Tecnologia na Saúde

Prescrição eletrônica: veja como transformar o atendimento na sua clínica

Quantas prescrições você faz por dia durante as consultas? Com certeza prescrever medicamentos é uma atividade recorrente no cotidiano do médico.

Será que tem alguma coisa para facilitar a prescrição?

Alguns profissionais da área de saúde ainda prescrevem medicamentos aos seus pacientes à moda antiga, simplesmente escrevendo em uma folha de papel.

Porém, este método já se provou pouco efetivo ao longo de sua utilização. Entenda os principais motivos que têm feito ele cair no desuso:

1. A letra do médico

A caligrafia do médico na prescrição pode gerar grandes confusões a respeito da dosagem, instruções de uso e até mesmo da composição na hora do paciente retirar o medicamento na farmácia.

O Código de Ética do Conselho Federal de Medicina (CFM) alerta que os médicos podem ser denunciados e punidos por entregar receitas com letra ilegível aos pacientes. A medida surgiu a partir de ocorrências que já prejudicaram muitas pessoas por ingerir medicamentos errados.

Exemplo de receita médica

2. Medicamentos de controle especial

Um pequeno erro no nome ou no endereço do paciente, por parte do médico, em prescrições escritas à mão para medicamentos de controle especial pode impedir que o paciente consiga comprar seu medicamento - o que pode ser extremamente prejudicial, haja visto que estes medicamentos são de suma importância para a continuação de seu tratamento.

3. Pacientes desorganizados

O paciente pode perder o papel da receita e, assim, ser obrigado a ir até o consultório do médico para conseguir uma nova prescrição. Isso toma tempo do dia do paciente - que terá que deslocar-se até o consultório -, do médico, que terá que fazer uma nova receita e das recepcionistas, que terão de atender mais um paciente.

Mesmo que a perda não seja responsabilidade do médico, ele acaba tendo que lidar com essa situação, que poderia ser evitada pela substituição da prescrição em papel. Quer saber como?

Prescrição Digital é a solução

Depois de ver alguns dos perigos e prejuízos causados pela prescrição em papel, surge a dúvida: existe um método melhor?

Sim! A Prescrição Digital ou Eletrônica vem sendo implementada desde grandes hospitais - tanto públicos quanto particulares -, até clínicas e consultórios.

Um estudo científico realizado pela professora da USP, Sílvia Helena De Bortoli Cassiani, mostra que a utilização deste novo método para prescrever traz muitos benefícios ao médico, à instituição de saúde e aos pacientes. As principais vantagens identificadas na pesquisa foram:

  • Facilidade de leitura

  • Rapidez com que a prescrição é feita e liberada

  • Maior organização e praticidade

  • Diminuição no número de erros na prescrição

  • Agilidade com a farmácia

  • Padronização de medicamentos

Então se você procura ter mais agilidade no atendimento, maior satisfação de seus pacientes, tratamentos mais assertivos e organização na clínica, a Prescrição Eletrônica é a escolha certa!

Como começar a usar a Prescrição Eletrônica?

"Gostei da ideia, mas será que é tão simples assim?"

Utilizar a Prescrição Eletrônica realmente não tem segredo. Se você contratar o sistema certo para suas necessidades, ou seja, que seja fácil de usar, com segurança de dados e que tenha uma equipe de suporte à disposição, não enfrentará nenhum problema.

A adaptação é fácil, afinal, você estará migrando para um método melhor e vai sentir os benefícios logo no início.

Existem duas formas de começar a usar a Prescrição Eletrônica, a primeira tem algumas limitações que não trarão a agilidade esperada, já a segunda é feita justamente para facilitar seu dia a dia.

Direto pelo computador

Esta é a forma mais conhecida, mas que acaba engessando seu trabalho: fazer a prescrição eletrônica direto no computador. Normalmente, os profissionais que optam por este método mantêm uma pasta no computador com diversos arquivos em Word de suas prescrições.

Qual o problema disso?

Na verdade são vários.

Um dos problemas é que o médico consome um certo tempo para encontrar suas prescrições. Ele deve ir até a pasta e encontrar o modelo que deseja utilizar.

Outro é de que o médico não consegue acessar estes modelos em Word de outro lugar que não do seu próprio computador. Se, por um acaso, ele precisar passar uma receita em outro local de trabalho a um paciente, terá de usar o papel ou ainda reescrever o modelo.

Fazer através do Word também deixa os arquivos do paciente expostos ao risco de serem perdidos caso sejam deletados sem querer ou então ocorra algum problema no computador.

Com um Software Médico

A segunda e melhor forma de fazer sua Prescrição Eletrônica é com um Software Médico em Nuvem. Nele, todos os dados ficam salvos na nuvem, de forma segura e você pode acessá-los de qualquer lugar.

Além de não correr o risco de perder suas receitas, você ainda pode fazê-las de forma muito mais rápida, ao deixar modelos salvos no software, e enviar automaticamente para o paciente por e-mail.

Veja a seguir mais detalhes sobre como funciona um Software com Prescrição Eletrônica:

Facilite seu dia a dia com a Prescrição Eletrônica do iClinic

Buscando solucionar os problemas do uso do papel e a ineficiência da utilização dos arquivos em Word, o Software Médico iClinic possui a funcionalidade completa de Prescrição Eletrônica, além de muitas outras, como agenda e prontuário.

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Esse conjunto de funcionalidades permite ao profissional de saúde fazer atendimentos com mais agilidade, eficiência e segurança, além de proporcionar mais comodidade ao paciente.

A prescrição eletrônica do iClinic elimina as possíveis dificuldades de leitura e de entendimento ocasionadas por escritas ilegíveis nas prescrições feitas à mão.

Além disso, o processo de digitação é mais ágil que a escrita manual - o que pode ser ainda mais rápido com modelos de prescrições pré-cadastrados.

Somado a isso, o médico consegue fazer um atendimento mais integrado, acessando prontuários, receitas e demais dados do paciente em um único lugar, facilitando a visualização histórica de medicamentos prescritos, sem perda de informações e com ganho em qualidade de serviço. Ou seja, usar a prescrição eletrônica no software é uma estratégia para fidelizar seus pacientes, pois o atendimento será melhor.

O paciente ganha muito mais comodidade com a digitalização da receita, porque você pode enviá-la por e-mail para ele durante a própria consulta com apenas um clique. Dessa forma, se o paciente perder a via impressa, pode saber facilmente quais medicamentos necessita adquirir simplesmente consultando seu e-mail.

Um ponto importantíssimo tanto para o médico quanto para o paciente ao falar de receituário, é a segurança e sigilo dos dados.

No software iClinic, seus dados são criptografados e protegidos em um nível altíssimo de segurança, pois ficam armazenados nos servidores Amazon, os mesmos usados pela NASA, Casa Branca e instituições bancárias, por exemplo.

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

Veja como o seu dia a dia vai ficar mais fácil usando a Prescrição Eletrônica:

Prescreva em apenas 2 cliques

Para tornar o atendimento mais eficiente e prático, no iClinic você pode cadastrar previamente aquelas prescrições mais utilizadas, associando-as ao prontuário do paciente com apenas um clique no momento da consulta.

Isso economiza tempo e evita erros de digitação.

Assim, você não precisa ficar fazendo um trabalho repetitivo todos os dias. Por exemplo, se você sempre atende uma ocorrência muito comum que se repete entre seus pacientes e costuma receitar uma combinação de medicamentos específica, basta você cadastrar uma única vez o modelo de receita e apenas anexá-lo nos prontuários daí em diante.

Modelos de prescrição eletrônica

Mesmo que você precise prescrever uma receita específica para cada paciente, é muito prático! Você vai ficar impressionado com a rapidez que o software vai trazer pro seu dia a dia.

Tenha uma lista inteligente de medicamentos

No iClinic, você tem à sua disposição uma base de medicamentos atualizada diariamente e com mais de 30 mil medicamentos. Então basta pesquisar pelo nome do medicamento que você deseja e ele será encontrado, trazendo sua composição e quantidade automaticamente.

Além disso, você pode incrementar sua base de dados adicionando medicamentos e composições, por exemplo, de manipulados.

Integre a prescrição com o Prontuário Eletrônico do Paciente

Com o software médico, não existe perda de arquivos ou documentos. O receituário fica integrado com o Prontuário Eletrônico do Paciente e você pode visualizá-los de uma forma que traz muito mais inteligência para o atendimento.

Em uma linha do tempo, você observa o histórico e também a evolução do paciente. Isso permite que você foque seu tempo e energia no tratamento, sem ter que quebrar a cabeça para saber o que foi receitado, quando foi a última consulta ou quais procedimentos foram realizados, por exemplo.

Personalize seus Formulários de Impressão

Você pode customizar o modelo de impressão das suas prescrições, escolhendo o tamanho da folha, inserindo dados no cabeçalho como nome, número do conselho, telefone, endereço, etc.

Um diferencial da impressão pelo iClinic é que você pode colocar o logo da sua clínica no modelo de impressão. Isso traz praticidade para que você não tenha mais que mandar imprimir montes de papel timbrado na gráfica. Assim, você economiza, tempo, dinheiro e tem um receituário mais moderno.

Pense que junto com a receita, o paciente carrega a marca da sua clínica. Ou seja, é uma forma de divulgação, tanto para o próprio paciente, que não se esquecerá de você e também para a farmácia em que ele entregará a prescrição.

O mais legal é que você personaliza o receituário do seu jeito uma única vez e salva o modelo para que ele se aplique em todos os seus documentos, sem precisar configurar toda vez que for imprimir. E como é muito fácil de mexer, você pode atualizá-lo sempre que quiser.

Imprimir prescrição eletrônica

Caso você ainda tenha papéis timbrados na clínica e queira aproveitá-los, é só desabilitar a exibição destes campos na impressão.

Envie a prescrição por e-mail ao paciente no momento da consulta

Apesar de não substituir a prescrição impressa em papel, a opção de enviar por e-mail ao paciente é um facilitador que ajuda na lembrança e recuperação do que foi prescrito, uma vez que os pacientes acabam perdendo receitas em papel ou então se esquecem de onde foram guardadas.

O sistema é totalmente integrado, e quando você clica em "enviar por e-mail", ele automaticamente capta o endereço de e-mail do paciente registrado no cadastro.

Enviar uma prescrição eletrônica por e-mail

O melhor é que seu trabalho fica unificado e você não precisa entrar no seu e-mail para realizar o envio. Afinal, lá você pode encontrar outras mensagens que acabam tirando o foco da atividade que está sendo realizada no momento.

Enviar a prescrição por e-mail é um complemento para a impressão, porque traz clareza e praticidade tanto para o médico quanto para o paciente. Além de ser um diferencial para a clínica por criar um relacionamento pós-consulta com o paciente.

Receituário Médico de Excelência

Como você pôde ver ao longo do texto, você tem muitas possibilidades na hora de prescrever:

  1. Continuar no papel

  2. Fazer direto do computador

  3. Fazer por um software médico

Mas qual é a opção que traz maior qualidade para o receituário médico e praticidade para seu dia a dia?

Bom, depois de conhecer melhor cada uma das maneiras de fazer uma receita, fica claro que por meio de um software médico você alcança a excelência e a facilidade no atendimento.

Não perca mais tempo ou informações!

Ofereça um atendimento diferenciado a seus pacientes. Isso, com certeza, vai trazer o destaque que você merece na sua carreira.

Faça um teste gratuito no iClinic, o software médico mais fácil de usar que vai facilitar seu dia a dia. Experimente a Prescrição Eletrônica e veja seus benefícios na prática:

Teste Grátis: Conheça e experimente o iClinic gratuitamente. Clique aqui!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus