Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como o prontuário eletrônico personalizado facilita sua rotina?

prontuário eletrônico personalizado

O prontuário eletrônico personalizado facilita não apenas o acesso aos dados dos pacientes, mas agiliza a consulta e proporciona mais tempo para o atendimento.

O prontuário eletrônico é uma das tecnologias que oferece grandes benefícios à área da saúde.

Um artigo da revista Meta: Avaliação listou alguns deles:

“Acesso mais veloz às informações sobre problemas de saúde e intervenções, uso simultâneo, legibilidade, eliminação da redundância de dados e pedidos de exames, […] melhoria da efetividade do cuidado, com melhores resultados dos tratamentos.”

Além de toda praticidade e segurança, quando o prontuário eletrônico pode ser personalizado de acordo com a sua especialidade, ele se torna ainda mais eficaz.

Continue a leitura e confira 7 vantagens do prontuário eletrônico personalizado para sua rotina médica.

[crp]

7 vantagens do prontuário eletrônico personalizado para sua rotina médica

Com o crescimento das especialidades clínicas e avanços tecnológicos, o cuidado ao paciente passou a ser dividido entre diferentes profissionais de saúde.

Contudo, a troca de informações pelo prontuário de papel é um risco, pois ele pode ser danificado, ou pior, extraviado, expondo os dados sensíveis do paciente.

O prontuário eletrônico auxilia a troca de informações entre profissionais de saúde por ser muito mais seguro e compartilhável.

Seu uso é ainda mais benéfico quando ele se adapta a sua rotina, e às particularidades de sua área de atuação. Confira a seguir 7 benefícios do prontuário eletrônico personalizado.

1. Adaptável às suas necessidades

O prontuário de papel consegue se adaptar a sua rotina médica e garantir a segurança dos dados dos pacientes?

O prontuário eletrônico é muito mais prático e seguro do que o prontuário de papel, além de poder proporcionar mais agilidade para sua rotina médica.

Com um prontuário personalizado, você consegue criar os campos e seções que deseja em sua anamnese para adaptá-lo de acordo com a sua maneira de atendimento.

Por exemplo, se você for um pediatra, pode inserir campos como curva de crescimento, peso e altura para evitar escrever manualmente as mesmas informações antes de cada atendimento.

Além da curva de crescimento padrão, o prontuário também oferece a curva de crescimento para pacientes com síndrome de down e CDC de peso para maiores de 10 anos.

Veja a seguir como funciona a personalização do prontuário iClinic para entender como esse processo funciona na prática:

Uma ótima facilidade em seu dia a dia, não acha?

2. Agiliza sua rotina

Quanto tempo você gasta preenchendo todas as informações de seus pacientes à mão?

Com seu prontuário eletrônico personalizado, ao deixar salvo os campos mais utilizados, você consegue uma rotina muito mais ágil.

Além disso, o prontuário ainda facilita o preenchimento das informações mais utilizadas, sem que você precise digitá-las até o fim.

Com atendimentos mais ágeis, você terá mais tempo para focar nas demandas administrativas do seu consultório sem diminuir a qualidade de suas consultas.

Um ponto essencial para manter uma boa gestão, não concorda?

3. Possibilita a personalização da prescrição eletrônica

Você utiliza o mesmo modelo de prescrição para todos os seus pacientes?

Com a prescrição eletrônica integrada ao prontuário, é possível personalizá-la e salvar todos os modelos que você mais usa.

Dessa forma, suas prescrições podem ficar prontas em apenas 3 cliques, e prescrições como o iClinic Rx têm banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio automático por WhatsApp.

Uma eficiência e tanto para sua rotina, não concorda?

4. Permite a adição de fotos, arquivos de exames e documentos

Como você anexa os documentos ao seu prontuário?

Ao contar com um prontuário personalizado, você pode inserir fotos, arquivos de exames e documentos de seus pacientes de forma muito mais prática.

Além disso, esses anexos permitem que você acesse as informações com praticidade para ficar focado em fornecer um diagnóstico preciso.

A Dra. Leticia Fogagnolo utiliza muito essa personalização:

“Insiro muito os exames dos pacientes, como as biópsias, exames patológicos no prontuário eletrônico. Ao ter todos os dados centralizados no prontuário é um diferencial, pois podemos olhar para as próximas consultas.”

5. Facilita a compreensão do paciente

Como o seu paciente consegue enxergar os resultados de um tratamento?

Um prontuário personalizado permite a adição e comparação de imagens de maneira muito intuitiva.

Com esse recurso, você pode adicionar uma foto dentro do prontuário, e mostrá-la ao paciente ao lado de outra mais antiga. Dessa forma, ele pode perceber a evolução do tratamento com mais facilidade.

Para algumas especialidades, como a dermatologia, esse recurso é muito útil, porque você pode apresentar o resultado do tratamento para o paciente e facilitar a compreensão dele.

Confira na prática como funciona o prontuário eletrônico:

6. Melhora ainda mais seus atendimentos

Sua consulta é tem foco total no paciente ou você precisa dividir esse tempo entre preencher informações e ouvi-lo?

Com tanta praticidade em suas consultas e acesso agilizado aos prontuários, seus atendimentos ficam melhores, você pode focar bem mais no paciente.

Ao invés de gastar tempo preenchendo fichas ou tentando localizar alguma informação, você tem a chance de conversar mais com o paciente, entendendo-o com calma.

Esse atendimento humanizado traz benefícios a ambos os lados, aumenta as chances de fidelização, fornece um melhor atendimento, e faz com que o paciente indique seus serviços a todos os conhecidos.

7. Dados centralizados e acessíveis de qualquer dispositivo

Como você centraliza os dados de seu consultório hoje?

A personalização do prontuário se torna ainda mais importante quando você consegue ter os dados centralizados e acessíveis de qualquer dispositivo.

Ao utilizar um software médico na nuvem, você consegue integrar prontuário, agenda e dados financeiros de seu consultório em um só lugar.

E tudo isso fica disponível para ser acessado via qualquer dispositivo conectado à internet por meio de um login e senha, assim como você acessa o Facebook ou a Netflix.

Contudo, é indispensável que toda essa acessibilidade conte com uma plataforma de armazenamento segura como a AWS, a mesma utilizada pela Nasa e pela Casa Branca.

Com toda essa comodidade e personalização, a rotina médica no seu consultório fica bem mais prática. Quando você utiliza o tempo disponível para focar em seu paciente, garante muito mais fidelização!

Está com dúvidas sobre como escolher o melhor prontuário eletrônico? Baixe já nosso guia completo gratuito:

Antes de ir, não se esqueça de deixar um comentário e compartilhar o post com seus amigos! 🙂

Sair da versão mobile