que terminem sempre dentro do intervalo pré-estabelecido

A melhor solução para isso é saber como gerenciar bem o seu tempo e conhecer quanto em média dura uma consulta sua.

6. Esquecimento dos pacientes

Com certeza a principal razão pelo não comparecimento são os lapsos de memória.

A rotina atribulada faz com que muitos pacientes se esqueçam do agendamento, ou lembrem muito em cima da hora, quando não há mais tempo para comparecer.

Este problema pode ser facilmente controlado ao criar-se o hábito de lembrar o paciente no dia anterior à consulta.

Entretanto, apesar de efetiva, esta prática exigirá dedicação de algumas horas diárias da sua equipe e poderá elevar um pouco seus gastos com telefonia.

O software iClinic possui o envio automatizado de lembretes das consultas através de mensagens SMS e de e-mail, o que, além de economizar tempo, reduz os gastos de telecomunicação.

Nossos clientes mostram uma redução de até 30% na taxa de não comparecimento dos pacientes após adotarem o envio automatizado.

Se você tem faltas ou atrasos recorrentes, o sistema de gestão online iClinic pode automatizar e resolver facilmente estas questões que tanto prejudicam não apenas o paciente, mas também sua clínica ou consultório.

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